Estudo tribológico de um par metálico com movimento deslizante lubrificado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3151/tde-24112023-145205/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo experimental e teórico de desgaste de um par metálico em movimento relativo de deslizamento na presença de óleo lubrificante. Os experimentos foram executados em um dispositivo do tipo pino-contra-disco com seis diferentes condições de carregamento normal entre 67 N e 178 N. Os materiais utilizados foram pinos de bronze alumínio ASTM B169 e contra-corpos de aço AISI-SAE H13. O fluído lubrificante utilizado foi óleo mineral de origem parafínica com classificação SAE 30. O desgaste foi determinado por perda de massa e caracterizado via microscopia óptica e eletrônica de varredura e perfilometria. Determinou-se o coeficiente de atrito em função do carregamento e tempo de ensaio. Aliados a estas técnicas foram utilizados modelos computacionais para o entendimento do sistema, compreendendo os modelos propostos por Archard e Greenwood-Williamson de contato, entre as superfícies, acoplado ao equacionamento de Reynolds para o regime hidrodinâmico de lubrificação. Os resultados obtidos permitiram verificar que o mecanismo de sulcamento atua no desgaste do material do pino durante o período de amaciamento das superfícies e também que ocorre transferência de material para o contra-corpo, a partir de então o sistema passa a operar em regime hidrodinâmico. A perda de massa, portanto concentra-se no período de amaciamento para todas as cargas estudadas. Adicionalmente foi possível verificar que independente da carga utilizada o tribossistema opera em regime moderado de desgaste. |
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