Imagens da nação em Nedjma, de Kateb Yacine, e n\'A menina morta, de Cornélio Penna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-03022023-200646/ |
Resumo: | O que A menina morta e Nedjma, dois romances de países tão distintos, poderiam ter em comum? Uma das respostas se encontra no fato de que as personagens-título, ao mobilizarem a narrativa, relacionam-se, de alguma forma, com fatores \"silenciados\" no enredo e derivados de um contexto opressor. Esse aspecto nos leva a fazer uma análise concatenada à estrutura formal das obras. Nota-se que as tramas dos romances se passam em uma época de transição, em que o fim de uma organização social ainda não é pronunciado ou aceito pelas outras personagens. Antes da chegada de uma nova era, a angústia e a esperança, depuradas nas imagens da menina morta e de Nedjma, afetam a representação da paisagem nos romances. Com efeito, a paisagem da fazenda Grotão, localizada no vale do rio Paraíba, e da cidade argelina de Constantina, ao se distanciar de uma representação realista, personifica elementos desses contextos, respondendo a questões que passam pelo crivo do silenciamento. Desse modo, a paisagem traz à tona problemas intrínsecos à formação dessas jovens nações e à sua relação com o interdito nesse processo. Verificamos como a narrativa construída a partir do entroncamento entre essas paisagens e a ausência das personagens produz uma imagem das nações brasileira e argelina que abrange a experiência histórica e social desses países nas respectivas literaturas. |
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Imagens da nação em Nedjma, de Kateb Yacine, e n\'A menina morta, de Cornélio PennaPortraits of a Nation in Nedjma, by Kateb Yacine and in A Menina Morta, by Cornélio PennaAlegoriaAllegoryCornélio PennaCornélio PennaKateb YacineKateb YacineLandscapeNaçãoNationPaisagemO que A menina morta e Nedjma, dois romances de países tão distintos, poderiam ter em comum? Uma das respostas se encontra no fato de que as personagens-título, ao mobilizarem a narrativa, relacionam-se, de alguma forma, com fatores \"silenciados\" no enredo e derivados de um contexto opressor. Esse aspecto nos leva a fazer uma análise concatenada à estrutura formal das obras. Nota-se que as tramas dos romances se passam em uma época de transição, em que o fim de uma organização social ainda não é pronunciado ou aceito pelas outras personagens. Antes da chegada de uma nova era, a angústia e a esperança, depuradas nas imagens da menina morta e de Nedjma, afetam a representação da paisagem nos romances. Com efeito, a paisagem da fazenda Grotão, localizada no vale do rio Paraíba, e da cidade argelina de Constantina, ao se distanciar de uma representação realista, personifica elementos desses contextos, respondendo a questões que passam pelo crivo do silenciamento. Desse modo, a paisagem traz à tona problemas intrínsecos à formação dessas jovens nações e à sua relação com o interdito nesse processo. Verificamos como a narrativa construída a partir do entroncamento entre essas paisagens e a ausência das personagens produz uma imagem das nações brasileira e argelina que abrange a experiência histórica e social desses países nas respectivas literaturas.What could the books \"A menina morta and Nedjma\", two novels from such different countries, have in common? One possible answer is that the characters that give the title to these books lead the entire plot. Both relate, in some way, to secret circumstances found in the novels and derived from an oppressive background. This aspect guides us to make an analysis correlated to the formal structure of the novels. The plots of the novels take place in a time of transition. This is when the end of a social structure is not yet fully acknowledged or accepted by other characters. Before the arrival of a new era, anguish and hope, purified in the images of \"A menina morta and Nedjma\", affect the representation of the landscape in the novels. In fact, the landscape of the Grotão farm, located in the Paraíba river valley, and the city of Constantina, by distancing itself from a realistic representation, personifies elements of these contexts, responding to questions that pass through the filter of silencing. Therefore, the landscape brings up endemic issues to the formation of these young nations and to their relationship with the forbidden elements in this process. The narrative built from the confluence between the absence of characters and the representation of the landscape in the novels that seek to encompass the historical and social experience present in the Brazilian and Algerian literature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNitrini, Sandra MargaridaScanhola, Melissa Quirino2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-03022023-200646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-03T22:11:15Zoai:teses.usp.br:tde-03022023-200646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-03T22:11:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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