Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Kátia Marly Leite
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memorandum (Belo Horizonte)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir as idéias de Martin Buber acerca da educação e do papel do educador em sua correlação com tempos de crise. O diálogo, a partir de uma interface entre a sociologia, a teologia e a filosofia, ocorre estimulado por dois temas fundamentais: a dor da barbárie e a esperança. Trabalhar com uma educação voltada para o diálogo e para a construção de uma cultura de paz e solidariedade em tempos sombrios e vazios de sentido como os nossos significa, antes de tudo, perceber a tensão entre esses dois eixos que envolvem a vida dos homens na sociedade atual. A perspectiva buberiana acerca da tarefa de educar vem, sem dúvida, levantar algumas questões fundamentais que remetem não só às exigências da condição de educador, mas às possibilidades de educar em meio ao caos e à violência deste século. 
id UFMG-25_55ca870e468dbc136ccf57ee372e1b28
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/6664
network_acronym_str UFMG-25
network_name_str Memorandum (Belo Horizonte)
repository_id_str
spelling Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin BuberMartin BubereducaçãodiálogoesperançabarbárieEste artigo tem por objetivo discutir as idéias de Martin Buber acerca da educação e do papel do educador em sua correlação com tempos de crise. O diálogo, a partir de uma interface entre a sociologia, a teologia e a filosofia, ocorre estimulado por dois temas fundamentais: a dor da barbárie e a esperança. Trabalhar com uma educação voltada para o diálogo e para a construção de uma cultura de paz e solidariedade em tempos sombrios e vazios de sentido como os nossos significa, antes de tudo, perceber a tensão entre esses dois eixos que envolvem a vida dos homens na sociedade atual. A perspectiva buberiana acerca da tarefa de educar vem, sem dúvida, levantar algumas questões fundamentais que remetem não só às exigências da condição de educador, mas às possibilidades de educar em meio ao caos e à violência deste século. Universidade Federal de Minas Gerais2009-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 17 (2009); 45-59Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 17 (2009); 45-591676-1669reponame:Memorandum (Belo Horizonte)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664/4238Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Kátia Marly Leite2019-12-16T14:21:51Zoai:periodicos.ufmg.br:article/6664Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/oaidecae@fae.ufmg.br1676-16691676-1669opendoar:2019-12-16T14:21:51Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
title Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
spellingShingle Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
Mendonça, Kátia Marly Leite
Martin Buber
educação
diálogo
esperança
barbárie
title_short Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
title_full Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
title_fullStr Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
title_full_unstemmed Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
title_sort Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber
author Mendonça, Kátia Marly Leite
author_facet Mendonça, Kátia Marly Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Kátia Marly Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Martin Buber
educação
diálogo
esperança
barbárie
topic Martin Buber
educação
diálogo
esperança
barbárie
description Este artigo tem por objetivo discutir as idéias de Martin Buber acerca da educação e do papel do educador em sua correlação com tempos de crise. O diálogo, a partir de uma interface entre a sociologia, a teologia e a filosofia, ocorre estimulado por dois temas fundamentais: a dor da barbárie e a esperança. Trabalhar com uma educação voltada para o diálogo e para a construção de uma cultura de paz e solidariedade em tempos sombrios e vazios de sentido como os nossos significa, antes de tudo, perceber a tensão entre esses dois eixos que envolvem a vida dos homens na sociedade atual. A perspectiva buberiana acerca da tarefa de educar vem, sem dúvida, levantar algumas questões fundamentais que remetem não só às exigências da condição de educador, mas às possibilidades de educar em meio ao caos e à violência deste século. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664/4238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Memorandum: Memória e História em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 17 (2009); 45-59
Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 17 (2009); 45-59
1676-1669
reponame:Memorandum (Belo Horizonte)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Memorandum (Belo Horizonte)
collection Memorandum (Belo Horizonte)
repository.name.fl_str_mv Memorandum (Belo Horizonte) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv decae@fae.ufmg.br
_version_ 1797053977558253568