Transporte público em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zioni, Silvana
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26012017-145208/
Resumo: Este trabalho procura, por meio de uma análise histórica, caracterizar as formas de regulação do Estado e do mercado que atuaram na produção do transporte urbano em São Paulo, ao longo deste século. O objetivo de centrar o estudo na regulação do Estado e do mercado na produção do transporte público, como uma das mediações possíveis de análise se justifica pela relevância que este tema assumiu nas discussões sobre o papel Estado no atual contexto político-econômico brasileiro. Os diferentes momentos do desenvolvimento dos transportes públicos em São Paulo indicam que as condições de oferta da infra-estrutura e da organização espacial urbana estão vinculados a estágios do processo de acumulação - momentos de transformação sociais e políticas, motivadas por crises históricas do capitalismo no Brasil - e que estão relacionados aos momentos de inflexão do pensamento e prática do urbanismo. Desse modo, identifica-se que os diferentes modelos de regulamentação do serviços e as formas de organização assumidas pelo setor de transporte urbano em São Paulo estiveram articuladas ao processo econômico geral e que ao Estado sempre coube garantir antes o setor privado do que os serviços de transporte urbano.
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