Estudo da contribuição da produção de texto de divulgação científica de Química para o desenvolvimento do professor intelectual transformador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-17072024-101146/ |
Resumo: | A melhoria da prática pedagógica defendida pela comunidade de Ensino de Ciências Naturais envolve desenvolver nos futuros professores uma postura que promova o ensino crítico considerando questões sociais, políticas e culturais. Nesta pesquisa, foram realizadas três oficinas, cada uma com cinco encontros, que contaram com a participação de 29 participantes. Dez futuros professores do ensino médio aceitaram participar do estudo, sendo que oito estavam cursando licenciatura em química e dois em física, em diferentes estágios de seus cursos, todos provenientes de instituições públicas de ensino superior localizadas em diversas regiões do país. As oficinas foram conduzidas de forma remota, durante as quais foram apresentados aos participantes textos de divulgação científica voltados para o ensino. Ao término das oficinas, os participantes foram incentivados a elaborar seu próprio texto de divulgação científica. Os instrumentos empregados para coleta de dados incluíram um questionário inicial para levantamento das concepções prévias dos participantes e para traçar seu perfil em relação aos parâmetros de professor intelectual transformador; os textos produzidos pelos próprios participantes e, ao final, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas para obter uma visão mais profunda de como a redação dos textos pode auxiliar no desenvolvimento de professores intelectuais transformadores. As oficinas e as questões dos instrumentos de coleta de dados foram elaboradas baseadas na teoria do professor intelectual transformador tendo-se Henry Giroux como referencial teórico e dos constructos da pedagogia crítica. A análise dos textos e entrevistas identificou quais são os constructos da pedagogia crítica que mais foram estimulados. Embora os participantes reconheçam a importância de cultivar o senso crítico dos alunos, eles enfrentam desafios ao conceber maneiras eficazes de utilizar textos de divulgação científica no ambiente escolar. Ao serem solicitados a explicar como imaginam utilizar os textos em sala de aula, notou-se uma predominância da ênfase na abordagem tradicional dos conteúdos. Este aspecto revela uma dualidade nas considerações dos participantes, pois, apesar de reconhecerem o valor das discussões críticas, a implementação prática parece estar mais centrada na transmissão de conhecimento. A pesquisa discute os princípios em relação ao desenvolvimento do perfil de professor intelectual transformador dos licenciandos diante dos desafios da formação inicial de professores. |
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Estudo da contribuição da produção de texto de divulgação científica de Química para o desenvolvimento do professor intelectual transformadorStudy of the contribution of the production of chemistry scientific dissemination text to the development of the transformative intellectual teachercritical pedagogydivulgação científicaformação de professorespedagogia críticaprofessor intelectual transformadorscientific disseminationteacher educationtransformative intellectual teacherA melhoria da prática pedagógica defendida pela comunidade de Ensino de Ciências Naturais envolve desenvolver nos futuros professores uma postura que promova o ensino crítico considerando questões sociais, políticas e culturais. Nesta pesquisa, foram realizadas três oficinas, cada uma com cinco encontros, que contaram com a participação de 29 participantes. Dez futuros professores do ensino médio aceitaram participar do estudo, sendo que oito estavam cursando licenciatura em química e dois em física, em diferentes estágios de seus cursos, todos provenientes de instituições públicas de ensino superior localizadas em diversas regiões do país. As oficinas foram conduzidas de forma remota, durante as quais foram apresentados aos participantes textos de divulgação científica voltados para o ensino. Ao término das oficinas, os participantes foram incentivados a elaborar seu próprio texto de divulgação científica. Os instrumentos empregados para coleta de dados incluíram um questionário inicial para levantamento das concepções prévias dos participantes e para traçar seu perfil em relação aos parâmetros de professor intelectual transformador; os textos produzidos pelos próprios participantes e, ao final, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas para obter uma visão mais profunda de como a redação dos textos pode auxiliar no desenvolvimento de professores intelectuais transformadores. As oficinas e as questões dos instrumentos de coleta de dados foram elaboradas baseadas na teoria do professor intelectual transformador tendo-se Henry Giroux como referencial teórico e dos constructos da pedagogia crítica. A análise dos textos e entrevistas identificou quais são os constructos da pedagogia crítica que mais foram estimulados. Embora os participantes reconheçam a importância de cultivar o senso crítico dos alunos, eles enfrentam desafios ao conceber maneiras eficazes de utilizar textos de divulgação científica no ambiente escolar. Ao serem solicitados a explicar como imaginam utilizar os textos em sala de aula, notou-se uma predominância da ênfase na abordagem tradicional dos conteúdos. Este aspecto revela uma dualidade nas considerações dos participantes, pois, apesar de reconhecerem o valor das discussões críticas, a implementação prática parece estar mais centrada na transmissão de conhecimento. A pesquisa discute os princípios em relação ao desenvolvimento do perfil de professor intelectual transformador dos licenciandos diante dos desafios da formação inicial de professores.The improvement of pedagogical practice advocated by the Natural Sciences Teaching community involves developing a stance in future teachers that promotes critical teaching, taking social, political, and cultural issues into consideration. In this research, three workshops were conducted, each comprising five sessions, with 29 participants. Ten future high school teachers agreed to participate in the study, eight of whom were majoring in chemistry and two in physics, at various stages of their courses, all from public higher education institutions located in different regions of the country. The workshops were conducted remotely, during which the participants were introduced to popular science texts aimed at teaching. At the end of the workshops, participants were encouraged to create their own popular science text. The data collection instruments included an initial questionnaire to gather participants\' prior conceptions and to profile them according to the parameters of a transformative intellectual teacher; the texts produced by the participants themselves; and, finally, semi-structured interviews were conducted to gain a deeper understanding of how writing the texts can assist in the development of transformative intellectual teachers. The workshops and data collection instruments were designed based on the theory of the transformative intellectual teacher, with Henry Giroux as the theoretical reference and constructs of critical pedagogy. The analysis of the texts and interviews identified which constructs of critical pedagogy were most stimulated. Although participants recognize the importance of cultivating students\' critical thinking, they face challenges in conceiving effective ways to use popular science texts in the school environment. When asked to explain how they envision using the texts in the classroom, a predominance of the traditional approach to content was noted. This aspect reveals a duality in participants\' considerations, as despite acknowledging the value of critical discussions, practical implementation seems to focus more on knowledge transmission. The research discusses the principles related to the development of the profile of transformative intellectual teachers among undergraduates in light of the challenges of initial teacher training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKasseboehmer, Ana ClaudiaSilva, Daniel Matheus da2024-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-17072024-101146/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-23T18:02:55Zoai:teses.usp.br:tde-17072024-101146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-23T18:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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