A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mauricio da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/
Resumo: SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) ­ Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação.
id USP_150f6369faf81325fa3eba860bacb2d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03022017-163215
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação-Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas VisuaisArte/EducaçãoArte/EducationComunicação/EducaçãoComunication/EducationEducommunicationEducomunicaçãoEpistemologiaEpistemologyTriangular Teaching Approach of Arts and Visual CulturesSILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) ­ Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação.Teaching Art and Visual Cultures can bring to conceptual deepenings in the field of Educomunication. This study exposes the structures/systems in hybrid knowledge areas of Art/Education as well as Communication/Education through a transdisciplinary view and their various contextualized dimensions, for comparative reference purposes, based on the grounds of the characteristics of the Triangular Approach and Educommunication. Finally, indicates the three combined actions Read-Do-Contextualize, the foundations of Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures, as a guiding process for the praxis and epistemology of Educommunication development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRizzi, Maria Christina de Souza LimaSilva, Mauricio da2016-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-03022017-163215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
-
title A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
spellingShingle A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
Silva, Mauricio da
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais
Arte/Educação
Arte/Education
Comunicação/Educação
Comunication/Education
Educommunication
Educomunicação
Epistemologia
Epistemology
Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures
title_short A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
title_full A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
title_fullStr A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
title_full_unstemmed A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
title_sort A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
author Silva, Mauricio da
author_facet Silva, Mauricio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mauricio da
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais
Arte/Educação
Arte/Education
Comunicação/Educação
Comunication/Education
Educommunication
Educomunicação
Epistemologia
Epistemology
Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures
topic Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais
Arte/Educação
Arte/Education
Comunicação/Educação
Comunication/Education
Educommunication
Educomunicação
Epistemologia
Epistemology
Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures
description SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) ­ Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256629281554432