Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justiniano, Eduardo Felix
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-04112020-171909/
Resumo: A pesquisa analisou a representação espacial do desempenho dos concluintes do ensino médio no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012 a 2018. Foram analisados os dados de 7,4 milhões de alunos de até 18 anos que se inscreveram e pontuaram em todas as provas do teste educacional. A proficiência dos alunos, considerando todas as áreas do conhecimento avaliadas pelo ENEM, foi utilizado como parâmetro de desempenho. Após constatar a dificuldade de representação e análise conjunta dos alunos das esferas privada e pública, em função das diferenças da renda familiar e da menor distribuição espacial das escolas particulares, optou-se por reduzir o universo de análise. Assim, foram agrupados os dados de 5,6 milhões de concluintes da esfera pública em diferentes níveis de agregação, de municípios a regiões. A análise da eficiência dos zoneamentos do desempenho no exame, em diferentes faixas de renda familiar per capita, foi realizada a partir da metodologia de Openshaw (1984), adaptada para o objetivo desta pesquisa. Demonstrou-se que a participação no ENEM por unidade de área variou, comprometendo a utilização do exame como parâmetro de avaliação da qualidade de ensino válido para todo o Brasil. E, que o zoneamento por microrregiões foi mais eficiente para representar o desempenho no exame e sua evolução temporal. Diferentemente do esperado, os melhores rendimentos médios de alunos não ocorreram, predominantemente, nas áreas maior produto interno bruto (PIB). Apesar de os alunos de menor renda terem sido menos proficientes, a evolução do desempenho deles foi superior ao dos de maior renda, principalmente em áreas localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os mapas produzidos nesta pesquisa indicaram não só as áreas de melhor rendimento no ENEM, mas também as áreas onde o poder público deve atuar para prover melhores condições para que os concluintes do ensino médio obtenham a proficiência adequada para esta importante etapa escolar.
id USP_14b850447b6cbd702b6bbf6b589b8c11
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04112020-171909
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)Analysis of the zoning efficiency of students performance in the Brazilian High School National Examination (2012-2018)ENEMENEMMAUPMAUPZoneamentoZoningA pesquisa analisou a representação espacial do desempenho dos concluintes do ensino médio no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012 a 2018. Foram analisados os dados de 7,4 milhões de alunos de até 18 anos que se inscreveram e pontuaram em todas as provas do teste educacional. A proficiência dos alunos, considerando todas as áreas do conhecimento avaliadas pelo ENEM, foi utilizado como parâmetro de desempenho. Após constatar a dificuldade de representação e análise conjunta dos alunos das esferas privada e pública, em função das diferenças da renda familiar e da menor distribuição espacial das escolas particulares, optou-se por reduzir o universo de análise. Assim, foram agrupados os dados de 5,6 milhões de concluintes da esfera pública em diferentes níveis de agregação, de municípios a regiões. A análise da eficiência dos zoneamentos do desempenho no exame, em diferentes faixas de renda familiar per capita, foi realizada a partir da metodologia de Openshaw (1984), adaptada para o objetivo desta pesquisa. Demonstrou-se que a participação no ENEM por unidade de área variou, comprometendo a utilização do exame como parâmetro de avaliação da qualidade de ensino válido para todo o Brasil. E, que o zoneamento por microrregiões foi mais eficiente para representar o desempenho no exame e sua evolução temporal. Diferentemente do esperado, os melhores rendimentos médios de alunos não ocorreram, predominantemente, nas áreas maior produto interno bruto (PIB). Apesar de os alunos de menor renda terem sido menos proficientes, a evolução do desempenho deles foi superior ao dos de maior renda, principalmente em áreas localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os mapas produzidos nesta pesquisa indicaram não só as áreas de melhor rendimento no ENEM, mas também as áreas onde o poder público deve atuar para prover melhores condições para que os concluintes do ensino médio obtenham a proficiência adequada para esta importante etapa escolar.This research analyzed the spatial representation of the performance of high school graduate in the Brazilian National High School Examination (ENEM) from 2012 to 2018. Data was compiled from 7.4 million students up to 18 years of age who enrolled and scored in all educational tests. The proficiency of students, considering all areas of knowledge assessed by ENEM, was used as a performance parameter. It was decided to reduce the universe of analysis after realizing the difficulty of proper representation and joint analysis of students from the private and public schools, due to differences