Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzerini, Celeste de Arantes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-180025/
Resumo: A Economia Circular propõe a conciliação entre iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento econômico por meio do design de estratégias de processos, produtos e negócios que promovam a recirculação de materiais e recursos, ou a extensão de sua utilidade e eficiência. Há um crescente interesse acadêmico sobre o tema e como ele pode ser utilizado na prática pelas organizações; para este trabalho o enfoque será a discussão sobre como o conceito é inserido no modelo de negócios de empresas. Desta maneira, pautada em estudos anteriores sobre padrões de modelos de negócios circulares, o objetivo geral da pesquisa é compreender como práticas da economia circular são incorporadas aos modelos de negócio de micro e pequenas empresas do varejo de moda no Brasil. Especificamente, o trabalho visa identificar padrões de modelos de negócios circulares no varejo de moda brasileiro, e compreender os facilitadores e barreiras para a implementação deste tipo de modelo de negócio no setor. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa qualitativa \"básica\", tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise de documental, observações de campo e, em especial, entrevistas semi-estruturadas com onze fundadores e gestores de micro e pequenas empresas do setor de varejo de moda com iniciativas e comunicação voltadas para a sustentabilidade. Foi criado um modelo de classificação de aderência das empresas aos modelos de negócio circular propostos por Lüdeke-Freund, Gold e Bocken (2018) para possibilitar a análise aprofundada de cada uma das empresas estudadas. O trabalho contribuiu para reduzir a distância entre teoria e sua aplicação prática no mercado. No âmbito acadêmico, os principais resultados são: a) a apresentação de exemplos de modelos de negócios circulares; b) a criação de proposta para critério de aderência da empresa aos padrões de modelo de negócio circular; c) a identificação do vínculo direto entre o padrão de modelo de extensão do ciclo de vida com o design de produto; d) a identificação de divergência no uso do conceito upcycling pela literatura face a como é feito no mercado; e) a identificação da restrição dos padrões à problemática ambiental e econômica versus a forte presença do impacto social como proposição de valor em algumas das empresas estudadas. No âmbito gerencial, a pesquisa apoia empreendedores e empresas que querem criar ou estão no início do desenvolvimento deste tipo de modelo no setor, uma vez que a compilação dos facilitadores e barreiras pode favorecer a continuidade do negócio a partir da inclusão destes riscos no seu planejamento prévio.
id USP_1383f462f62617e3b8d29676243f7081
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022020-180025
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiroCircular business models: a study of micro and small fashion retail companies in BrazilBusiness modelsCircular business modelsCircular economyEconomia CircularFashionModaModelo de NegóciosModelo de Negócios CircularesSustainabilitySustentabilidadeA Economia Circular propõe a conciliação entre iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento econômico por meio do design de estratégias de processos, produtos e negócios que promovam a recirculação de materiais e recursos, ou a extensão de sua utilidade e eficiência. Há um crescente interesse acadêmico sobre o tema e como ele pode ser utilizado na prática pelas organizações; para este trabalho o enfoque será a discussão sobre como o conceito é inserido no modelo de negócios de empresas. Desta maneira, pautada em estudos anteriores sobre padrões de modelos de negócios circulares, o objetivo geral da pesquisa é compreender como práticas da economia circular são incorporadas aos modelos de negócio de micro e pequenas empresas do varejo de moda no Brasil. Especificamente, o trabalho visa identificar padrões de modelos de negócios circulares no varejo de moda brasileiro, e compreender os facilitadores e barreiras para a implementação deste tipo de modelo de negócio no setor. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa qualitativa \"básica\", tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise de documental, observações de campo e, em especial, entrevistas semi-estruturadas com onze fundadores e gestores de micro e pequenas empresas do setor de varejo de moda com iniciativas e comunicação voltadas para a sustentabilidade. Foi criado um modelo de classificação de aderência das empresas aos modelos de negócio circular propostos por Lüdeke-Freund, Gold e Bocken (2018) para possibilitar a análise aprofundada de cada uma das empresas estudadas. O trabalho contribuiu para reduzir a distância entre teoria e sua aplicação prática no mercado. No âmbito acadêmico, os principais resultados são: a) a apresentação de exemplos de modelos de negócios circulares; b) a criação de proposta para critério de aderência da empresa aos padrões de modelo de negócio circular; c) a identificação do vínculo direto entre o padrão de modelo de extensão do ciclo de vida com o design de produto; d) a identificação de divergência no uso do conceito upcycling pela literatura face a como é feito no mercado; e) a identificação da restrição dos padrões à problemática ambiental e econômica versus a forte presença do impacto social como proposição de valor em algumas das empresas estudadas. No âmbito gerencial, a pesquisa apoia empreendedores e empresas que querem criar ou estão no início do desenvolvimento deste tipo de modelo no setor, uma vez que a compilação dos facilitadores e barreiras pode favorecer a continuidade do negócio a partir da inclusão destes riscos no seu planejamento prévio.The Circular Economy suggests a matching between environmental conservation initiatives and economic development by designing process, product and business strategies that promote the recirculation of materials and resources, or an extension of their utility and efficiency. There is a growing academic interest on the subject and how it can be used in practice by organizations; in this paper, the focus of discussion is on how the concept is embedded in the companies\' business model. Thus, based on previous studies on circular business models patterns, the general objective of the research is to understand how circular economy practices are incorporated into the business