Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-28022024-135441/ |
Resumo: | O trabalho proposto tem como objetivo principal estudar metodologias de otimização de suspensão para veículos de passeio e comerciais leves, baseando-se em parâmetros de conforto veicular, através do uso de simulação numérica computacional. São apresentados os critérios atualmente utilizados para a avaliação de um veículo a despeito de sua desempenho com relação ao conforto do ocupante - critérios estes ligados a grandezas dinâmicas que podem ser observadas no veículo tanto por meio de medições em campo quanto por simulações numéricas. Por enfocar a área de simulação, é apresentada no trabalho a modelagem dinâmica que possibilita a obtenção de tais grandezas relacionadas ao conforto - esta modelagem não é porém desenvolvida aqui no trabalho e é utilizada tão somente para se obter os resultados necessários à otimização em si. A seguir, duas ferramentas de otimização são apresentadas e estudadas para que se possa estabelecer qual delas melhor se enquadra no problema proposto. Através de uma análise dos resultados proporcionados por cada uma, levando-se em consideração diversos fatores, tais como desempenho computacional, praticidade de uso e precisão de resultados, é mostrado onde cada uma destas técnicas mais se adequa ao problema de seleção dos parâmetros de suspensão visando a otimização do conforto veicular. |
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Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.Untitled in englishConforto veicular (Otimização)Vehicle comfort (Optimization)O trabalho proposto tem como objetivo principal estudar metodologias de otimização de suspensão para veículos de passeio e comerciais leves, baseando-se em parâmetros de conforto veicular, através do uso de simulação numérica computacional. São apresentados os critérios atualmente utilizados para a avaliação de um veículo a despeito de sua desempenho com relação ao conforto do ocupante - critérios estes ligados a grandezas dinâmicas que podem ser observadas no veículo tanto por meio de medições em campo quanto por simulações numéricas. Por enfocar a área de simulação, é apresentada no trabalho a modelagem dinâmica que possibilita a obtenção de tais grandezas relacionadas ao conforto - esta modelagem não é porém desenvolvida aqui no trabalho e é utilizada tão somente para se obter os resultados necessários à otimização em si. A seguir, duas ferramentas de otimização são apresentadas e estudadas para que se possa estabelecer qual delas melhor se enquadra no problema proposto. Através de uma análise dos resultados proporcionados por cada uma, levando-se em consideração diversos fatores, tais como desempenho computacional, praticidade de uso e precisão de resultados, é mostrado onde cada uma destas técnicas mais se adequa ao problema de seleção dos parâmetros de suspensão visando a otimização do conforto veicular.The proposed work has the main objective of studying methodologies for optimization of passenger cars and pick-ups, based on ride comfort parameters, using computational numeric simulation. The current criteria used to evaluate vehicles concerning their ride comfort properties to the occupant are shown - these criteria are related to dynamic variables that may be both measured in the physical vehicle or calculated through computational numeric simulation. As this work is more devoted to the simulation field, the dynamic modeling that allows the obtainment of such dynamic variables related to the ride comfort is shown - however, as the modeling is not the main purpose of this work, it is used here more as a mean to obtain the necessary results for the optimization process. Following this, two distinct optimization tools are shown and studied to make possible to establish which is the most suitable for the proposed problem. Through an analysis of the results offered by each of these tools, it is shown where each one is more adequate for the task of selecting the suspension parameters that optimize the ride comfort properties of the vehicle. This analysis is based on factors such as computational performance, usage and precision.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTamai, Edilson HiroshiVilela, Daniel2003-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-28022024-135441/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-28T17:05:03Zoai:teses.usp.br:tde-28022024-135441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-28T17:05:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O trabalho proposto tem como objetivo principal estudar metodologias de otimização de suspensão para veículos de passeio e comerciais leves, baseando-se em parâmetros de conforto veicular, através do uso de simulação numérica computacional. São apresentados os critérios atualmente utilizados para a avaliação de um veículo a despeito de sua desempenho com relação ao conforto do ocupante - critérios estes ligados a grandezas dinâmicas que podem ser observadas no veículo tanto por meio de medições em campo quanto por simulações numéricas. Por enfocar a área de simulação, é apresentada no trabalho a modelagem dinâmica que possibilita a obtenção de tais grandezas relacionadas ao conforto - esta modelagem não é porém desenvolvida aqui no trabalho e é utilizada tão somente para se obter os resultados necessários à otimização em si. A seguir, duas ferramentas de otimização são apresentadas e estudadas para que se possa estabelecer qual delas melhor se enquadra no problema proposto. Através de uma análise dos resultados proporcionados por cada uma, levando-se em consideração diversos fatores, tais como desempenho computacional, praticidade de uso e precisão de resultados, é mostrado onde cada uma destas técnicas mais se adequa ao problema de seleção dos parâmetros de suspensão visando a otimização do conforto veicular. |
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