A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25042019-204602/ |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo oferecer uma alternativa para um aprendizado mais significativo, especialmente na introdução à trigonometria. Queremos mostrar aos estudantes que a Matemática é uma ciência em movimento e que vem sendo construída há milênios conforme a necessidade e curiosidade humana. Para alcançar tal objetivo estamos sugerindo uma atividade baseada na metodologia de resolução de problemas e investigação matemática. Acreditamos que apresentando problemas da antiguidade que foram importantes motivadores do desenvolvimento deste ramo da matemática, podemos ao mesmo tempo despertar interesse e atribuir significado à construção dos conceitos a partir do contexto histórico. Para fechar a sequência de atividades, estamos propondo um experimento em que os estudantes tenham que aplicar os conhecimentos adquiridos. Desta forma esperamos mostrar que essas ferramentas podem ser poderosas aliadas no processo de ensino e aprendizagem mostrando ao estudante que ele também pode fazer parte desta história e ajudar a continuar construindo a Matemática. |
id |
USP_18c366a33b80c4a8dba230b05da4d400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25042019-204602 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retânguloThe history of mathematics as a motivation to the learning of trigonometric identities in the right triangleHistória da matemáticaHistory of mathematicsInvestigação matemáticaMathematics investigationProblem solvingResolução de problemasTrigonometryEste trabalho tem por objetivo oferecer uma alternativa para um aprendizado mais significativo, especialmente na introdução à trigonometria. Queremos mostrar aos estudantes que a Matemática é uma ciência em movimento e que vem sendo construída há milênios conforme a necessidade e curiosidade humana. Para alcançar tal objetivo estamos sugerindo uma atividade baseada na metodologia de resolução de problemas e investigação matemática. Acreditamos que apresentando problemas da antiguidade que foram importantes motivadores do desenvolvimento deste ramo da matemática, podemos ao mesmo tempo despertar interesse e atribuir significado à construção dos conceitos a partir do contexto histórico. Para fechar a sequência de atividades, estamos propondo um experimento em que os estudantes tenham que aplicar os conhecimentos adquiridos. Desta forma esperamos mostrar que essas ferramentas podem ser poderosas aliadas no processo de ensino e aprendizagem mostrando ao estudante que ele também pode fazer parte desta história e ajudar a continuar construindo a Matemática.The aim of this study is to provide an alternative for a more meaningful learning, specially in regard to introduction to trigonometry. We intend to show students that mathematics is a live science, one that is being built over the centuries, according to humans curiosity and needs. In order to achieve such goal, we suggest an activity based on problem solving and mathematics investigation theory. We believe that by introducing ancient problems which were key motivators to the development of this field of mathematics, we may increase students interest as well as help convey meaning to the building of concepts through the historical context. As a wrap up activity, we propose an experiment in which the students have to put their knowledge to practice. By doing so, we hope to demonstrate that these tools can be powerful allies in the learning process, showing students that they can be part of this history and help continue building mathematics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMilies, Francisco Cesar PolcinoMarinho, Elaine Regina Marquezin2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25042019-204602/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:43:03Zoai:teses.usp.br:tde-25042019-204602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:43:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo The history of mathematics as a motivation to the learning of trigonometric identities in the right triangle |
title |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
spellingShingle |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo Marinho, Elaine Regina Marquezin História da matemática History of mathematics Investigação matemática Mathematics investigation Problem solving Resolução de problemas Trigonometry |
title_short |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
title_full |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
title_fullStr |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
title_full_unstemmed |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
title_sort |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo |
author |
Marinho, Elaine Regina Marquezin |
author_facet |
Marinho, Elaine Regina Marquezin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milies, Francisco Cesar Polcino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Elaine Regina Marquezin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática History of mathematics Investigação matemática Mathematics investigation Problem solving Resolução de problemas Trigonometry |
topic |
História da matemática History of mathematics Investigação matemática Mathematics investigation Problem solving Resolução de problemas Trigonometry |
description |
Este trabalho tem por objetivo oferecer uma alternativa para um aprendizado mais significativo, especialmente na introdução à trigonometria. Queremos mostrar aos estudantes que a Matemática é uma ciência em movimento e que vem sendo construída há milênios conforme a necessidade e curiosidade humana. Para alcançar tal objetivo estamos sugerindo uma atividade baseada na metodologia de resolução de problemas e investigação matemática. Acreditamos que apresentando problemas da antiguidade que foram importantes motivadores do desenvolvimento deste ramo da matemática, podemos ao mesmo tempo despertar interesse e atribuir significado à construção dos conceitos a partir do contexto histórico. Para fechar a sequência de atividades, estamos propondo um experimento em que os estudantes tenham que aplicar os conhecimentos adquiridos. Desta forma esperamos mostrar que essas ferramentas podem ser poderosas aliadas no processo de ensino e aprendizagem mostrando ao estudante que ele também pode fazer parte desta história e ajudar a continuar construindo a Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25042019-204602/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-25042019-204602/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091062563602432 |