Análise de aspectos relacionados à prática de atividades de extensão e seu impacto na qualidade de vida dos estudantes de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Achar-Fujii, Renata Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-19082021-120000/
Resumo: INTRODUÇÃO: No Brasil a atividade extracurricular de extensão é função básica universitária indissociável ao ensino e à pesquisa. Pode ser entendida como toda atividade social, filantrópica, não obrigatória, não remunerada em que há interação entre a instituição universitária e a comunidade por meio da assistência, proporcionando aprendizado e desenvolvimento para ambas. As ligas acadêmicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm como princípio norteador a parceria alunos e comunidade, tendo suas atividades sempre dirigidas a atender a demanda dos alunos e da sociedade. O impacto dessas atividades na percepção da qualidade de vida e do ambiente de ensino, além dos fatores motivadores, desmotivadores e as contribuições que estas atividades agregam aos estudantes ainda não foram descritos. MÉTODO: Este é um estudo transversal com estudantes de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, realizado em novembro de 2018. Os questionários: Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde (VERAS-Q), The World Health Organization Quality of Life Assessment - BREF (WHOQOL BREF) e o Dundee Ready Education Environment Measurement (DREEM-12) foram usados para análise quantitativa da percepção da qualidade de vida e do ambiente de ensino. A análise qualitativa foi feita por meio de um questionário com perguntas abertas sobre os aspectos motivadores, as barreiras e as contribuições envolvidas na prática de atividades de extensão. RESULTADOS: Mais de 50% dos estudantes de Medicina participam de atividades de extensão com menor participação durante o primeiro ano e internato. Os estudantes que participam de atividades extracurriculares de extensão apresentaram notas menores na autoavaliação da qualidade de vida geral e menor visão positiva a respeito do quão saudável seria o seu ambiente físico, sobre o cuidado pessoal com a saúde, entre outros. Porém houve maior visão positiva a respeito da satisfação pessoal com a capacidade de desempenhar atividades do dia a dia e sobre acreditarem que muito do que tem visto ser importante para a Medicina. Dentre os fatores motivadores os alunos relataram o desejo de contribuir com a sociedade, a escolha profissional, interação social entre outros. Dentre os aprendizados que as atividades traziam os estudantes mencionaram a integração de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências emocionais, dentre outros. As barreiras mencionadas estavam relacionadas à estrutura das atividades, à falta de apoio, à questões pessoais, além de possíveis prejuízos. CONCLUSÃO: Os aprendizados conquistados através das práticas de atividades extracurriculares de extensão contribuem grandemente para a formação médica, dessa forma, reconhecendo as barreiras que limitam a participação dos alunos, a Universidade pode atuar no intuito de minimizá-las e de corrigir os aspectos negativos para que os alunos obtenham o melhor dessas práticas
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As ligas acadêmicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm como princípio norteador a parceria alunos e comunidade, tendo suas atividades sempre dirigidas a atender a demanda dos alunos e da sociedade. O impacto dessas atividades na percepção da qualidade de vida e do ambiente de ensino, além dos fatores motivadores, desmotivadores e as contribuições que estas atividades agregam aos estudantes ainda não foram descritos. MÉTODO: Este é um estudo transversal com estudantes de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, realizado em novembro de 2018. Os questionários: Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde (VERAS-Q), The World Health Organization Quality of Life Assessment - BREF (WHOQOL BREF) e o Dundee Ready Education Environment Measurement (DREEM-12) foram usados para análise quantitativa da percepção da qualidade de vida e do ambiente de ensino. A análise qualitativa foi feita por meio de um questionário com perguntas abertas sobre os aspectos motivadores, as barreiras e as contribuições envolvidas na prática de atividades de extensão. RESULTADOS: Mais de 50% dos estudantes de Medicina participam de atividades de extensão com menor participação durante o primeiro ano e internato. Os estudantes que participam de atividades extracurriculares de extensão apresentaram notas menores na autoavaliação da qualidade de vida geral e menor visão positiva a respeito do quão saudável seria o seu ambiente físico, sobre o cuidado pessoal com a saúde, entre outros. Porém houve maior visão positiva a respeito da satisfação pessoal com a capacidade de desempenhar atividades do dia a dia e sobre acreditarem que muito do que tem visto ser importante para a Medicina. Dentre os fatores motivadores os alunos relataram o desejo de contribuir com a sociedade, a escolha profissional, interação social entre outros. Dentre os aprendizados que as atividades traziam os estudantes mencionaram a integração de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências emocionais, dentre outros. As barreiras mencionadas estavam relacionadas à estrutura das atividades, à falta de apoio, à questões pessoais, além de possíveis prejuízos. CONCLUSÃO: Os aprendizados conquistados através das práticas de atividades extracurriculares de extensão contribuem grandemente para a formação médica, dessa forma, reconhecendo as barreiras que limitam a participação dos alunos, a Universidade pode atuar no intuito de minimizá-las e de corrigir os aspectos negativos para que os alunos obtenham o melhor dessas práticasINTRODUCTION: In Brazil, the extracurricular extension activity is a basic university function inseparable from teaching and research. It can be understood as any social, philanthropic, non-mandatory, unpaid activity in which there is interaction between the university institution and the community through assistance, providing learning and development for both. The academic leagues of the Municipal University of São Caetano do Sul have as a guiding principle the partnership of students and community, with their activities always directed to meet the demand of students and society. The impact of these activities on the perception of quality of life and the education environment, in addition to the motivating and demotivating factors and the contributions that these activities add to students have not yet been described. METHODS: This is a cross-sectional study with medical students from the Municipal University of São Caetano do Sul, conducted in November 2018. The questionnaires: Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde (VERAS-Q), The World Health Organization Quality of Life Assessment - BREF (WHOQOL BREF) and Dundee Ready Education Environment Measurement (DREEM-12) were used for quantitative analysis of the perception of quality of life and the education environment. The qualitative analysis was done through a questionnaire with open questions about the motivating aspects, barriers and contributions involved in the practice of extension activities. RESULTS: More than 50% of medical students participate in extension activities with less participation during the first year and internship. Students who participate in extracurricular extension activities scored lower in the self-assessment of the overall quality of life and had less positive views about how healthy their physical environment would be, about personal health care, among others. But there was a greater positive view about personal satisfaction with the ability to perform daily activities and about believing that much of what has been studying was important for medicine. Among the motivating factors, students reported the desire to contribute to society, professional choice, social interaction, among others; Among the learnings that the activities brought, the students mentioned the integration of knowledge, the development of skills, attitudes and emotional competences, among others; The barriers mentioned were related to the structure of activities, the lack of support, personal issues, besides possible losses. CONCLUSION: The lessons learned through the practice of extracurricular extension activities contribute greatly to medical training, so if the University recognizes the barriers that limit the participation of students, it can act in order to minimize them and correct the negative aspects so that students get the best of these practicesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTempski, Patricia ZenAchar-Fujii, Renata Nunes 2021-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5169/tde-19082021-120000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-19T16:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-19082021-120000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-19T16:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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