Cabelo armado, em \'legítima defesa\': performance e diferença no teatro negro da Cia. Os Crespos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06112019-184443/ |
Resumo: | Neste trabalho, meu objetivo é investigar como as práticas de teatro negro produzem noções de diferença através da performance. Dialogo com a produção intelectual da Cia. Os Crespos, grupo de atores formado em 2005 na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo. Para tanto, realizei entrevistas com os atores; um estudo da Revista Legítima Defesa, publicada pela companhia; e etnografia de intervenções urbanas e apresentações do espetáculo Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão (2016). Em minha análise, procuro compreender os processos de pesquisa cênica do grupo, destacando perspectivas teóricas e procedimentos estéticos. Em seguida, proponho uma discussão sobre uma história negra do teatro, como sugere Evani Tavares Lima (2015). Por fim, argumento que, em Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão, a performance tece uma reflexão sobre múltiplas práticas de resistência e formas de sujeito, desafiando os lugares impostos aos negros pelo racismo. Subjazem essa construção noções particulares de espaço, tempo e liberdade, as quais traduzem visões de mundo e modos de relação transcriados na diáspora afro-atlântica. |
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Cabelo armado, em \'legítima defesa\': performance e diferença no teatro negro da Cia. Os Crespos Unruly Hair, in self-defense: Performance and difference in Cia. Os Crespos black theaterAtlântico negroBlack atlanticBlack theaterCia. Os CresposCia. Os CresposDiferençaDifferencePerformancePerformanceTeatro negroNeste trabalho, meu objetivo é investigar como as práticas de teatro negro produzem noções de diferença através da performance. Dialogo com a produção intelectual da Cia. Os Crespos, grupo de atores formado em 2005 na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo. Para tanto, realizei entrevistas com os atores; um estudo da Revista Legítima Defesa, publicada pela companhia; e etnografia de intervenções urbanas e apresentações do espetáculo Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão (2016). Em minha análise, procuro compreender os processos de pesquisa cênica do grupo, destacando perspectivas teóricas e procedimentos estéticos. Em seguida, proponho uma discussão sobre uma história negra do teatro, como sugere Evani Tavares Lima (2015). Por fim, argumento que, em Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão, a performance tece uma reflexão sobre múltiplas práticas de resistência e formas de sujeito, desafiando os lugares impostos aos negros pelo racismo. Subjazem essa construção noções particulares de espaço, tempo e liberdade, as quais traduzem visões de mundo e modos de relação transcriados na diáspora afro-atlântica.In this work, my goal is to investigate how black theater practices produce notions of difference through performance. I dialogue with the intellectual production of Cia. Os Crespos, a group of actors formed in 2005 at the School of Dramatic Arts of the University of São Paulo. For that, I interviewed the actors; studied the \"Legítima Defesa Magazine, published by the company; and produced ethnography of urban interventions and performances of the play \"Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão\" (2016). In my analysis, I try to understand the scenic research processes of the group, highlighting theoretical perspectives and aesthetic procedures. Next, I propose a discussion about a black history of theater, as Evani Tavares Lima (2015) suggests. Finally, I argue that in \"Alguma Coisa a Ver Com Uma Missão\", the performance unfolds multiple practices of resistance and forms of subject, challenging the places imposed on black people by racism. Underpinning this construction are particular notions of space, time and freedom, which translate world views and modes of relationship transcreated into the Afro-Atlantic diaspora.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchwarcz, Lilia Katri MoritzTerra, Terra Johari2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06112019-184443/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:36:21Zoai:teses.usp.br:tde-06112019-184443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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