Funções executivas na terapia de linguagem nos transtornos do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sun, Ingrid Ya I
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-01032017-133300/
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno neurobiológico que implica em déficits no desenvolvimento de linguagem, de cognição e aspectos sociais. Cada vez mais tem se investigado sobre a interdependência das áreas de linguagem e cognição e os fatores intervenientes no processo terapêutico dessa população. Este estudo propôs verificar o impacto da estimulação das funções executivas (EFE) no desenvolvimento de linguagem, sobretudo nos aspectos pragmáticos da comunicação, através da avaliação do Perfil Funcional da Comunicação (PFC) e do Desempenho Sócio-Cognitivo (DSC). Foram realizadas duas estimulações. O primeiro estudo propôs a EFE domiciliar, ministrada por pais de seis crianças com autismo, sem intervenção terapêutica, durante 10 semanas com acompanhamento semanal realizada pela pesquisadora. O segundo estudo propôs a EFE durante a terapia fonoaudiológica, ministrada pelos próprios terapeutas durante 12 semanas. Os dados foram registrados e analisados estatisticamente. Foram observadas correlações importantes entre a efetividade da EFE e as habilidades trabalhadas com a evolução avaliada através do PFC e DSC, além da importância tanto de considerar e envolver os pais e/ou responsáveis no processo terapêutico quanto da capacitação do profissional fonoaudiólogo para considerar as questões cognitivas no desenvolvimento de linguagem dessa população
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