O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012 |
Resumo: | Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática. |
id |
UFSP_3e3fc572a2c05f3c426f1266a84652ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8113 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:46:47Z2015-06-14T13:46:47Z2013-12-01Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013.0103-636Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012S0103-636X2013000400012.pdfS0103-636X201300040001210.1590/S0103-636X2013000400012Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.This paper analyzes the importance of considering the elementary mathematics contents in Mathematics Teacher Degree programs, given the subject of mathematical training of future teachers. Two aspects of elementary mathematics are addressed: historical and epistemological. The study considers theoretical contributions of historians like Andrew Chervel, Dominique Julia and Roger Chartier. Sources for analysis in the research included recent studies on the role of the history of mathematics and the potential of history of mathematics education. Finally, the paper advocates the inclusion of the history of mathematics education as a methodology for mathematics teacher education.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EducaçãoUNIFESP, Depto. de EducaçãoSciELO939-953porUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaBolema: Boletim de Educação MatemáticaFormação de Professores de MatemáticaMatemática EscolarHistória da MatemáticaResolução de ProblemasTeacher's Education of MathematicsMathematics EducationHistory of MathematicsProblem SolvingO lugar da matemática escolar na Licenciatura em MatemáticaSchool mathematics in Mathematics Teacher education programsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-636X2013000400012.pdfapplication/pdf411178${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/1/S0103-636X2013000400012.pdfeaf8a10891bd63c237d04fbb6fa7be7eMD51open accessTEXTS0103-636X2013000400012.pdf.txtS0103-636X2013000400012.pdf.txtExtracted texttext/plain39684${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/6/S0103-636X2013000400012.pdf.txt926f30fb3c0d3837196d79017d9cb8bdMD56open accessTHUMBNAILS0103-636X2013000400012.pdf.jpgS0103-636X2013000400012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6581${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/8/S0103-636X2013000400012.pdf.jpg3ad11b82af08370cb406094daa2ee273MD58open access11600/81132023-06-05 19:18:09.236open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:18:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School mathematics in Mathematics Teacher education programs |
title |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] Formação de Professores de Matemática Matemática Escolar História da Matemática Resolução de Problemas Teacher's Education of Mathematics Mathematics Education History of Mathematics Problem Solving |
title_short |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
title_full |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
title_sort |
O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática |
author |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores de Matemática Matemática Escolar História da Matemática Resolução de Problemas |
topic |
Formação de Professores de Matemática Matemática Escolar História da Matemática Resolução de Problemas Teacher's Education of Mathematics Mathematics Education History of Mathematics Problem Solving |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher's Education of Mathematics Mathematics Education History of Mathematics Problem Solving |
description |
Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:46:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:46:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-636X2013000400012.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-636X2013000400012 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-636X2013000400012 |
identifier_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013. 0103-636X S0103-636X2013000400012.pdf S0103-636X2013000400012 10.1590/S0103-636X2013000400012 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
939-953 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/1/S0103-636X2013000400012.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/6/S0103-636X2013000400012.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/8/S0103-636X2013000400012.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eaf8a10891bd63c237d04fbb6fa7be7e 926f30fb3c0d3837196d79017d9cb8bd 3ad11b82af08370cb406094daa2ee273 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460345369591808 |