A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/ |
Resumo: | SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação. |
id |
USP_150f6369faf81325fa3eba860bacb2d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03022017-163215 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação-Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas VisuaisArte/EducaçãoArte/EducationComunicação/EducaçãoComunication/EducationEducommunicationEducomunicaçãoEpistemologiaEpistemologyTriangular Teaching Approach of Arts and Visual CulturesSILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação.Teaching Art and Visual Cultures can bring to conceptual deepenings in the field of Educomunication. This study exposes the structures/systems in hybrid knowledge areas of Art/Education as well as Communication/Education through a transdisciplinary view and their various contextualized dimensions, for comparative reference purposes, based on the grounds of the characteristics of the Triangular Approach and Educommunication. Finally, indicates the three combined actions Read-Do-Contextualize, the foundations of Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures, as a guiding process for the praxis and epistemology of Educommunication development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRizzi, Maria Christina de Souza LimaSilva, Mauricio da2016-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-03022017-163215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação - |
title |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação |
spellingShingle |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação Silva, Mauricio da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais Arte/Educação Arte/Education Comunicação/Educação Comunication/Education Educommunication Educomunicação Epistemologia Epistemology Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures |
title_short |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação |
title_full |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação |
title_fullStr |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação |
title_full_unstemmed |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação |
title_sort |
A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação |
author |
Silva, Mauricio da |
author_facet |
Silva, Mauricio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mauricio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais Arte/Educação Arte/Education Comunicação/Educação Comunication/Education Educommunication Educomunicação Epistemologia Epistemology Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures |
topic |
Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais Arte/Educação Arte/Education Comunicação/Educação Comunication/Education Educommunication Educomunicação Epistemologia Epistemology Triangular Teaching Approach of Arts and Visual Cultures |
description |
SILVA, Mauricio da. A contribuição da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais para o desenvolvimento da epistemologia da Educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Inspirado em observações da práxis Arteducativa e Educomunicativa, este trabalho identifica e analisa as inter-relações teóricas da Arte/Educação, no paradigma da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais, e a Comunicação/Educação, no paradigma da Educomunicação, com o objetivo de refletir sobre os pontos que tem em comum para apontar as possíveis contribuições que a Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais pode fazer para o aprofundamento conceitual do campo da Educomunicação. São apresentadas as estruturas/sistemas das áreas de conhecimento híbridas da Arte/Educação e Comunicação/Educação dentro de um olhar transdisciplinar e suas diferentes vertentes relacionadas aos contextos, para referência comparativa na fundamentação das características da Abordagem Triangular e da Educomunicação. Por fim é indicado o Ler-Fazer- Contextualizar, base da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais como processo orientador para a desenvolvimento da práxis e epistemologia da Educomunicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-03022017-163215/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256629281554432 |