Produção seriada e projeto arquitetônico: o exemplo de uma escola secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandro Ventura
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.16.2000.tde-13072023-110935
Resumo: A principal preocupação do estudo é discutir e avaliar a viabilidade de incorporação de técnicas de manufatura pela arquitetura. Nesta discussão procura-se estabelecer uma ligação entre as técnicas de projeto do desenho industrial e da arquitetura, focalizando esta dentro de uma forma de pensamento produtivo típico da industria. Abandona-se o critério de projeto como obra única desmembrada em componentes, como é característico da pré fabicação, e se adota o princípio de projetar elementos genéricos comuns a diferentes tipos de edifício e conceber o conjunto a partir destes. Trata-se pois, de um estudo de real industrialização da construção e não de pré fabricação. O princípio adotado é o de construções de unidades modulares com diferentes dimensões totalmente produzidas em fábrica, transportadas prontas e montadas por acoplamento no sítio final. Trata-se de uma forma produtiva industrial aplicada a um produto considerado em sua globalidade, ao contrário das técnicas correntemente difundidas de composição através de elementos individualmente industrializados. A título de exemplo é proposto um anteprojeto para uma escola secundária urbana. O estudo é dividido em quatro partes principais: A primeira se concentra numa reflexão sobre as grandes cidades analisando alguns parâmetros como, a influência dos veículos em seu desenho, a necessidade de criar mobilidade na construção e a oportunidade em utilizar de forma nova um material, a nosso ver estratégico, que é a madeira. A segunda parte, mais extensa, é composta por uma série de estudos preliminares, preparatórios para o desenvolvimento do ante projeto na etapa seguinte. Estes estudos abordam os seguintes temas: o uso convencional e não convencional da madeira na construção, a análise dos partidos arquitetônicos escolares paulistas no últimos cem anos, a análise modular e formas de acomodação de grandes volumes construídos no terreno. A terceira parte é destinada à apresentação dos desenhos e detalhes do ante projeto da escola secundária proposta. Sua finalidade é exemplificar as hipóteses aventadas e os estudos realizados, sem pretender exaurir todos os desdobramentos possíveis do tema ou dos princípios defendidos. A última parte contém uma explanação das principais linhas do pensamento que orientou a concepção do anteprojeto proposto e as conclusões finais. O estudo aponta caminhos novos e viáveis na integração entre as técnicas do desenho industrial e da arquitetura. Ao mesmo tempo fornece subsídios para o ensino em escolas de arquitetura com, sua descrição passo a passo do desenvolvimento do projeto, apresentando todos os caminhos seguidos na gênese da solução final. Finalmente, o estudo proporciona a possibilidade de obtenção de várias patentes. É preciso destacar que no campo do desenho industrial a qualidade dos resultados é avaliada pela proposição de patentes, que atestam a originalidade e eficiência das soluções apresentadas. É o sistema usual de proteção autoral no campo empresarial e industrial. No presente trabalho, destacamos aquelas correntes do processo construtivo usando a madeira laminada, em particular, vigas, pilares e suas conexões. O sistema adotado para as fundações, permitindo movimentar as unidades construídas em todas as direções, e detalhes de menor proporção, como a solução proposta para janelas e portas, visando a simplificação construtiva e o baixo custo, também parecem promissores para a obtenção das patentes.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Produção seriada e projeto arquitetônico: o exemplo de uma escola secundária Not available 2000-06-16Nestor Goulart Reis FilhoVahan AgopyanTelmo Luiz PamplonaSonia Teresinha de Sousa PeninSylvio Barros SawayaAlessandro VenturaUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Desenho industrial Escolas (arquitetura) Industrialização da construção Not available Sistemas e processos construtivos A principal preocupação do estudo é discutir e avaliar a viabilidade de incorporação de técnicas de manufatura pela arquitetura. Nesta discussão procura-se estabelecer uma ligação entre as técnicas de projeto do desenho industrial e da arquitetura, focalizando esta dentro de uma forma de pensamento produtivo típico da industria. Abandona-se o critério de projeto como obra única desmembrada em componentes, como é característico da pré fabicação, e se adota o princípio de projetar elementos genéricos comuns a diferentes tipos de edifício e conceber o conjunto a partir destes. Trata-se pois, de um estudo de real industrialização da construção e não de pré fabricação. O princípio adotado é o de construções de unidades modulares com diferentes dimensões totalmente produzidas em fábrica, transportadas prontas e montadas por acoplamento no sítio final. Trata-se de uma forma produtiva industrial aplicada a um produto considerado em sua globalidade, ao contrário das técnicas correntemente difundidas de composição através de elementos individualmente industrializados. A título de exemplo é proposto um anteprojeto para uma escola secundária urbana. O estudo é dividido em quatro partes principais: A primeira se concentra numa reflexão sobre as grandes cidades analisando alguns parâmetros como, a influência dos veículos em seu desenho, a necessidade de criar mobilidade na construção e a oportunidade em utilizar de forma nova um material, a nosso ver estratégico, que é a madeira. A segunda parte, mais extensa, é composta por uma série de estudos preliminares, preparatórios