A poesia de Bagagem, de Adélia Prado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquez, Maíra Carmo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-09112012-093125/
Resumo: A dissertação que se segue pretende, através da análise de poemas, estudar o livro de estréia de Adélia Prado, Bagagem, de 1976. A poesia da autora foi confrontada com a de seus contemporâneos, a poesia marginal, levando em conta e articulando um ponto de vista histórico que tenta dar conta do surgimento de ambas as poéticas. A poesia de Adélia Prado é certamente um incômodo na poesia brasileira, poesia que, justamente no contexto da ditadura militar, tende a enfatizar ou mesmo defender valores tradicionais tais como a família e a religiosidade católica. Ecoa em seus versos o tradicional discurso conservador brasileiro, revitalizado pela ditadura militar, ao mesmo tempo em que sua poesia lhe escapa. Seus poemas, através de um romantismo crítico, repensam o cotidiano dando-lhe novos significados, a partir da perspectiva dos mais simples. Logo, a dissertação teve de se haver com as oscilações ideológicas e formais de sua poesia.
id USP_15f8921aac50381d11ef3d3aa3f4d9a4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09112012-093125
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A poesia de Bagagem, de Adélia PradoThe poetry of Bagagem, by Adélia PradoAdélia PradoAdélia PradoMarginal poetryPoesia - BrasilPoesia marginalPoetry - BrazilA dissertação que se segue pretende, através da análise de poemas, estudar o livro de estréia de Adélia Prado, Bagagem, de 1976. A poesia da autora foi confrontada com a de seus contemporâneos, a poesia marginal, levando em conta e articulando um ponto de vista histórico que tenta dar conta do surgimento de ambas as poéticas. A poesia de Adélia Prado é certamente um incômodo na poesia brasileira, poesia que, justamente no contexto da ditadura militar, tende a enfatizar ou mesmo defender valores tradicionais tais como a família e a religiosidade católica. Ecoa em seus versos o tradicional discurso conservador brasileiro, revitalizado pela ditadura militar, ao mesmo tempo em que sua poesia lhe escapa. Seus poemas, através de um romantismo crítico, repensam o cotidiano dando-lhe novos significados, a partir da perspectiva dos mais simples. Logo, a dissertação teve de se haver com as oscilações ideológicas e formais de sua poesia.The dissertation that follows aims at studying, through the analysis of specific poems, Adélia Prado\'s debut book Bagagem, from 1976. The author\'s poetry was first confronted with that of her contemporaries, the so called poesia marginal, taking into account and trying to articulate a historical point of view that would encompass the rising of both poetics. Adelia Prado\'s poetry certainly represents certain unease in Brazilian poetry, a poetry that, in the very context of the country\'s military dictatorship, enphasizes or even defends traditional values such as those of the family and the Catholicism. Her verses echoe the backward discourse of the military, but at the same time escape it. Through a certain critical romanticism, her poems also help rethink the meaning of daily life, granting it new meanings, specially from the point of view of the humble people. This dissertation, therefore, had to cope with the ideological as well as formal oscillations of her poetry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBischof, BetinaMarquez, Maíra Carmo2012-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-09112012-093125/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-09112012-093125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
The poetry of Bagagem, by Adélia Prado
title A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
spellingShingle A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
Marquez, Maíra Carmo
Adélia Prado
Adélia Prado
Marginal poetry
Poesia - Brasil
Poesia marginal
Poetry - Brazil
title_short A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
title_full A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
title_fullStr A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
title_full_unstemmed A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
title_sort A poesia de Bagagem, de Adélia Prado
author Marquez, Maíra Carmo
author_facet Marquez, Maíra Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bischof, Betina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquez, Maíra Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Adélia Prado
Adélia Prado
Marginal poetry
Poesia - Brasil
Poesia marginal
Poetry - Brazil
topic Adélia Prado
Adélia Prado
Marginal poetry
Poesia - Brasil
Poesia marginal
Poetry - Brazil
description A dissertação que se segue pretende, através da análise de poemas, estudar o livro de estréia de Adélia Prado, Bagagem, de 1976. A poesia da autora foi confrontada com a de seus contemporâneos, a poesia marginal, levando em conta e articulando um ponto de vista histórico que tenta dar conta do surgimento de ambas as poéticas. A poesia de Adélia Prado é certamente um incômodo na poesia brasileira, poesia que, justamente no contexto da ditadura militar, tende a enfatizar ou mesmo defender valores tradicionais tais como a família e a religiosidade católica. Ecoa em seus versos o tradicional discurso conservador brasileiro, revitalizado pela ditadura militar, ao mesmo tempo em que sua poesia lhe escapa. Seus poemas, através de um romantismo crítico, repensam o cotidiano dando-lhe novos significados, a partir da perspectiva dos mais simples. Logo, a dissertação teve de se haver com as oscilações ideológicas e formais de sua poesia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-09112012-093125/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-09112012-093125/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256844391677952