Jovens mestres e os desafios enfrentados para a conquista da independência e a autonomia na transição para a vida adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leone, Edmar Lucas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-29032021-155428/
Resumo: O texto apresenta resultados finais de pesquisa de mestrado que teve por objetivo compreender os desafios enfrentados por jovens egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP-RP (PPGEdu-USP/RP), na conquista da independência e autonomia em seus itinerários de transição para a vida adulta. A investigação estabeleceu diálogos com o conhecimento produzido nas Ciências Sociais e na Educação acerca da transição da juventude para a vida adulta em contextos históricos marcados pela descronologização, deslinearização e despadronização do modelo ternário do curso da vida. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, em que se aplicou questionário contendo questões fechadas e abertas aos jovens mestres - homens e mulheres do PPGEdu, titulados entre 2013-2018 - que tinham até 30 anos idade e que se dispuseram a colaborar com o estudo. O questionário foi estruturado em sessões e questões que buscaram levantar dados sobre: 1) as características sociodemográficas dos jovens mestres e os itinerários de escolaridade que conformaram antes, durante e após o mestrado; 2) as relações que tiveram com a esfera do trabalho, antes, durante e após o mestrado; 3) a escolaridade e ocupação de pais e mães dos jovens; 4) as relações que mantiveram com a família de origem durante o ensino médio até a saída do mestrado; e 5) a conjugalidade e a formação de prole. A via de diálogos com os jovens se deu pelo uso recorrente de redes sociais situadas no meio virtual - e-mails, Google Docs, WhatsApp e Facebook. Destaca-se que as trajetórias conformadas pelos jovens mestres do Programa, titulados entre 2013-2018, descrevem transições plurais para a vida adulta, em que os desafios mais recorrentes com que se depararam condizem com a conquista de uma ocupação profissional estável na esfera da educação escolar, razão que levou muitos deles a realizarem mais de um curso de graduação, mesmo após o término do mestrado; a conquista da independência financeira para alguns deles, com desdobramentos para o processo de desfiliação da família de origem; e em alguns casos, os desafios destacados se situaram quando da realização do curso de mestrado, momento identificado como de \"solidão\" e \"sofrimento psíquico\".
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A pesquisa foi de abordagem qualitativa, em que se aplicou questionário contendo questões fechadas e abertas aos jovens mestres - homens e mulheres do PPGEdu, titulados entre 2013-2018 - que tinham até 30 anos idade e que se dispuseram a colaborar com o estudo. O questionário foi estruturado em sessões e questões que buscaram levantar dados sobre: 1) as características sociodemográficas dos jovens mestres e os itinerários de escolaridade que conformaram antes, durante e após o mestrado; 2) as relações que tiveram com a esfera do trabalho, antes, durante e após o mestrado; 3) a escolaridade e ocupação de pais e mães dos jovens; 4) as relações que mantiveram com a família de origem durante o ensino médio até a saída do mestrado; e 5) a conjugalidade e a formação de prole. A via de diálogos com os jovens se deu pelo uso recorrente de redes sociais situadas no meio virtual - e-mails, Google Docs, WhatsApp e Facebook. Destaca-se que as trajetórias conformadas pelos jovens mestres do Programa, titulados entre 2013-2018, descrevem transições plurais para a vida adulta, em que os desafios mais recorrentes com que se depararam condizem com a conquista de uma ocupação profissional estável na esfera da educação escolar, razão que levou muitos deles a realizarem mais de um curso de graduação, mesmo após o término do mestrado; a conquista da independência financeira para alguns deles, com desdobramentos para o processo de desfiliação da família de origem; e em alguns casos, os desafios destacados se situaram quando da realização do curso de mestrado, momento identificado como de \"solidão\" e \"sofrimento psíquico\".The text presents the final results of a master\'s research that aimed to understand the challenges faced by young graduates of the Graduate Program in Education of USP-RP (PPGEdu-USP/RP) to achieve independence and autonomy in their transition itineraries to adulthood. The research established dialogues with the knowledge produced in social sciences and education about the transition from youth to adulthood in historical contexts marked by dechronologicalization, delineation, and destandardization of the ternary model of the course of life. The research has a qualitative approach, in which a questionnaire containing closed and open-ended questions was applied to young teachers - men and women from PPGEdu, who graduated between 2013-2018 - who were up to 30 years old and were willing to collaborate with the study. The questionnaire was structured in sessions and questions that sought to collect data on: 1) the sociodemographic characteristics of the young teachers and the educational itineraries that they formed before, during, and after the master\'s studies; 2) the relationships they had with the sphere of work, before, during and after the master\'s studies; 3) the education and occupation of their fathers and mothers; 4) the relationships they maintained with their family of origin during high school until the master\'s studies; and 5) conjugality and offspring formation. The route of dialogues with the young adults was the recurrent use of social networks located in the virtual environment - e-mails, Google Docs, WhatsApp, and Facebook. It is noteworthy that the trajectories of the young masters students of the Program, who graduated between 2013-2018, describe plural transitions to adulthood, in which the most recurrent challenges they faced are the achievement of a stable professional occupation in the sphere of school education, a reason that led many of them to undertake more than one undergraduate course, even after completing the master\'s degree studies; the conquest of financial independence for some of them, with consequences for the process of disaffiliation of the family of origin; and in some cases, the challenges highlighted emerged during the master\'s course, a moment identified as of \"loneliness\" and \"psychic suffering\".Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Elmir deLeone, Edmar Lucas2021-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-29032021-155428/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-15T22:21:03Zoai:teses.usp.br:tde-29032021-155428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-15T22:21:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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