O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Beatriz de Sousa Dias e Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9429
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
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spelling O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e da autonomia em contexto de jardim de infânciaIndependênciaAutonomiaEspaçoTempoMateriaisIndependenceAutonomySpaceTimeMaterialsRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolarNeste relatório pretende-se refletir sobre a ação pedagógica desenvolvida no contexto de Jardim de Infância (JI) – durante o período de 25 de setembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018, com um grupo de vinte crianças com idades compreendidas entre três e os seis anos – incluindo, também, uma investigação sobre “O ambiente educativo e o desenvolvimento da independência e autonomia em contexto de jardim de infância”. A necessidade de aprofundar o referido tópico, surge da observação e reflexão das necessidades das crianças e dos desafios apresentados às mesmas na sala onde realizei a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Antes do capítulo da investigação, é apresentada uma contextualização do equipamento, da equipa, do grupo de crianças e das suas famílias, explicita-se e avalia-se as intenções para a ação e descreve-se o processo vivido durante a PPS II. Relativamente à investigação, a partir do trabalho desenvolvido com as crianças, a equipa educativa e as famílias, pretende-se analisar, refletir e compreender os processos e dinâmicas que promovem o desenvolvimento da independência e autonomia das crianças, com especial enfoque sobre a influência do ambiente educativo. Isto é, pretende-se analisar em que medida a organização do espaço, tempo e materiais possibilita o desenvolvimento e aquisição da independência e autonomia de três crianças do grupo. A investigação assume uma abordagem qualitativa e o método utilizado é o Estudo de Caso. As conclusões/inferências resultaram do cruzamento de diversas fontes de recolha de informação: observação participante, registos fotográficos, registos diários, reflexões semanais, dia típico, questionários aos pais e à auxiliar de ação educativa e entrevista à educadora cooperante e às crianças. Observando e analisando cada criança como um ser único e individual, concluiu-se que – aqui, explicitando de forma geral –, a organização do tempo, espaço e materiais, tendo sentido para as crianças (isto é, sendo possível que as crianças antecipem e compreendam os vários momentos do dia, que tenham regras na utilização dos espaços e materiais com significado para as mesmas e que lhes seja possibilitada a tomada de decisões e iniciativas, a realização de escolhas e o assumir de responsabilidades), contribui beneficamente para o desenvolvimento e aquisição da independência e autonomia das mesmas.ABSTRACT In this report, I intend to reflect on my pedagogical action developed in the context of Kindergarten - during the period from September 25th, 2017 to January 19th, 2018, with a group of twenty children aged between three and six years – also, including an investigation on "The educational environment and the development of the independence and autonomy in a kindergarten context". The need to deepen this topic arises from the observation and reflection of the children's needs and the challenges presented to them in the room where I performed Supervised Professional Practice II (SPP II). Before the research chapter, a contextualisation of the equipment, the team, the group of children and their families is presented, as well as the explanation and evaluation of the intentions for the action, and the description of the process during the SPP II. Regarding the investigation, based on the work carried out with the children, with the educational team and with the families, it is intended to analyze, reflect and understand the processes and dynamics that promote the independence and autonomy of children, with special focus on the influence of the educational environment. In other words, it intends to analyze in what way the organization of space, time and materials makes the development and acquisition of the independence and autonomy of three children of the group possible. The research takes a qualitative approach and the method used is the Case Study. The conclusions/inferences resulted from the crossing of several sources of information collection: participant observation, photographic records, daily records, weekly reflections, typical day, questionnaires to the parents and the auxiliary and interview to the kindergarten teacher and the children envolved. Observing and analyzing each child as a unique and individual being, it was concluded that - here, in general - the organization of time, space and materials, making sense for children (in other words, it is possible for children to anticipate and understand the various moments of the day, that have rules in the use of spaces and materials with meaning for them and that makes them possible to make decisions and initiatives, make choices and assume responsibilities), contributes beneficially to the development and acquisition of independence and autonomy.Pereira, Mónica DiasRCIPLGonçalves, Ana Beatriz de Sousa Dias e Correia2019-02-06T10:12:02Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9429TID:202028275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.249704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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