Percursos de pedestres: caminhabilidade, conforto ambiental e planejamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albala, Paula Lelis Rabelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09032023-164035/
Resumo: Este trabalho é sobre caminhabilidade, conforto ambiental do pedestre e planejamento estratégico. O objetivo principal consiste em aferir como a caminhabilidade se inter-relaciona com aspectos de conforto ambiental nos percursos de pedestres, trazendo uma proposta de inclusão destas temáticas de forma mais sistematizada no planejamento estratégico das cidades. Demonstra-se como a caminhabilidade é um conceito em construção, ressaltando- se o grande número de indicadores criados para aferi-la. Na sequência, abordam-se as dimensões do conforto ambiental do pedestre, e a inserção da caminhabilidade no âmbito do planejamento urbano. Enfatiza-se a importância de se avaliar a caminhabilidade sob a ótica do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), com base na teoria dos 5Ds. No desenvolvimento dos trabalhos, adotou-se uma metodologia de pesquisa composta de duas fases (two-phase research design), aliando o método dedutivo simulacional (preditivo) ao método propositivo. Desenvolveu-se uma metodologia para seleção dos casos de estudo, baseada em uma análise da caminhabilidade em macroescala e do índice de deslocamentos a pé das regiões analisadas. Propõe-se também a construção de um índice para aferição da caminhabilidade e conforto ambiental do pedestre. Este índice, por sua vez, é composto por três índices parciais, relacionados a aspectos térmicos, acústicos e ergonômicos dos percursos de pedestres. Demonstra-se como a análise e espacialização dos resultados pode ser sistematizada e replicada, por meio de ferramentas de visualização de ruas e o auxílio de ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica). Por fim, os índices criados são aplicados em tipologias urbanas e realiza-se um ensaio propositivo, no qual são apresentados dois possíveis cenários. A partir destas discussões, são estabelecidas estratégias de planejamento estratégico baseadas nas inter-relações entre caminhabilidade e conforto do pedestre. A pesquisa conclui que existe uma retroalimentação entre estes dois aspectos: por um lado, a caminhabilidade e aspectos de conforto ambiental podem fornecer subsídios ao planejamento estratégico. E o planejamento estratégico, por sua vez, tem o potencial de afetar diretamente a caminhabilidade e o conforto ambiental.
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Enfatiza-se a importância de se avaliar a caminhabilidade sob a ótica do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), com base na teoria dos 5Ds. No desenvolvimento dos trabalhos, adotou-se uma metodologia de pesquisa composta de duas fases (two-phase research design), aliando o método dedutivo simulacional (preditivo) ao método propositivo. Desenvolveu-se uma metodologia para seleção dos casos de estudo, baseada em uma análise da caminhabilidade em macroescala e do índice de deslocamentos a pé das regiões analisadas. Propõe-se também a construção de um índice para aferição da caminhabilidade e conforto ambiental do pedestre. Este índice, por sua vez, é composto por três índices parciais, relacionados a aspectos térmicos, acústicos e ergonômicos dos percursos de pedestres. Demonstra-se como a análise e espacialização dos resultados pode ser sistematizada e replicada, por meio de ferramentas de visualização de ruas e o auxílio de ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica). Por fim, os índices criados são aplicados em tipologias urbanas e realiza-se um ensaio propositivo, no qual são apresentados dois possíveis cenários. A partir destas discussões, são estabelecidas estratégias de planejamento estratégico baseadas nas inter-relações entre caminhabilidade e conforto do pedestre. A pesquisa conclui que existe uma retroalimentação entre estes dois aspectos: por um lado, a caminhabilidade e aspectos de conforto ambiental podem fornecer subsídios ao planejamento estratégico. E o planejamento estratégico, por sua vez, tem o potencial de afetar diretamente a caminhabilidade e o conforto ambiental.This research is about walkability, pedestrian environmental comfort, and strategic planning. The main objective is to assess how walkability is interrelated with aspects of environmental comfort in pedestrian routes, proposing the inclusion of these themes in a more systematic way in the strategic planning of cities. The work demonstrates how walkability is a concept under construction, emphasizing the considerable number of existing indicators to measure it. Then, the research addresses the dimensions of the pedestrians environmental comfort and the inclusion of walkability in the context of urban planning. It is also debated the importance of evaluating walkability from the perspective of Transit-oriented Development for Sustainability (TODS), based on the 5 Ds theory. The research methodology is based on the two-phase research design, combining a deductive simulation method (predictive) with a design proposal. A new methodology was developed for the selection of case studies, based on an analysis of walkability on a macroscale and the index of displacements on foot in the analyzed regions. Also, the thesis proposes the construction of an index to measure pedestrian walkability and environmental comfort. This index, in turn, is composed of three partial indices, related to thermal, acoustic, and ergonomic aspects of pedestrian routes. The research demonstrates how the analysis and spatialization of the results can be systematized and replicated, through street visualization tools and the use of GIS (Geographic Information System) tools. Finally, the indexes created were applied to urban typologies and two scenarios essays were carried out. From these discussions, strategic planning strategies were established based on the interrelations between walkability and pedestrian comfort. The research concludes that there is bidirectional relationship between these two aspects: on the one hand, walkability and aspects of environmental comfort can provide subsidies for strategic planning. And strategic planning, in turn, has the potential to directly affect walkability and environmental comfort.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Leonardo MarquesMülfarth, Roberta Consentino KronkaAlbala, Paula Lelis Rabelo2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-09032023-164035/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-10T17:13:41Zoai:teses.usp.br:tde-09032023-164035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-10T17:13:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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