"Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, André Ferrer Pinto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112004-183841/
Resumo: Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.
id USP_17cfb7a3a52b5094539f1ea7e92cfd24
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30112004-183841
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard" "Students´ conceptions about the concept of time: an analysis using Gaston Bachelard´s epistemology"ciência(estudo e ensino)epistemologiaepistemologyestudante de ensino fundamentalestudante de ensino médioGaston BachelardGaston BachelardtempotimeEste trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.The aim of this work is, based on the epistemology of Gaston Bachelard, to understand aspects of the construction of the concept of time by elementary and high school students. The main study consisted of 17 (seventeen) semi-structured interviews. The data analysis allowed outlining the most distinctive characteristics of the conceptualisation of time, a process that could be represented as a movement towards an increasing objectivity and rationalism. It was also possible to evaluate the relevance of our theoretical framework for the interpretation of this process. Particularly, the theoretical notions of epistemological obstacle and epistemological profile were fruitful when confronted against the empirical data.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacca, Jesuina Lopes de AlmeidaMartins, André Ferrer Pinto2004-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112004-183841/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-30112004-183841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
"Students´ conceptions about the concept of time: an analysis using Gaston Bachelard´s epistemology"
title "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
spellingShingle "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
Martins, André Ferrer Pinto
ciência(estudo e ensino)
epistemologia
epistemology
estudante de ensino fundamental
estudante de ensino médio
Gaston Bachelard
Gaston Bachelard
tempo
time
title_short "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
title_full "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
title_fullStr "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
title_full_unstemmed "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
title_sort "Concepções de estudantes acerca do conceito de tempo: uma análise à luz da epistemologia de Gaston Bachelard"
author Martins, André Ferrer Pinto
author_facet Martins, André Ferrer Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, André Ferrer Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv ciência(estudo e ensino)
epistemologia
epistemology
estudante de ensino fundamental
estudante de ensino médio
Gaston Bachelard
Gaston Bachelard
tempo
time
topic ciência(estudo e ensino)
epistemologia
epistemology
estudante de ensino fundamental
estudante de ensino médio
Gaston Bachelard
Gaston Bachelard
tempo
time
description Este trabalho tem como propósito central compreender aspectos da construção do conceito de tempo por estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do referencial epistemológico de Gaston Bachelard. O estudo principal constou da realização de um total de 17 (dezessete) entrevistas semi-estruturadas. A análise do material permitiu delinear as características mais marcantes do processo de conceitualização do tempo, representado por um caminhar no sentido da objetivação e do racionalismo crescentes. Também foi possível avaliar a pertinência de nosso referencial teórico na interpretação desse processo. Particularmente, as noções teóricas de obstáculo epistemológico e de perfil epistemológico mostraram-se férteis quando confrontadas com os dados da pesquisa empírica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112004-183841/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30112004-183841/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257472993067008