\"Teatlântica\": teatralidade negra, feminina e sem margem, feito nas margens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-04112021-220032/ |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo uma investigação antropológica sobre a produção do grupo artístico e teatral contemporâneo Capulanas Cia de Arte Negra. Como parte do processo de pesquisa foi analisada a produção e recep ção das peças onde se pode apreender os discursos e narrativas de identidades de mulheres negras. O contexto de emergência do trabalho é a periferia sul da cidade de São Paulo, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2021. Tratei de estudar, por meio de uma pesquisa etnográfica e análise documental, em que medida artistas e uma parcela do público, aqui, especificamente as mulheres negras, reconfiguram e incorporam ou não seus pertencimentos e repertórios estéticos/culturais a partir das práticas performáticas exibidas nas montagens teatrais do grupo. A hipótese confirmada é que uma produção artística e política como a da Capulanas veiculadas em uma região periférica, na qual se focalizam subjetividades, agências e vidas urbanas, tem sido capaz de favorecer a atribuição de novos significados para as experiências constituídas por mulheres negras. Nesse contexto foi o público e sua recepção ativa que me apontaram caminhos para análise e compreensão das formas pelas quais os marcadores sociais das diferenças - raça, gênero e classe - operacionalizam narrativas e construções artísticas, ações políticas e sociais assim como significativas mudanças culturais empreendidas por mulheres negras e periféricas da cidade de São Paulo. |
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