in family income and the lower spatial distribution of private schools, Thus, the data of 5.6 million graduates from public schools was grouped at different levels of aggregation, from municipalities to regions. The analysis of the zoning efficiency of the performance in the exam, in different ranges of family income per capita, was carried out using the methodology of Openshaw (1984), adapted for the purpose of this research. It was shown that the participation in ENEM per unit of area varied, compromising the use of the exam as a parameter for evaluating the quality of teaching throughout Brazil. It also showed that microregions zoning was more efficient to represent the performance in the exam and its temporal evolution. Contrary to expectations, the best average student performance did not predominantly occur in the areas of higher gross domestic product (GDP). Despite the fact that lower-income students were less proficient, their performance evaluation was better than that of higher income students, especially in areas located in the North, Northeast and Midwest regions. The maps produced in this research indicated not only the areas with the best performance in ENEM, but also the areas where the government should act to provide better conditions for high school graduates to obtain adequate proficiency for this important school stage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueiroz Filho, Alfredo Pereira deJustiniano, Eduardo Felix2020-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-04112020-171909/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-05T01:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-04112020-171909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-05T01:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
Analysis of the zoning efficiency of students performance in the Brazilian High School National Examination (2012-2018)
title Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
spellingShingle Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
Justiniano, Eduardo Felix
ENEM
ENEM
MAUP
MAUP
Zoneamento
Zoning
title_short Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
title_full Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
title_fullStr Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
title_full_unstemmed Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
title_sort Análise da eficiência de zoneamentos do desempenho de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2018)
author Justiniano, Eduardo Felix
author_facet Justiniano, Eduardo Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz Filho, Alfredo Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Justiniano, Eduardo Felix
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
ENEM
MAUP
MAUP
Zoneamento
Zoning
topic ENEM
ENEM
MAUP
MAUP
Zoneamento
Zoning
description A pesquisa analisou a representação espacial do desempenho dos concluintes do ensino médio no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012 a 2018. Foram analisados os dados de 7,4 milhões de alunos de até 18 anos que se inscreveram e pontuaram em todas as provas do teste educacional. A proficiência dos alunos, considerando todas as áreas do conhecimento avaliadas pelo ENEM, foi utilizado como parâmetro de desempenho. Após constatar a dificuldade de representação e análise conjunta dos alunos das esferas privada e pública, em função das diferenças da renda familiar e da menor distribuição espacial das escolas particulares, optou-se por reduzir o universo de análise. Assim, foram agrupados os dados de 5,6 milhões de concluintes da esfera pública em diferentes níveis de agregação, de municípios a regiões. A análise da eficiência dos zoneamentos do desempenho no exame, em diferentes faixas de renda familiar per capita, foi realizada a partir da metodologia de Openshaw (1984), adaptada para o objetivo desta pesquisa. Demonstrou-se que a participação no ENEM por unidade de área variou, comprometendo a utilização do exame como parâmetro de avaliação da qualidade de ensino válido para todo o Brasil. E, que o zoneamento por microrregiões foi mais eficiente para representar o desempenho no exame e sua evolução temporal. Diferentemente do esperado, os melhores rendimentos médios de alunos não ocorreram, predominantemente, nas áreas maior produto interno bruto (PIB). Apesar de os alunos de menor renda terem sido menos proficientes, a evolução do desempenho deles foi superior ao dos de maior renda, principalmente em áreas localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os mapas produzidos nesta pesquisa indicaram não só as áreas de melhor rendimento no ENEM, mas também as áreas onde o poder público deve atuar para prover melhores condições para que os concluintes do ensino médio obtenham a proficiência adequada para esta importante etapa escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-04112020-171909/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-04112020-171909/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256677035802624