\"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosana Aparecida Martins
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-10102006-170247/
Resumo: Em tempos atuais o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias levando como modelo de análise na interpretação das relações entre o global/local. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse projeto situa-se em abordar a construção do rap produzido no Brasil enquanto projeto artístico de resistência ao sistema hierárquico de poder e prestígio, como componente musical integrado no fluxo global de produtos, idéias, estilos, ou seja, enquanto linguagem cultural e consumível. Trata-se precisamente de estudar a disseminação do Rap Nacional (seu impacto social, no papel da política lírica de um discurso politizado em torno da interação social e da organização do cotidiano) enquanto meio de produção cultural, objeto de consumo imerso no contexto da cultura hip-hop. Diante disso, fica proposto para a presente pesquisa reconstruir o sistema de significações simbólicas que a mensagem produz, caracterizando pela capacidade de reflexão crítica à ordem social, articulada pelos jovens consumidores desse gênero artístico musical, na cidade de São Paulo, que são denominados por “manos" e por “boys", tentando apanhar a singularidade que há por trás desse processo. O presente trabalho ajuda a estabelecer pontos de apoio para a renovação tanto das questões sociais numa reavaliação da visão conformista e atomizada, idéias correntes quando o assunto é juventude brasileira.
id USP_1581584277e7c9285d188ff0d0362650
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10102006-170247
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"Lo stile che nessuno tiene: mano è mano! Boy è boy! Boy è mano? Mano è mano? Reflessione critica sui processi di sociabilità tra il popoli giovane nella città di São Paolo nell identificazione con la musicalità del rap nazionaleComunicação de massaGlobalizaçãoglobalizzazioneIdentidade pluralidentità puralemondializzazione della culturaMundialização da culturaPós-modernidadeSociedade de consumoEm tempos atuais o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias levando como modelo de análise na interpretação das relações entre o global/local. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse projeto situa-se em abordar a construção do rap produzido no Brasil enquanto projeto artístico de resistência ao sistema hierárquico de poder e prestígio, como componente musical integrado no fluxo global de produtos, idéias, estilos, ou seja, enquanto linguagem cultural e consumível. Trata-se precisamente de estudar a disseminação do Rap Nacional (seu impacto social, no papel da política lírica de um discurso politizado em torno da interação social e da organização do cotidiano) enquanto meio de produção cultural, objeto de consumo imerso no contexto da cultura hip-hop. Diante disso, fica proposto para a presente pesquisa reconstruir o sistema de significações simbólicas que a mensagem produz, caracterizando pela capacidade de reflexão crítica à ordem social, articulada pelos jovens consumidores desse gênero artístico musical, na cidade de São Paulo, que são denominados por “manos" e por “boys", tentando apanhar a singularidade que há por trás desse processo. O presente trabalho ajuda a estabelecer pontos de apoio para a renovação tanto das questões sociais numa reavaliação da visão conformista e atomizada, idéias correntes quando o assunto é juventude brasileira.The globalization process has been providing new arrangements to identity issues on its role as a model to interpret the relations between the global and the local in current times. From this prospect, this project’s purpose approaches the construction of the rap made in Brazil as an artistic project of resistance to an hierarchical power and prestige system as well as a musical component integrated to the global flux of products, ideas and styles, therefore, as a cultural and marketable language. The project’s challenge is to study the dissemination of Brazilian National Rap in its variety of meanings: its social impact as lyrical politics about social interaction and day by day relations as a means of cultural context as a merchandise. This project’s goal is an effort to rebuild the symbolic system of meanings which is passed on by this message to the specific public, young consumers of this artistic and musical type, in São Paulo city, who are denomined and use to call themselves ‘manos’ and ‘boys’, trying to highlight the uniqueness behind this process. This project helps to set up supporting ideas towards a renovation of social issues as well as a reevaluation of current ideas on Brazilian youth.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaldas, WaldenyrSantos, Rosana Aparecida Martins2002-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-10102006-170247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-10102006-170247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
Lo stile che nessuno tiene: mano è mano! Boy è boy! Boy è mano? Mano è mano? Reflessione critica sui processi di sociabilità tra il popoli giovane nella città di São Paolo nell identificazione con la musicalità del rap nazionale
title \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
spellingShingle \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
Santos, Rosana Aparecida Martins
Comunicação de massa
Globalização
globalizzazione
Identidade plural
identità purale
mondializzazione della cultura
Mundialização da cultura
Pós-modernidade
Sociedade de consumo
title_short \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
title_full \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
title_fullStr \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
title_full_unstemmed \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
title_sort \"O estilo que ninguém segura - Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?\"
author Santos, Rosana Aparecida Martins
author_facet Santos, Rosana Aparecida Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldas, Waldenyr
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosana Aparecida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de massa
Globalização
globalizzazione
Identidade plural
identità purale
mondializzazione della cultura
Mundialização da cultura
Pós-modernidade
Sociedade de consumo
topic Comunicação de massa
Globalização
globalizzazione
Identidade plural
identità purale
mondializzazione della cultura
Mundialização da cultura
Pós-modernidade
Sociedade de consumo
description Em tempos atuais o processo de globalização vem fornecendo novas configurações identitárias levando como modelo de análise na interpretação das relações entre o global/local. Partindo deste pressuposto, o objetivo desse projeto situa-se em abordar a construção do rap produzido no Brasil enquanto projeto artístico de resistência ao sistema hierárquico de poder e prestígio, como componente musical integrado no fluxo global de produtos, idéias, estilos, ou seja, enquanto linguagem cultural e consumível. Trata-se precisamente de estudar a disseminação do Rap Nacional (seu impacto social, no papel da política lírica de um discurso politizado em torno da interação social e da organização do cotidiano) enquanto meio de produção cultural, objeto de consumo imerso no contexto da cultura hip-hop. Diante disso, fica proposto para a presente pesquisa reconstruir o sistema de significações simbólicas que a mensagem produz, caracterizando pela capacidade de reflexão crítica à ordem social, articulada pelos jovens consumidores desse gênero artístico musical, na cidade de São Paulo, que são denominados por “manos" e por “boys", tentando apanhar a singularidade que há por trás desse processo. O presente trabalho ajuda a estabelecer pontos de apoio para a renovação tanto das questões sociais numa reavaliação da visão conformista e atomizada, idéias correntes quando o assunto é juventude brasileira.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-10102006-170247/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-10102006-170247/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256922743373824