Da forja da mão à invenção do olhar: por uma história outra da arte na educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Kelly Cristine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24062021-185429/
Resumo: O presente estudo propõe-se a investigar, na esteira da teorização foucaultiana, as transações discursivas entre a arte e o campo educacional brasileiro; mais especificamente, dedica-se a analisar a emergência e a proveniência dos discursos sobre o ensino da arte no meio escolar, a reboque da inquietação acerca de como se deram tal encontro, seus deslocamentos e suas repercussões no presente. O procedimento analítico adotado ancora-se na perspectivação arqueogenealógica foucaultiana: por um lado, visa-se compreender arqueologicamente as modulações discursivas que se materializaram em determinadas narrativas de cunho pastoral sobre a arte na educação; por outro, pretende- se circunscrever genealogicamente a emergência de determinadas práticas dedicadas ao ensino da arte, as quais são caracterizadas por um conjunto de imperativos discursivos renitentes em circulação no campo investigado. Tendo como horizonte teórico-procedimental a noção de arquivo, a investigação toma inicialmente os discursos sobre ensino da arte presentes em 55 periódicos científicos brasileiros de destaque da área de educação, entre 1996 e 2019, com o objetivo de explicitar alguns debates contemporâneos acerca da díade arte/educação. A fim de circunstanciar a discursividade anterior ao período em foco, um segundo movimento analítico requereu o tratamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em toda sua extensão, desde 1944. Ambos os arquivos focalizados exigiram um novo recuo temporal: até a institucionalização das práticas de ensino da arte no País, a cargo da Academia Imperial de Belas Artes. Desta feita, os estatutos, os regimentos e os relatórios docentes da Academia foram selecionados para compor o arquivo em tela, que cobriu o período de 1816 a 1935. Ainda, com o intuito de contextualizar os contornos narrativos que antecederam a institucionalização do ensino da arte no Brasil, soma- se um quarto arquivo, constituído por discursos, em Portugal, acerca da importância da arte na Corte, os quais anteciparam a criação da Academia Imperial de Belas Artes. O escrutínio desse contingente arquivístico possibilita configurar a maneira pela qual a forja da mão e, depois, a investida em um tipo de olhar interiorizado sustentaram um acento governamentalizante das práticas educativas em torno da arte. Nessa direção, a crença raramente colocada sob suspeita dos efeitos benfazejos da presença da arte no campo educacional vem atualizando noções/palavras de ordem, como criatividade e expressão, as quais engendram narrativas do pastorado artístico-pedagógico em torno de motes como liberdade, emancipação etc. Com vistas a um endereçamento que passasse ao largo de uma historicização essencialista e ascendente do ensino da arte no País, o estudo ocupou-se de fazer operar mediante ora a recorrência, ora o desuso de determinados apelos teleológicos uma mirada crítica sobre o presente pedagógico, operando, assim, em favor da constituição de uma história outra do encontro da arte com a educação brasileiras.
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O procedimento analítico adotado ancora-se na perspectivação arqueogenealógica foucaultiana: por um lado, visa-se compreender arqueologicamente as modulações discursivas que se materializaram em determinadas narrativas de cunho pastoral sobre a arte na educação; por outro, pretende- se circunscrever genealogicamente a emergência de determinadas práticas dedicadas ao ensino da arte, as quais são caracterizadas por um conjunto de imperativos discursivos renitentes em circulação no campo investigado. Tendo como horizonte teórico-procedimental a noção de arquivo, a investigação toma inicialmente os discursos sobre ensino da arte presentes em 55 periódicos científicos brasileiros de destaque da área de educação, entre 1996 e 2019, com o objetivo de explicitar alguns debates contemporâneos acerca da díade arte/educação. A fim de circunstanciar a discursividade anterior ao período em foco, um segundo movimento analítico requereu o tratamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em toda sua extensão, desde 1944. Ambos os arquivos focalizados exigiram um novo recuo temporal: até a institucionalização das práticas de ensino da arte no País, a cargo da Academia Imperial de Belas Artes. Desta feita, os estatutos, os regimentos e os relatórios docentes da Academia foram selecionados para compor o arquivo em tela, que cobriu o período de 1816 a 1935. Ainda, com o intuito de contextualizar os contornos narrativos que antecederam a institucionalização do ensino da arte no Brasil, soma- se um quarto arquivo, constituído por discursos, em Portugal, acerca da importância da arte na Corte, os quais anteciparam a criação da Academia Imperial de Belas Artes. O escrutínio desse contingente arquivístico possibilita configurar a maneira pela qual a forja da mão e, depois, a investida em um tipo de olhar interiorizado sustentaram um acento governamentalizante das práticas educativas em torno da arte. Nessa direção, a crença raramente colocada sob suspeita dos efeitos benfazejos da presença da arte no campo educacional vem atualizando noções/palavras de ordem, como criatividade e expressão, as quais engendram narrativas do pastorado artístico-pedagógico em torno de motes como liberdade, emancipação etc. Com vistas a um endereçamento que passasse ao largo de uma historicização essencialista e ascendente do ensino da arte no País, o estudo ocupou-se de fazer operar mediante ora a recorrência, ora o desuso de determinados apelos teleológicos uma mirada crítica sobre o presente pedagógico, operando, assim, em favor da constituição de uma história outra do encontro da arte com a educação brasileiras.This study investigates the relations between art and the Brazilian educational field from a Foucauldian perspective. More specifically, it analyses the emergence and the provenance of art teaching in school, inquiring how this alliance took place, its displacements and its repercussions in the present. The analytical procedure adopted is anchored in Foucaults archeogenealogical perspective: on the one hand, the aim is to archaeologically understand the discursive modes that materialized in certain pastoral toned narratives about art in education; on the other hand, it intends to circumscribe genealogically the emergence of certain practices devoted to teaching arts, which are characterized by a set of persistent discursive imperatives in circulation in the investigated field. Having the notion of archive as a theoretical-procedural motto, this investigation initially approaches the discourses on art teaching present in 55 prominent Brazilian scientific journals in the educational field, from 1996 to 2019, in order to gather some contemporary debates about the art/education dyad. Aiming at comprehending the discourse prior to the period in focus, a second movement required focusing the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos as a whole, since 1944, in order to describe the discourses that involve the practices that took place before the first period. Both these archives demanded a new temporal retreat: back to the institutionalization of Brazilian art teaching practices under the responsibility of the Academia Imperial de Belas Artes. The Academia\'s statutes, regulations and teaching reports were selected to compose a third archive, which covered the period from 1816 to 1931. Moreover, in order to contextualize the narrative contours that preceded the art teachings institutionalization in Brazil, there is a fourth archive, consisting of discourses in Portugal regarding the art importance in the Court, which anticipated the foundation of the Academia Imperial de Belas Artes. The scrutiny of this archival data made it possible to analyze how the forging of the hand and the investment in a type of internalized gaze sustained a governmentalized emphasis on educational practices around art. In this direction, the belief rarely placed under suspicion of the beneficial effects of art in the educational field has been renovating notions/slogans, such as creativity and expression, which engender artistic-pedagogical pastoral narratives around mottos such as freedom, emancipation, etc. With the intent to make a shift away from an essentialist and ascending historicization of the Brazilian art education field, the crucial concern of the investigation was to produce sometimes through the recurrence and in others trough the disuse of certain teleological appeals a critical overview of the current pedagogical thought, thus operating in favor of the constitution of a whole other history of the encounter between art and education in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Julio Roberto GroppaSabino, Kelly Cristine2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24062021-185429/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-28T17:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-24062021-185429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-28T17:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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