Transporte público em São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26012017-145208/ |
Resumo: | Este trabalho procura, por meio de uma análise histórica, caracterizar as formas de regulação do Estado e do mercado que atuaram na produção do transporte urbano em São Paulo, ao longo deste século. O objetivo de centrar o estudo na regulação do Estado e do mercado na produção do transporte público, como uma das mediações possíveis de análise se justifica pela relevância que este tema assumiu nas discussões sobre o papel Estado no atual contexto político-econômico brasileiro. Os diferentes momentos do desenvolvimento dos transportes públicos em São Paulo indicam que as condições de oferta da infra-estrutura e da organização espacial urbana estão vinculados a estágios do processo de acumulação - momentos de transformação sociais e políticas, motivadas por crises históricas do capitalismo no Brasil - e que estão relacionados aos momentos de inflexão do pensamento e prática do urbanismo. Desse modo, identifica-se que os diferentes modelos de regulamentação do serviços e as formas de organização assumidas pelo setor de transporte urbano em São Paulo estiveram articuladas ao processo econômico geral e que ao Estado sempre coube garantir antes o setor privado do que os serviços de transporte urbano. |
id |
USP_173281886b2cc86b4aa1fee1df1d5926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26012017-145208 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Transporte público em São PauloNot availableNot availableTráfego rodoviárioTransporte públicoTransporte urbanoEste trabalho procura, por meio de uma análise histórica, caracterizar as formas de regulação do Estado e do mercado que atuaram na produção do transporte urbano em São Paulo, ao longo deste século. O objetivo de centrar o estudo na regulação do Estado e do mercado na produção do transporte público, como uma das mediações possíveis de análise se justifica pela relevância que este tema assumiu nas discussões sobre o papel Estado no atual contexto político-econômico brasileiro. Os diferentes momentos do desenvolvimento dos transportes públicos em São Paulo indicam que as condições de oferta da infra-estrutura e da organização espacial urbana estão vinculados a estágios do processo de acumulação - momentos de transformação sociais e políticas, motivadas por crises históricas do capitalismo no Brasil - e que estão relacionados aos momentos de inflexão do pensamento e prática do urbanismo. Desse modo, identifica-se que os diferentes modelos de regulamentação do serviços e as formas de organização assumidas pelo setor de transporte urbano em São Paulo estiveram articuladas ao processo econômico geral e que ao Estado sempre coube garantir antes o setor privado do que os serviços de transporte urbano.This work by means of historical analysis looks forward to characterize the State and market regulation forms which operated at urban transport production in Sao Paulo, along this century. The purpose is to focus the study on State and market regulations in public transport production, as one of the possible analysis mediations, as it is justified by the relevance this topic took over discussions on the State role at the present brazilian political-economical context. The different moments of public transportation development in Sao Paulo outpoint that the substructure offering conditions and spatial urban organization are entailed to phasis of the accumulation process - social-political transformation moments, motivated by historical capitalism crisis in Brazil - and which are connected to inflexion moments of town planning thinking and practice. Thus, one may identify that different service regulation patterns and organization shapes taken over by São Paulo urban transport branches has been joined to the general economical process, and to the State has always fallen to ensure rather the private sector than the urban transportation services.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDeak, CsabaZioni, Silvana2000-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26012017-145208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-13T13:43:37Zoai:teses.usp.br:tde-26012017-145208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-13T13:43:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transporte público em São Paulo Not available |
title |
Transporte público em São Paulo |
spellingShingle |
Transporte público em São Paulo Zioni, Silvana Not available Tráfego rodoviário Transporte público Transporte urbano |
title_short |
Transporte público em São Paulo |
title_full |
Transporte público em São Paulo |
title_fullStr |
Transporte público em São Paulo |
title_full_unstemmed |
Transporte público em São Paulo |
title_sort |
Transporte público em São Paulo |
author |
Zioni, Silvana |
author_facet |
Zioni, Silvana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Deak, Csaba |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zioni, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Not available Tráfego rodoviário Transporte público Transporte urbano |
topic |
Not available Tráfego rodoviário Transporte público Transporte urbano |
description |
Este trabalho procura, por meio de uma análise histórica, caracterizar as formas de regulação do Estado e do mercado que atuaram na produção do transporte urbano em São Paulo, ao longo deste século. O objetivo de centrar o estudo na regulação do Estado e do mercado na produção do transporte público, como uma das mediações possíveis de análise se justifica pela relevância que este tema assumiu nas discussões sobre o papel Estado no atual contexto político-econômico brasileiro. Os diferentes momentos do desenvolvimento dos transportes públicos em São Paulo indicam que as condições de oferta da infra-estrutura e da organização espacial urbana estão vinculados a estágios do processo de acumulação - momentos de transformação sociais e políticas, motivadas por crises históricas do capitalismo no Brasil - e que estão relacionados aos momentos de inflexão do pensamento e prática do urbanismo. Desse modo, identifica-se que os diferentes modelos de regulamentação do serviços e as formas de organização assumidas pelo setor de transporte urbano em São Paulo estiveram articuladas ao processo econômico geral e que ao Estado sempre coube garantir antes o setor privado do que os serviços de transporte urbano. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26012017-145208/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26012017-145208/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257349201330176 |