Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Starobinas, Lilian
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-081416/
Resumo: O uso de fóruns eletrônicos como atividade complementar aos programas de formação continuada de professores tem se tornado cada vez mais freqüente com a disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação. Este estudo analisa as estratégias de domínio e apropriação do fórum eletrônico por professores, a partir da análise de interações discursivas na comunidade virtual do programa Educar na Sociedade da Informação, da Universidade de São Paulo. Investigamos também a forma como essa interlocução contribui para a identificação dos sentidos do uso dessas mesmas tecnologias na educação escolar. Observamos nas mensagens as marcas das transformações geradas no processo de comunicação, a partir de peculiaridades dessa tecnologia, como assincronia, comunicação multipolar, suspensão do contexto espacial, utilização da escrita, suporte hipertextual, dependência da infra-estrutura de suporte e equipamentos para acesso. Os referenciais dos estudos socioculturais e da teoria da ação mediada estão na base de nossa metodologia de análise. O conceito de ferramenta cultural, proposto por Lev S. Vigotski e aprofundado por James Wertsch, nos auxilia a verificar as diferentes maneiras encontradas pelos professores para transpor as dificuldades dessa nova situação, como a necessidade de construção contínua de contexto, a criação de identidade da comunidade de interlocução, o convívio com uma temporalidade diferenciada, entre outras. A identificação dos gêneros dos discursos, das diferentes vozes e dos elos entre os enunciados nos permite investigar os contornos das relações dialógicas presentes no fórum, conforme definidas por Mikhail Bakhtin.
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