Análise de modelos de escolha discreta espaciais para escolha de modo em viagens a pé na cidade de São Paulo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-18042024-092020/ |
Resumo: | A análise do comportamento de viagens é uma das tradicionais áreas de estudos na literatura de Engenharia de Transportes. Apesar disso, ainda existe uma ausência de estudos na literatura quanto à modelagem de escolha de modos de viagens considerando o modo a pé como referência. Os modelos de escolha modal identificados na literatura são majoritariamente de base econométrica, e trabalhos incorporando os efeitos de dependência espacial nas modelagens têm sido utilizados para análise do fenômeno de viagens pelo modo a pé desde o início dos anos 2000. Nos estudos que incorporam estes efeitos, os resultados evidenciam uma melhora no desempenho dos modelos, além de viabilizar melhor compreensão sobre como as escolhas dos indivíduos e os aspectos que influenciam na escolha se relacionam no espaço. O objetivo principal deste estudo analisar a dependência espacial na escolha pelo modo a pé em viagens urbanas por motivo trabalho e estudo. A análise é feita utilizando modelos de escolha discreta espaciais e não espaciais, considerando os efeitos presentes na variável explicativa, por meio da abordagem RUM. Os resultados obtidos são relacionados a modelos logit tradicionais e logit espaciais nas variáveis explicativas. Ao se analisar os modelos estimados, o modelo espacial defasado nas variáveis explicativas (Spatial Lag of X, SLX) com matriz de vizinhança com critério de distância de 500 metros apresenta melhor desempenho. Os coeficientes dos atributos dos modos e do ambiente construído significativo é o tempo de viagem pelo modo a pé (WALK), os atributos sociodemográficos significativos são idade, grau de instrução e quantidade de automóveis, enquanto para os atributos espaciais apenas o critério de renda mais baixo é significativo. A análise do fenômeno permite a possibilidade de seu uso em políticas públicas, principalmente ao identificar os atributos de maior impacto na escolha, em especial o atributo que indica uma dependência espacial entre os indivíduos de maiores rendas quanto à escolha do modo a pé para viagens urbanas no contexto de São Paulo. |
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Análise de modelos de escolha discreta espaciais para escolha de modo em viagens a pé na cidade de São Paulo.Analysis of spatial discrete choice models for mode choice in pedestrian trips in the city of São Paulo.Circulação de pedestresMode choiceSpatial dependenceSpatial discrete choice modelsTransportesWalking travel behaviorA análise do comportamento de viagens é uma das tradicionais áreas de estudos na literatura de Engenharia de Transportes. Apesar disso, ainda existe uma ausência de estudos na literatura quanto à modelagem de escolha de modos de viagens considerando o modo a pé como referência. Os modelos de escolha modal identificados na literatura são majoritariamente de base econométrica, e trabalhos incorporando os efeitos de dependência espacial nas modelagens têm sido utilizados para análise do fenômeno de viagens pelo modo a pé desde o início dos anos 2000. Nos estudos que incorporam estes efeitos, os resultados evidenciam uma melhora no desempenho dos modelos, além de viabilizar melhor compreensão sobre como as escolhas dos indivíduos e os aspectos que influenciam na escolha se relacionam no espaço. O objetivo principal deste estudo analisar a dependência espacial na escolha pelo modo a pé em viagens urbanas por motivo trabalho e estudo. A análise é feita utilizando modelos de escolha discreta espaciais e não espaciais, considerando os efeitos presentes na variável explicativa, por meio da abordagem RUM. Os resultados obtidos são relacionados a modelos logit tradicionais e logit espaciais nas variáveis explicativas. Ao se analisar os modelos estimados, o modelo espacial defasado nas variáveis explicativas (Spatial Lag of X, SLX) com matriz de vizinhança com critério de distância de 500 metros apresenta melhor desempenho. Os coeficientes dos atributos dos modos e do ambiente construído significativo é o tempo de viagem pelo modo a pé (WALK), os atributos sociodemográficos significativos são idade, grau de instrução e quantidade de automóveis, enquanto para os atributos espaciais apenas o critério de renda mais baixo é significativo. A análise do fenômeno permite a possibilidade de seu uso em políticas públicas, principalmente ao identificar os atributos de maior impacto na escolha, em especial o atributo que indica uma dependência espacial entre os indivíduos de maiores rendas quanto à escolha do modo a pé para viagens urbanas no contexto de São Paulo.The analysis of travel behavior is one of the traditional areas of study in Transportation Engineering literature. However, there is still a lack of studies in the literature regarding the modeling of travel mode choice considering walking mode as a reference. The modal choice models identified in the literature are predominantly econometric-based, and works incorporating the effects of spatial dependence in modeling have been used to analyze the phenomenon of walking mode trips since the early 2000s. In studies that incorporate these effects, the results demonstrate an improvement in model performance, as well as enabling a better understanding of how individuals\' choices and influencing factors relate in space. The main objective of this study is to analyze spatial dependence in mode choice for walking in urban trips for work and study purposes. The analysis is conducted using spatial and non-spatial discrete choice models, considering the effects present in the explanatory variable through the Random Utility Model (RUM) approach. The obtained results are related to traditional logit models and spatial logit models in the explanatory variables. When analyzing the estimated models, the spatially lagged model in the explanatory variables (Spatial Lag of X, SLX) with a neighborhood matrix with a distance criterion of 500 meters shows better performance. The coefficients of mode attributes and significant built environment attributes are travel time by walking mode (WALK), significant sociodemographic attributes are age, level of education, and number of automobiles, while for spatial attributes only the lower-income criterion is significant. The analysis of the phenomenon allows for the possibility of its use in public policies, mainly by identifying the attributes with the greatest impact on choice, especially the attribute indicating spatial dependence among higher-income individuals regarding the choice of walking mode for urban trips in the context of São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIsler, Cassiano AugustoRosa, Paulo Júnio Moura2023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-18042024-092020/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-26T13:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-18042024-092020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-26T13:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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