Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Luciano Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-17062021-114941/
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre os sentidos do termo projeto e seus usos no discurso da arte contemporânea. Defende a importância de percebê-los como elementos se diferenciam, mas que têm articulações que auxiliam na compreensão do campo artístico atual. Assim, a investigação coloca questões sobre qual racionalidade é mobilizada pelos dispositivos projetuais ou, ainda, como eles incidem sobre os agentes do sistema de arte, sejam eles, artistas, críticos, curadores ou instituições, bem como esses mesmos agentes reagem a eles. A partir das noções de plano de imanência de Deleuze e de jogos de linguagem de Wittgenstein, mapeia-se um conjunto dos artigos publicados na Revista ARS, de 2003 a 2020. Nesses artigos, são Identificados oito sentidos principais do uso do termo projeto e, constituídas as articulações, é possível uma \"visão panorâmica\" desse conjunto, somada às características especificas do sistema de artes em São Paulo. A partir desse movimento, é empreendida uma análise sobre a racionalização social e seus desdobramentos na esfera de valor estético-expressiva. Para tanto, o estudo se desdobra, principalmente aos textos de Giulio Carlo Argan, Jürgen Habermas, Otília Fiori Arantes, Paulo Arantes e Sônia Salzstein. Por fim, a pesquisa acolhe a noção de sujeito projetado, elaborada por Hal Foster, para articular uma reflexão crítica sobre os sentidos do termo projeto no discurso da crítica de arte contemporânea brasileira.
id USP_174541919e11b33fbb69a77face4cc48
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17062021-114941
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020Project Meanings: an investigation based on articles published in Ars Journal from 2003 to 2020Ars JournalArte contemporâneaContemporary artDesigned subjectImanênciaImmanenceProjectProjetoRacionalidadeRationalityRevista ArsSujeito projetadoO presente trabalho propõe uma reflexão sobre os sentidos do termo projeto e seus usos no discurso da arte contemporânea. Defende a importância de percebê-los como elementos se diferenciam, mas que têm articulações que auxiliam na compreensão do campo artístico atual. Assim, a investigação coloca questões sobre qual racionalidade é mobilizada pelos dispositivos projetuais ou, ainda, como eles incidem sobre os agentes do sistema de arte, sejam eles, artistas, críticos, curadores ou instituições, bem como esses mesmos agentes reagem a eles. A partir das noções de plano de imanência de Deleuze e de jogos de linguagem de Wittgenstein, mapeia-se um conjunto dos artigos publicados na Revista ARS, de 2003 a 2020. Nesses artigos, são Identificados oito sentidos principais do uso do termo projeto e, constituídas as articulações, é possível uma \"visão panorâmica\" desse conjunto, somada às características especificas do sistema de artes em São Paulo. A partir desse movimento, é empreendida uma análise sobre a racionalização social e seus desdobramentos na esfera de valor estético-expressiva. Para tanto, o estudo se desdobra, principalmente aos textos de Giulio Carlo Argan, Jürgen Habermas, Otília Fiori Arantes, Paulo Arantes e Sônia Salzstein. Por fim, a pesquisa acolhe a noção de sujeito projetado, elaborada por Hal Foster, para articular uma reflexão crítica sobre os sentidos do termo projeto no discurso da crítica de arte contemporânea brasileira.The present research proposes a reflection on the meanings of the uses of the term project in the discourse of contemporary art. It defends the importance of perceiving them as a set whose elements are different, but which have articulations that help to understand the dynamics of the current artistic field. It elaborates questions about which rationality is activated by the projectual devices, how they affect the agents of the art system, whether they are artists, critics, curators or institutions, and how these same agents react to them. Mobilizing the notions of Deleuze\'s Immanence Plan and Wittgenstein\'s Language Games as methodological principles, a mapping was carried out on the set of articles published in Revista ARS, from 2003 to 2020. Eight main meanings of the use of the term project were identified and articulations were created to have a \'panoramic view\' of this set, along with specific characteristics of the arts in São Paulo. From this movement, an analysis is carried out regarding social rationalization and its consequences in the sphere of aesthetic-expressive value. To this end, it unfolds, mainly, on texts by Giulio Carlo Argan, Jürgen Habermas, Otília Fiori Arantes, Paulo Arantes and Sônia Salzstein. Finally, the research embraces the notion of designed subject, elaborated by Hal Foster, to articulate a critical reflection on the meanings in the project in the discourse of Brazilian contemporary art criticism.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAjzenberg, Elza MariaFigueiredo, Luciano Nascimento2020-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-17062021-114941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-17T21:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-17062021-114941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-17T21:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
Project Meanings: an investigation based on articles published in Ars Journal from 2003 to 2020
title Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
spellingShingle Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
Figueiredo, Luciano Nascimento
Ars Journal
Arte contemporânea
Contemporary art
Designed subject
Imanência
Immanence
Project
Projeto
Racionalidade
Rationality
Revista Ars
Sujeito projetado
title_short Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
title_full Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
title_fullStr Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
title_full_unstemmed Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
title_sort Os sentidos do projeto: uma investigação a partir dos artigos publicados na Revista Ars de 2003 a 2020
author Figueiredo, Luciano Nascimento
author_facet Figueiredo, Luciano Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ajzenberg, Elza Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Luciano Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ars Journal
Arte contemporânea
Contemporary art
Designed subject
Imanência
Immanence
Project
Projeto
Racionalidade
Rationality
Revista Ars
Sujeito projetado
topic Ars Journal
Arte contemporânea
Contemporary art
Designed subject
Imanência
Immanence
Project
Projeto
Racionalidade
Rationality
Revista Ars
Sujeito projetado
description O presente trabalho propõe uma reflexão sobre os sentidos do termo projeto e seus usos no discurso da arte contemporânea. Defende a importância de percebê-los como elementos se diferenciam, mas que têm articulações que auxiliam na compreensão do campo artístico atual. Assim, a investigação coloca questões sobre qual racionalidade é mobilizada pelos dispositivos projetuais ou, ainda, como eles incidem sobre os agentes do sistema de arte, sejam eles, artistas, críticos, curadores ou instituições, bem como esses mesmos agentes reagem a eles. A partir das noções de plano de imanência de Deleuze e de jogos de linguagem de Wittgenstein, mapeia-se um conjunto dos artigos publicados na Revista ARS, de 2003 a 2020. Nesses artigos, são Identificados oito sentidos principais do uso do termo projeto e, constituídas as articulações, é possível uma \"visão panorâmica\" desse conjunto, somada às características especificas do sistema de artes em São Paulo. A partir desse movimento, é empreendida uma análise sobre a racionalização social e seus desdobramentos na esfera de valor estético-expressiva. Para tanto, o estudo se desdobra, principalmente aos textos de Giulio Carlo Argan, Jürgen Habermas, Otília Fiori Arantes, Paulo Arantes e Sônia Salzstein. Por fim, a pesquisa acolhe a noção de sujeito projetado, elaborada por Hal Foster, para articular uma reflexão crítica sobre os sentidos do termo projeto no discurso da crítica de arte contemporânea brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-17062021-114941/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-17062021-114941/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257040605413376