Arapô: a religiosidade de Terreiro na discografia do violeiro Tião Carreiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-23092022-152625/
Resumo: O presente trabalho busca destacar gravações da discografia do violeiro Tião Carreiro (José Dias Nunes) que fazem referência ao universo das religiosidades de Terreiro, considerando as letras das canções e seu possível diálogo com a linguagem musical. Tião Carreiro foi um artista da música caipira de raiz (ou música sertaneja autêntica) e, pelo protagonismo que exerceu junto à viola, se transformou em uma referência no estilo. Entende-se por religiosidade de Terreiro o conjunto de religiões brasileiras de caráter espiritualista que possuem em comum: (i) a crença no mundo da matéria (corpo) e no mundo dos espíritos (alma, espírito, consciência); (ii) o transe ritual; (iii) o culto e/ou a comunicação com os mortos/antepassados; (iv) a música como forma de comunicação; e (v) a crença no conceito de energia espiritual, a exemplo da energia vital do axé e da calunga. Para tanto, este trabalho utiliza como método a escuta da discografia do artista, a realização de entrevistas com pessoas de seu convívio, a consulta a registros diversos sobre o artista (entrevistas, matérias de jornal, entre outros) e a revisão bibliográfica de estudos que têm como objeto de análise a vida e a obra de Tião Carreiro. Dentre outros resultados, esta pesquisa identificou que a ocorrência de gravações que citam a religiosidade de Terreiro na música sertaneja não é eventual, ainda que o imaginário construído sobre a cultura caipira não costume contemplar expressões das religiões afro-brasileiras. Enquanto registro de um tempo, as letras das músicas sertanejas apontam a religiosidade como recurso de seus atores para lidar com conflitos e violências presentes no rural brasileiro.
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