Um projeto de mediação numa escola EB 2,3 e secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Benícia Daniela Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19521
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
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spelling Um projeto de mediação numa escola EB 2,3 e secundária37.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Este Relatório de Estágio versa sobre o Projeto de Mediação que desenvolvi no âmbito do Estágio Académico do Mestrado em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, realizado entre outubro de 2010 e junho de 2011 numa Escola EB 2,3 e Secundária do distrito de Aveiro. A mediação escolar é ainda uma área de intervenção pouco conhecida o que, entre outras razões, leva a algum desinteresse, ou até resistência à sua implementação em contextos escolares. Tendo em conta, por um lado, o desconhecimento, mas também, o interesse em incrementar esta área de intervenção, colaborei, durante o ano letivo na implementação de um Projeto de Mediação Escolar com incidência na criação de um Gabinete de Mediação e desenvolvimento de um Programa de Formação em Mediadores de Pares (PFMP). A minha colaboração com a escola em questão partiu da necessidade, por ela sentida, de colmatar, sobretudo, casos de indisciplina e abandono escolar. Evidenciarei aqui como desenvolvi este trabalho de investigação-intervenção, quais as fases e procedimentos implementados e quais os obstáculos e ajudas com que me deparei ao longo deste processo. Implementar um Projeto de Mediação não é tarefa fácil, sendo fundamental a colaboração e compreensão de toda a Comunidade Escolar. No entanto, com exigência, empenho e muita dedicação foi um trabalho realizado ao longo de um ano letivo, ou melhor, constituindo um Projeto em constante construção. A sua principal finalidade foi e é a implementação e o recurso à Mediação Preventiva, ou seja, uma mediação a longo prazo, pois só assim se conseguirá obter o sucesso esperado. Para tal, formei um grupo de alunos para poderem vir a ser mediadores de pares, para que estes possam dar continuidade a este Projeto. Como surgiu o PFMP, quem foram os alunos mediadores, porque participaram na formação, qual o impacto desta formação nas suas vidas são algumas respostas que procuro dar ao longo deste Relatório. A Mediação Escolar é um caminho para ser percorrido por toda a Comunidade Escolar, agora resta saber se, sem o apoio da Comunidade Escolar esse caminho pode ser ou não percorrido de igual forma.This Report of Period of training is about a Project of Mediation that I developed in the scope of the Academic Period of training of the Masters in Educational Mediation and Supervision in the Formation, carried through between October of 2010 and June of 2011 in a Secondary School EB 2,3 and of the district of Aveiro. The pertaining to school mediation is still an area of intervention little known what, among others reasons, lead to some disinterest, or until resistance to its implementation in pertaining to school contexts. Having in account, on the other hand, the unfamiliarity, but also, the interest in developing this area of intervention, I worked closely, during the school year, in the implementation of a Project of Pertaining to school Mediation with incidence in the creation of a Cabinet of Mediation and development of a Program of Formation in Mediators of Pares (PFMP). My contribution with the mentioned school was related with its own necessity of working, over all, on cases of indiscipline and pertaining to school abandonment. I will evidence here as I developed this work of inquiry-intervention, which were the phases and implemented procedures and which were the obstacles and aids with that I came across myself throughout this process. To implement a Project of Mediation is not an easy task, being basic the contribution and understanding of all the school Community. However, with requirement, persistence and much devotion it was a work carried throughout a school year, or better, it was a Project done continuously. Its main purpose was and it is the implementation and the resource to the Preventive Mediation, I mean, mediation in the long run, for only then the waited success can be obtained. For such, I formed a group of pupils to be able to become to be mediators of pairs, so that these can give continuity to this Project. How PFMP came about, who had been the mediator pupils, why they had participated in the formation, which was the impact of this formation in its lives, are some of the answers that I look for to give throughout this Report. The Pertaining to school Mediation is a way to be covered by all the school Community, now remains to know how, without the support of the school Community this way can or cannot be covered in the same way.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoAlves, Benícia Daniela Teixeira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:37.711544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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