para o desenvolvimento do ante projeto na etapa seguinte. Estes estudos abordam os seguintes temas: o uso convencional e não convencional da madeira na construção, a análise dos partidos arquitetônicos escolares paulistas no últimos cem anos, a análise modular e formas de acomodação de grandes volumes construídos no terreno. A terceira parte é destinada à apresentação dos desenhos e detalhes do ante projeto da escola secundária proposta. Sua finalidade é exemplificar as hipóteses aventadas e os estudos realizados, sem pretender exaurir todos os desdobramentos possíveis do tema ou dos princípios defendidos. A última parte contém uma explanação das principais linhas do pensamento que orientou a concepção do anteprojeto proposto e as conclusões finais. O estudo aponta caminhos novos e viáveis na integração entre as técnicas do desenho industrial e da arquitetura. Ao mesmo tempo fornece subsídios para o ensino em escolas de arquitetura com, sua descrição passo a passo do desenvolvimento do projeto, apresentando todos os caminhos seguidos na gênese da solução final. Finalmente, o estudo proporciona a possibilidade de obtenção de várias patentes. É preciso destacar que no campo do desenho industrial a qualidade dos resultados é avaliada pela proposição de patentes, que atestam a originalidade e eficiência das soluções apresentadas. É o sistema usual de proteção autoral no campo empresarial e industrial. No presente trabalho, destacamos aquelas correntes do processo construtivo usando a madeira laminada, em particular, vigas, pilares e suas conexões. O sistema adotado para as fundações, permitindo movimentar as unidades construídas em todas as direções, e detalhes de menor proporção, como a solução proposta para janelas e portas, visando a simplificação construtiva e o baixo custo, também parecem promissores para a obtenção das patentes. The main concern of the study is to discuss and evaluate the viability of incorporation of manufacturing techniques into architecture. In this discussion the study attempts to establish a connection between the techniques of industrial design projects and architecture. It abandons the criterion of project as a unique work dismembered into components, as it is typical of pre-fabrication, and it adopts the principles of designing generic elements that are common to differente types of building and of conceiving the total work from these elements. It is therefore a study of real industrialization of construction as opposed to pre-fabrication. The principle that is adopted is that of construction of modular units with different dimensions, totally produced in the factory, transported when ready and mounted by coupling in the destination site. This is a procedure of industrial production applied to a product that is considered in its global condition, as opposed to currently spread techniques of composition through elements that are individually industrialized. As an example, a project for an urban high school is proposed. The study is composed of four main parts: The first one is concentrated on a discussion about the big cities which analyses some parameters such as the influence of vehicles in their design, the need to create mobility in construction and the opportunity of using wood in a new way, a material which is seen as strategic. The second part, a longer chapter, is composed by a series of preliminary studies prepared for the development of the project, presented in the following part. These studies deal with the following topics: the conventional and non-conventional usage of wood in construction, the analysis of architectural programs for schools in the state of São Paulo, Brazil, in the last one hundred years, the modular analysis, and forms of positioning of large built volumes on the construction site. The third part contains the presentation of drawings and details of the project of the high school that is being proposed. Its objective is to exemplify the hypothesis that were formulated and the studies that were conducted, without intending to cover all possible developments or principles that were defended. The last part contais an explanation of the main lines of thought that oriented the conception of the project and the final conclusions. The study points to new and viable directions for the integration of industrial design and architecture. At the same time, it offers subsidies for teaching in schools of architecture and its step-by-step description of the development of the project, which presents all paths followed in the genesis of the final solution. Finally, the study offers the possibility of obtaining several patents. It is necessary to note that in the field of industrial design the quality of the results is evaluated by the proposal of patents, which testify to the originality and efficiency of the solutions that were presented. This is the usal protection of authorship in the business and industrial fields. Among these stand out those related to the building system using laminated wood, particularly for beams, pillars and their connections. The system adopted for the foundations, which allows moving the built units in all directions, as well as details of lesser proportion, such as the solution proposed for windows and for doors aiming at simplifying construction and diminishing cost, also seem worthy of patenting. https://doi.org/10.11606/T.16.2000.tde-13072023-110935info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:52:09Zoai:teses.usp.br:tde-13072023-110935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:36:20.515435Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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