Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Daniel
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-28022024-135441/
Resumo: O trabalho proposto tem como objetivo principal estudar metodologias de otimização de suspensão para veículos de passeio e comerciais leves, baseando-se em parâmetros de conforto veicular, através do uso de simulação numérica computacional. São apresentados os critérios atualmente utilizados para a avaliação de um veículo a despeito de sua desempenho com relação ao conforto do ocupante - critérios estes ligados a grandezas dinâmicas que podem ser observadas no veículo tanto por meio de medições em campo quanto por simulações numéricas. Por enfocar a área de simulação, é apresentada no trabalho a modelagem dinâmica que possibilita a obtenção de tais grandezas relacionadas ao conforto - esta modelagem não é porém desenvolvida aqui no trabalho e é utilizada tão somente para se obter os resultados necessários à otimização em si. A seguir, duas ferramentas de otimização são apresentadas e estudadas para que se possa estabelecer qual delas melhor se enquadra no problema proposto. Através de uma análise dos resultados proporcionados por cada uma, levando-se em consideração diversos fatores, tais como desempenho computacional, praticidade de uso e precisão de resultados, é mostrado onde cada uma destas técnicas mais se adequa ao problema de seleção dos parâmetros de suspensão visando a otimização do conforto veicular.
id USP_16847b3603eaf60438dbf768fc1a4837
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28022024-135441
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.Untitled in englishConforto veicular (Otimização)Vehicle comfort (Optimization)O trabalho proposto tem como objetivo principal estudar metodologias de otimização de suspensão para veículos de passeio e comerciais leves, baseando-se em parâmetros de conforto veicular, através do uso de simulação numérica computacional. São apresentados os critérios atualmente utilizados para a avaliação de um veículo a despeito de sua desempenho com relação ao conforto do ocupante - critérios estes ligados a grandezas dinâmicas que podem ser observadas no veículo tanto por meio de medições em campo quanto por simulações numéricas. Por enfocar a área de simulação, é apresentada no trabalho a modelagem dinâmica que possibilita a obtenção de tais grandezas relacionadas ao conforto - esta modelagem não é porém desenvolvida aqui no trabalho e é utilizada tão somente para se obter os resultados necessários à otimização em si. A seguir, duas ferramentas de otimização são apresentadas e estudadas para que se possa estabelecer qual delas melhor se enquadra no problema proposto. Através de uma análise dos resultados proporcionados por cada uma, levando-se em consideração diversos fatores, tais como desempenho computacional, praticidade de uso e precisão de resultados, é mostrado onde cada uma destas técnicas mais se adequa ao problema de seleção dos parâmetros de suspensão visando a otimização do conforto veicular.The proposed work has the main objective of studying methodologies for optimization of passenger cars and pick-ups, based on ride comfort parameters, using computational numeric simulation. The current criteria used to evaluate vehicles concerning their ride comfort properties to the occupant are shown - these criteria are related to dynamic variables that may be both measured in the physical vehicle or calculated through computational numeric simulation. As this work is more devoted to the simulation field, the dynamic modeling that allows the obtainment of such dynamic variables related to the ride comfort is shown - however, as the modeling is not the main purpose of this work, it is used here more as a mean to obtain the necessary results for the optimization process. Following this, two distinct optimization tools are shown and studied to make possible to establish which is the most suitable for the proposed problem. Through an analysis of the results offered by each of these tools, it is shown where each one is more adequate for the task of selecting the suspension parameters that optimize the ride comfort properties of the vehicle. This analysis is based on factors such as computational performance, usage and precision.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTamai, Edilson HiroshiVilela, Daniel2003-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-28022024-135441/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-28T17:05:03Zoai:teses.usp.br:tde-28022024-135441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-28T17:05:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
Untitled in english
title Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
spellingShingle Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
Vilela, Daniel
Conforto veicular (Otimização)
Vehicle comfort (Optimization)
title_short Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
title_full Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
title_fullStr Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
title_sort Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular.
author Vilela, Daniel
author_facet Vilela, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tamai, Edilson Hiroshi
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto veicular (Otimização)
Vehicle comfort (Optimization)
topic Conforto veicular (Otimização)
Vehicle comfort (Optimization)
description O trabalho proposto tem como objetivo principal estudar metodologias de otimização de suspensão para veículos de passeio e comerciais leves, baseando-se em parâmetros de conforto veicular, através do uso de simulação numérica computacional. São apresentados os critérios atualmente utilizados para a avaliação de um veículo a despeito de sua desempenho com relação ao conforto do ocupante - critérios estes ligados a grandezas dinâmicas que podem ser observadas no veículo tanto por meio de medições em campo quanto por simulações numéricas. Por enfocar a área de simulação, é apresentada no trabalho a modelagem dinâmica que possibilita a obtenção de tais grandezas relacionadas ao conforto - esta modelagem não é porém desenvolvida aqui no trabalho e é utilizada tão somente para se obter os resultados necessários à otimização em si. A seguir, duas ferramentas de otimização são apresentadas e estudadas para que se possa estabelecer qual delas melhor se enquadra no problema proposto. Através de uma análise dos resultados proporcionados por cada uma, levando-se em consideração diversos fatores, tais como desempenho computacional, praticidade de uso e precisão de resultados, é mostrado onde cada uma destas técnicas mais se adequa ao problema de seleção dos parâmetros de suspensão visando a otimização do conforto veicular.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-28022024-135441/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-28022024-135441/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091143292420096