E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Daniela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21092023-111542/
Resumo: Esta dissertação pretende discutir as metamorfoses das bruxas na peça Macbeth e como estas tecem sonoramente a sua lenda, compondo uma dramaturgia sonora. O texto costura rastros históricos e mitológicos encontrados na paisagem sonora, nas imagens dos corpos e na fala poética das bruxas, sonhos e relatos pessoais de trabalho. A questão evoca a relação entre voz e corpo, som e imagem e como estes elementos se relacionam através da imaginação. Enquanto símbolo da criatividade e arquétipo feminino marginal, a bruxa e suas metamorfoses vocais e corporais aproximam-se dos processos experimentais onde composições vocais são tecidas entrelaçando vogais, consoantes, sons fisiológicos, melodias, ritmos, timbres e ruídos através do movimento corporal. É símbolo de transformação sonora e física, à margem e no centro da estética do belo, onde \"o belo é feio e o feio é belo.\" Os sons que criam sentido no mundo, evaporam-se no ar, mas permanecem nos pensamentos e nas vozes do outro. No arcabouço teórico principal que costura o texto estão as vozes feministas de Sílvia Federicci a respeito da relação entre a figura da bruxa e o apagamento feminino da história, Adriana Cavarero e sua filosofia da expressão vocal, Pauline Oliveros e sua proposta de escuta profunda como caminho de composição e outros pesquisadores das áreas da mitologia, da dança e da voz.
id USP_14fc884f838c029cf94b8eb6949f51de
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21092023-111542
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de MacbethWhat if the witches were sounds? - The metamorphosis of the time weavers in Macbeth\'s legend.BruxasCharacter CreationCompositionCriação de PersonagensDramaturgia SonoraDramaturgy of SoundEscutaVoicesVozWitchesEsta dissertação pretende discutir as metamorfoses das bruxas na peça Macbeth e como estas tecem sonoramente a sua lenda, compondo uma dramaturgia sonora. O texto costura rastros históricos e mitológicos encontrados na paisagem sonora, nas imagens dos corpos e na fala poética das bruxas, sonhos e relatos pessoais de trabalho. A questão evoca a relação entre voz e corpo, som e imagem e como estes elementos se relacionam através da imaginação. Enquanto símbolo da criatividade e arquétipo feminino marginal, a bruxa e suas metamorfoses vocais e corporais aproximam-se dos processos experimentais onde composições vocais são tecidas entrelaçando vogais, consoantes, sons fisiológicos, melodias, ritmos, timbres e ruídos através do movimento corporal. É símbolo de transformação sonora e física, à margem e no centro da estética do belo, onde \"o belo é feio e o feio é belo.\" Os sons que criam sentido no mundo, evaporam-se no ar, mas permanecem nos pensamentos e nas vozes do outro. No arcabouço teórico principal que costura o texto estão as vozes feministas de Sílvia Federicci a respeito da relação entre a figura da bruxa e o apagamento feminino da história, Adriana Cavarero e sua filosofia da expressão vocal, Pauline Oliveros e sua proposta de escuta profunda como caminho de composição e outros pesquisadores das áreas da mitologia, da dança e da voz.This dissertation intends to discuss the poetic metamorphoses of the witches in the play Macbeth and how they sonically weave their legend, composing a dramaturgy of sound. The text sews historical and mythological traces found in the soundscape, in the images ofthe bodies, of the witches\' poetic speech, dreams and personal work reports. The question evokes the relationship between voice and body, sound and image and how these elements are related through imagination. As a symbol of creativity and marginal feminine archetype, the witch and her vocal and bodily metamorphoses approach experimental processes where vocal compositions are woven by interweaving vowels, consonants, physiological sounds, melodies, rhythms, timbres and noises through body movement. lt is a symbol of sound and physical transformation, outside the aesthetics of the beautiful, where \"the beautiful is ugly and the ugly is beautiful.\" The sound that creates meaning in the world, evaporates in the air, but remains in the thoughts and voices of the other. ln the main theoretical framework that stitches the text are the feminist voices of Sílvia Federicci regarding the relationship between the figure of the witch and the female erasure of history, Adriana Cavarero and her philosophy of vocal expression, Pauline Oliveros and her proposal of deep listening as a path composers and other researchers in the fields of mythology, dance and voice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCintra, Fabio Cardozo de MelloSouto, Daniela2021-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21092023-111542/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-22T14:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-21092023-111542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-22T14:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
What if the witches were sounds? - The metamorphosis of the time weavers in Macbeth\'s legend.
title E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
spellingShingle E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
Souto, Daniela
Bruxas
Character Creation
Composition
Criação de Personagens
Dramaturgia Sonora
Dramaturgy of Sound
Escuta
Voices
Voz
Witches
title_short E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
title_full E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
title_fullStr E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
title_full_unstemmed E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
title_sort E se as bruxas fossem sons? As metamorfoses das tecelãs do tempo na lenda de Macbeth
author Souto, Daniela
author_facet Souto, Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cintra, Fabio Cardozo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Bruxas
Character Creation
Composition
Criação de Personagens
Dramaturgia Sonora
Dramaturgy of Sound
Escuta
Voices
Voz
Witches
topic Bruxas
Character Creation
Composition
Criação de Personagens
Dramaturgia Sonora
Dramaturgy of Sound
Escuta
Voices
Voz
Witches
description Esta dissertação pretende discutir as metamorfoses das bruxas na peça Macbeth e como estas tecem sonoramente a sua lenda, compondo uma dramaturgia sonora. O texto costura rastros históricos e mitológicos encontrados na paisagem sonora, nas imagens dos corpos e na fala poética das bruxas, sonhos e relatos pessoais de trabalho. A questão evoca a relação entre voz e corpo, som e imagem e como estes elementos se relacionam através da imaginação. Enquanto símbolo da criatividade e arquétipo feminino marginal, a bruxa e suas metamorfoses vocais e corporais aproximam-se dos processos experimentais onde composições vocais são tecidas entrelaçando vogais, consoantes, sons fisiológicos, melodias, ritmos, timbres e ruídos através do movimento corporal. É símbolo de transformação sonora e física, à margem e no centro da estética do belo, onde \"o belo é feio e o feio é belo.\" Os sons que criam sentido no mundo, evaporam-se no ar, mas permanecem nos pensamentos e nas vozes do outro. No arcabouço teórico principal que costura o texto estão as vozes feministas de Sílvia Federicci a respeito da relação entre a figura da bruxa e o apagamento feminino da história, Adriana Cavarero e sua filosofia da expressão vocal, Pauline Oliveros e sua proposta de escuta profunda como caminho de composição e outros pesquisadores das áreas da mitologia, da dança e da voz.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21092023-111542/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-21092023-111542/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090967689494528