models of micro and small fashion retail companies in Brazil. Specifically, this work aims to identify circular business models patterns in the Brazilian fashion retail, and to comprehend the facilitators and barriers for implementing this type of business model in the industry. The research was conducted through a qualitative \"basic\" research and made use of the following data collection techniques: documental analysis, field observations and, specially, semi-structured interviews with eleven founders and managers of micro and small companies from the fashion retail with initiatives and communication focused on sustainability. It was created a model for classifying companies\' adherence to the circular business models proposed by Lüdeke-Freund, Gold and Bocken (2018), enabling in-depth analysis of each company studied. The research contributed to reducing the distance between theory and its practical implication. In the academic field, the main results are: a) the presentation of examples for circular business models; b) the creation of a model for companies\' adherence criteria to circular business models; c) identifying the direct link between the lifecycle extension model pattern and product design; d) identifying divergences on the use of \"upcycling\" concept by the literature compared to how it is in practice; e) identifying patterns\' restriction to environmental and economic issues versus the strong presence of social impact as a value proposition in some of the companies studied. In terms of managerial contributions, the research supports entrepreneurs and companies that intend to create or are at the beginning of the development of this type of business model, since the compilation of facilitators and barriers can favor business continuity by including these risks in the preliminary planning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHourneaux Junior, FlávioLazzerini, Celeste de Arantes2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-180025/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-17T20:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-06022020-180025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-17T20:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
Circular business models: a study of micro and small fashion retail companies in Brazil
title Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
spellingShingle Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
Lazzerini, Celeste de Arantes
Business models
Circular business models
Circular economy
Economia Circular
Fashion
Moda
Modelo de Negócios
Modelo de Negócios Circulares
Sustainability
Sustentabilidade
title_short Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
title_full Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
title_fullStr Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
title_full_unstemmed Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
title_sort Modelos de negócios circulares: um estudo de micro e pequenas empresas no varejo de moda brasileiro
author Lazzerini, Celeste de Arantes
author_facet Lazzerini, Celeste de Arantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hourneaux Junior, Flávio
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzerini, Celeste de Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Business models
Circular business models
Circular economy
Economia Circular
Fashion
Moda
Modelo de Negócios
Modelo de Negócios Circulares
Sustainability
Sustentabilidade
topic Business models
Circular business models
Circular economy
Economia Circular
Fashion
Moda
Modelo de Negócios
Modelo de Negócios Circulares
Sustainability
Sustentabilidade
description A Economia Circular propõe a conciliação entre iniciativas de preservação ambiental e desenvolvimento econômico por meio do design de estratégias de processos, produtos e negócios que promovam a recirculação de materiais e recursos, ou a extensão de sua utilidade e eficiência. Há um crescente interesse acadêmico sobre o tema e como ele pode ser utilizado na prática pelas organizações; para este trabalho o enfoque será a discussão sobre como o conceito é inserido no modelo de negócios de empresas. Desta maneira, pautada em estudos anteriores sobre padrões de modelos de negócios circulares, o objetivo geral da pesquisa é compreender como práticas da economia circular são incorporadas aos modelos de negócio de micro e pequenas empresas do varejo de moda no Brasil. Especificamente, o trabalho visa identificar padrões de modelos de negócios circulares no varejo de moda brasileiro, e compreender os facilitadores e barreiras para a implementação deste tipo de modelo de negócio no setor. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa qualitativa \"básica\", tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise de documental, observações de campo e, em especial, entrevistas semi-estruturadas com onze fundadores e gestores de micro e pequenas empresas do setor de varejo de moda com iniciativas e comunicação voltadas para a sustentabilidade. Foi criado um modelo de classificação de aderência das empresas aos modelos de negócio circular propostos por Lüdeke-Freund, Gold e Bocken (2018) para possibilitar a análise aprofundada de cada uma das empresas estudadas. O trabalho contribuiu para reduzir a distância entre teoria e sua aplicação prática no mercado. No âmbito acadêmico, os principais resultados são: a) a apresentação de exemplos de modelos de negócios circulares; b) a criação de proposta para critério de aderência da empresa aos padrões de modelo de negócio circular; c) a identificação do vínculo direto entre o padrão de modelo de extensão do ciclo de vida com o design de produto; d) a identificação de divergência no uso do conceito upcycling pela literatura face a como é feito no mercado; e) a identificação da restrição dos padrões à problemática ambiental e econômica versus a forte presença do impacto social como proposição de valor em algumas das empresas estudadas. No âmbito gerencial, a pesquisa apoia empreendedores e empresas que querem criar ou estão no início do desenvolvimento deste tipo de modelo no setor, uma vez que a compilação dos facilitadores e barreiras pode favorecer a continuidade do negócio a partir da inclusão destes riscos no seu planejamento prévio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-180025/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-180025/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256759199072256