O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012
Resumo: Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.
id UFSP_3e3fc572a2c05f3c426f1266a84652ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8113
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:46:47Z2015-06-14T13:46:47Z2013-12-01Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013.0103-636Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012S0103-636X2013000400012.pdfS0103-636X201300040001210.1590/S0103-636X2013000400012Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.This paper analyzes the importance of considering the elementary mathematics contents in Mathematics Teacher Degree programs, given the subject of mathematical training of future teachers. Two aspects of elementary mathematics are addressed: historical and epistemological. The study considers theoretical contributions of historians like Andrew Chervel, Dominique Julia and Roger Chartier. Sources for analysis in the research included recent studies on the role of the history of mathematics and the potential of history of mathematics education. Finally, the paper advocates the inclusion of the history of mathematics education as a methodology for mathematics teacher education.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EducaçãoUNIFESP, Depto. de EducaçãoSciELO939-953porUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaBolema: Boletim de Educação MatemáticaFormação de Professores de MatemáticaMatemática EscolarHistória da MatemáticaResolução de ProblemasTeacher's Education of MathematicsMathematics EducationHistory of MathematicsProblem SolvingO lugar da matemática escolar na Licenciatura em MatemáticaSchool mathematics in Mathematics Teacher education programsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-636X2013000400012.pdfapplication/pdf411178${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/1/S0103-636X2013000400012.pdfeaf8a10891bd63c237d04fbb6fa7be7eMD51open accessTEXTS0103-636X2013000400012.pdf.txtS0103-636X2013000400012.pdf.txtExtracted texttext/plain39684${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/6/S0103-636X2013000400012.pdf.txt926f30fb3c0d3837196d79017d9cb8bdMD56open accessTHUMBNAILS0103-636X2013000400012.pdf.jpgS0103-636X2013000400012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6581${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/8/S0103-636X2013000400012.pdf.jpg3ad11b82af08370cb406094daa2ee273MD58open access11600/81132023-06-05 19:18:09.236open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:18:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School mathematics in Mathematics Teacher education programs
title O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
spellingShingle O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Formação de Professores de Matemática
Matemática Escolar
História da Matemática
Resolução de Problemas
Teacher's Education of Mathematics
Mathematics Education
History of Mathematics
Problem Solving
title_short O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
title_full O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
title_fullStr O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
title_sort O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática
author Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_facet Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores de Matemática
Matemática Escolar
História da Matemática
Resolução de Problemas
topic Formação de Professores de Matemática
Matemática Escolar
História da Matemática
Resolução de Problemas
Teacher's Education of Mathematics
Mathematics Education
History of Mathematics
Problem Solving
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher's Education of Mathematics
Mathematics Education
History of Mathematics
Problem Solving
description Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:46:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:46:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-636X2013000400012.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-636X2013000400012
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-636X2013000400012
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013.
0103-636X
S0103-636X2013000400012.pdf
S0103-636X2013000400012
10.1590/S0103-636X2013000400012
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 939-953
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/1/S0103-636X2013000400012.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/6/S0103-636X2013000400012.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8113/8/S0103-636X2013000400012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eaf8a10891bd63c237d04fbb6fa7be7e
926f30fb3c0d3837196d79017d9cb8bd
3ad11b82af08370cb406094daa2ee273
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460345369591808