Conhecimentos e crenças de autoeficácia sobre cuidados paliativos de futuros enfermeiros em países lusófonos: um estudo de métodos mistos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minosso, Jéssica Sponton Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-19022021-172823/
Resumo: Cuidados paliativos permitem melhorar a qualidade de vida de pessoas em sofrimento decorrente de doenças avançadas. Tornam-se progressivamente mais relevantes à medida que as sociedades envelhecem e o perfil epidemiológico altera-se. Reconhendo o papel fundamental da Enfermagem para a provisão deste tipo de cuidados, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento e as crenças de autoeficácia de estudantes de enfermagem sobre cuidados paliativos. Utilizaram-se métodos mistos de pesquisa, com desenho convergente. Na etapa quantitativa, participaram da pesquisa 530 alunos e, na etapa qualitativa, 15 alunos, provenientes de duas instituições de ensino superior de Enfermagem, uma do Brasil e outra de Portugal. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados quantitativos foram o Bonn Palliative Care Knowledge Test, que avalia conhecimentos e autoeficácia em cuidados paliativos, após sua adaptação transcultural, e também um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, com a comparação de médias amostrais e identificação de associações entre as variáveis. Na etapa qualitativa, entrevistas semiestruturadas face-a-face foram realizadas e examinadas por meio de técnicas de análise de conteúdo. A confiabilidade do instrumento foi comprovada para suas duas seções: conhecimentos (=0,7) e autoeficácia (=0,95), e foram obtidas evidências de validade de conteúdo. Não foram obtidas evidências de validade de constructo. O nível de conhecimentos em cuidados paliativos dos estudantes brasileiros e portugueses foi considerado baixo. O nível de autoeficácia foi considerado razoável para os estudantes brasileiros e baixo para os estudantes portugueses. Identificaram-se associações entre as variáveis estudadas, dificuldades e facilidades relevantes para a prática de cuidados paliativos e equívocos nas concepções dos estudantes sobre o tema. Concluiu-se ser necessária a adequação dos currículos das instituições de ensino superior às demandas advindas das transições demográfica e epidemiológica, incorporando conteúdos de cuidados paliativos em disciplinas obrigatórias e oportunizando mais experiências de aprendizagem prática dos cuidados paliativos.
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Utilizaram-se métodos mistos de pesquisa, com desenho convergente. Na etapa quantitativa, participaram da pesquisa 530 alunos e, na etapa qualitativa, 15 alunos, provenientes de duas instituições de ensino superior de Enfermagem, uma do Brasil e outra de Portugal. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados quantitativos foram o Bonn Palliative Care Knowledge Test, que avalia conhecimentos e autoeficácia em cuidados paliativos, após sua adaptação transcultural, e também um questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, com a comparação de médias amostrais e identificação de associações entre as variáveis. Na etapa qualitativa, entrevistas semiestruturadas face-a-face foram realizadas e examinadas por meio de técnicas de análise de conteúdo. A confiabilidade do instrumento foi comprovada para suas duas seções: conhecimentos (=0,7) e autoeficácia (=0,95), e foram obtidas evidências de validade de conteúdo. Não foram obtidas evidências de validade de constructo. O nível de conhecimentos em cuidados paliativos dos estudantes brasileiros e portugueses foi considerado baixo. O nível de autoeficácia foi considerado razoável para os estudantes brasileiros e baixo para os estudantes portugueses. Identificaram-se associações entre as variáveis estudadas, dificuldades e facilidades relevantes para a prática de cuidados paliativos e equívocos nas concepções dos estudantes sobre o tema. Concluiu-se ser necessária a adequação dos currículos das instituições de ensino superior às demandas advindas das transições demográfica e epidemiológica, incorporando conteúdos de cuidados paliativos em disciplinas obrigatórias e oportunizando mais experiências de aprendizagem prática dos cuidados paliativos.Palliative care allows to enhance the quality of life of people in distress due to advanced diseases. They become progressively more relevant as societies age and and the epidemiological profile changes. Recognizing the fundamental role of nurses in providing this type of care, the aim of this study was to evaluate the knowledge and the beliefs of self-efficacy of nursing students about palliative care. Mixed research methods with convergent design were used. In the quantitative phase, 530 students participated in the research, and in the qualitative phase, 15 students, from two Nursing higher education institutions, one from Brazil and another from Portugal. The instruments used to collect quantitative data were the Bonn Palliative Care Knowledge Test, which evaluates knowledge and self-efficacy in Palliative Care, after its cross- cultural adaptation, and a sociodemographic questionnaire. Data were analyzed using descriptive statistics, comparing sample means and identifying associations between variables. In the qualitative phase, semi-structured face-to-face interviews were conducted and examined using content analysis techniques. The reliability of the instrument was proven for its two sections: knowledge ( = 0.7) and self-efficacy ( = 0.95), and evidences of content validity was obtained. No evidence of construct validity was obtained.The knowledge level in palliative care of Brazilian and Portuguese students was considered low. The level of self-efficacy was considered reasonable for Brazilian students and low for Portuguese students. It were identified associations between the variables studied, difficulties and facilities relevant to the practice of palliative care and misconceptions of the students\' on the subject. It was concluded that it is necessary to adapt the curricula of higher education institutions to the demands arising from demographic and epidemiological transitions, incorporating palliative care content in compulsory subjects and providing more practical learning experiences of palliative care.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Maria Amelia de CamposMinosso, Jéssica Sponton Moura2019-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-19022021-172823/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-24T16:20:01Zoai:teses.usp.br:tde-19022021-172823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-24T16:20:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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