O futuro do varejo online no Brasil: construção de cenários para 2030 por meio da aplicação do Método Delphi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-20062024-164228/ |
Resumo: | O surgimento da era digital e da internet no final do século XX desencadeou a proliferação de novos modelos de negócios eletrônicos e continuou a evoluir consistentemente nas últimas três décadas. O século XXI é a era da globalização, da tecnologia da informação, da economia digital e das estruturas de negócios digitais. O surgimento do comércio eletrônico (e-commerce), considerado como troca de bens ou de serviços por meios eletrônicos, principalmente pela internet, é um modelo oriundo dessa economia digital. O comércio eletrônico de empresas para consumidores diretos, denominado business to consumers (B2C), foi responsável pelo faturamento de 4,87 trilhões de dólares apenas em 2019 e as top 20 economias totalizaram quantidade superior a 1 bilhão e 300 milhões de consumidores online no mundo. No Brasil, foram mais de 262 bilhões de reais faturados, em 2022, um crescimento de 32% versus os 199 bilhões de reais faturados nos dois anos anteriores, em 2020, de acordo com a 47ª edição do Webshoppers (2023). Ainda de acordo com este mesmo relatório, o e-commerce no Brasil superou a marca de 109 milhões de compradores. Somada à crescente adesão ao formato de compras online, a jornada entre o mundo físico e o digital está cada vez mais integrada aos hábitos da população mundial, demandando que o varejo se adapte à estratégia omnichannel, que tem como foco central propor novas e perfeitas experiências aos clientes. Com isso, a necessidade de empreendedores construírem a integração entre o varejo físico e o varejo online para uma experiência única e fluida se torna cada vez mais relevante, embora haja desafios em cada formato e em sua integração. Por outro lado, reflexões sobre \"digital only\" e o novo papel das lojas físicas estão presentes em pesquisas recentes sobre o varejo. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo apresentar os possíveis cenários sobre o varejo online no Brasil em 2030, a partir de uma pesquisa embasada em dados primários coletados junto a especialistas nacionais. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a utilização do método Delphi para coleta de dados primários junto a especialistas de e-commerce e do varejo omnichannel no Brasil. A amostragem foi não-probabilística e por conveniência, tendo como base um questionário estruturado elaborado a partir da revisão da literatura sobre o tema e aplicado em duas rodadas. De acordo com a pesquisa realizada, o cenário predominante, ou tendencial, será a integração do varejo online com o varejo offline, expandindo canais de venda com uma estratégia omnichannel, alcançando quase 80% de consenso entre os especialistas em ambas as rodadas. Espera-se que esta pesquisa venha a contribuir com a academia, sendo um ponto de partida para futuros estudos setoriais sobre varejo omnichannel no Brasil, e com o mercado, sendo instrumento de análise na definição da estratégia para canais de venda online. |
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O futuro do varejo online no Brasil: construção de cenários para 2030 por meio da aplicação do Método DelphiThe future of online retail in Brazil: construction of scenarios for 2030 using the Delphi MethodCenário do varejo para 2030Evolução do varejoEvolution of retailOmnichannelOmnichannelOnline retailRetail scenario for 2030Varejo onlineO surgimento da era digital e da internet no final do século XX desencadeou a proliferação de novos modelos de negócios eletrônicos e continuou a evoluir consistentemente nas últimas três décadas. O século XXI é a era da globalização, da tecnologia da informação, da economia digital e das estruturas de negócios digitais. O surgimento do comércio eletrônico (e-commerce), considerado como troca de bens ou de serviços por meios eletrônicos, principalmente pela internet, é um modelo oriundo dessa economia digital. O comércio eletrônico de empresas para consumidores diretos, denominado business to consumers (B2C), foi responsável pelo faturamento de 4,87 trilhões de dólares apenas em 2019 e as top 20 economias totalizaram quantidade superior a 1 bilhão e 300 milhões de consumidores online no mundo. No Brasil, foram mais de 262 bilhões de reais faturados, em 2022, um crescimento de 32% versus os 199 bilhões de reais faturados nos dois anos anteriores, em 2020, de acordo com a 47ª edição do Webshoppers (2023). Ainda de acordo com este mesmo relatório, o e-commerce no Brasil superou a marca de 109 milhões de compradores. Somada à crescente adesão ao formato de compras online, a jornada entre o mundo físico e o digital está cada vez mais integrada aos hábitos da população mundial, demandando que o varejo se adapte à estratégia omnichannel, que tem como foco central propor novas e perfeitas experiências aos clientes. Com isso, a necessidade de empreendedores construírem a integração entre o varejo físico e o varejo online para uma experiência única e fluida se torna cada vez mais relevante, embora haja desafios em cada formato e em sua integração. Por outro lado, reflexões sobre \"digital only\" e o novo papel das lojas físicas estão presentes em pesquisas recentes sobre o varejo. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo apresentar os possíveis cenários sobre o varejo online no Brasil em 2030, a partir de uma pesquisa embasada em dados primários coletados junto a especialistas nacionais. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com a utilização do método Delphi para coleta de dados primários junto a especialistas de e-commerce e do varejo omnichannel no Brasil. A amostragem foi não-probabilística e por conveniência, tendo como base um questionário estruturado elaborado a partir da revisão da literatura sobre o tema e aplicado em duas rodadas. De acordo com a pesquisa realizada, o cenário predominante, ou tendencial, será a integração do varejo online com o varejo offline, expandindo canais de venda com uma estratégia omnichannel, alcançando quase 80% de consenso entre os especialistas em ambas as rodadas. Espera-se que esta pesquisa venha a contribuir com a academia, sendo um ponto de partida para futuros estudos setoriais sobre varejo omnichannel no Brasil, e com o mercado, sendo instrumento de análise na definição da estratégia para canais de venda online.The emergence of the digital era and the internet at the end of the 20th century triggered the proliferation of new electronic business models and has continued to evolve consistently over the last three decades. The 21st century is the era of globalization, information technology, the digital economy and digital business structures. The emergence of electronic commerce (e-commerce), which can be classified as the exchange of goods or services through electronic means, mainly by the internet, is a model arising from this digital economy. E-commerce from companies to direct consumers, called business to consumers (B2C), was responsible for a revenue of 4.87 trillion dollars, in 2019, alone and the top 20 economies totaled more than 1 billion and 300 millions of online consumers in the world. In Brazil, more than 262 billion reais were billed, in 2022, a 32% growth versus the 199 billion reais billed two years earlier, in 2020, according to the 47th edition of Webshoppers report (2023). According to this same report, Brazilian e-commerce surpassed the 109 million buyers mark. Adding to the growing adoption of the online shopping format, the journey between the physical and digital world is increasingly integrated into the habits of the world\'s population, demanding retail stakeholders to adapt to the omnichannel strategy that has as its central focus the proposition of new and perfect experiences to customers. As a result, the need for entrepreneurs to build a consistent integration between physical retail and online retail for a unique and fluid experience becomes increasingly relevant, although there are challenges in each format and in integrating them. On the other hand, questions about \"digital only\" and the new role of physical stores are present in recent research on retail. In this context, this dissertation aimed to present possible scenarios for online retail in Brazil in 2030, based on research based on primary data found with national experts. To this end, exploratory research was carried out, using the Delphi method to collect primary data from e-commerce and omnichannel retail specialists in Brazil. Sampling was non-probabilistic and for convenience, based on a structured questionnaires proposed from a literature review on the topic, through two rounds to reach consensus. According to the research carried out, the predominant scenario, or trend, will be the integration of online retail with offline retail, expanding sales channels with an omnichannel strategy, reaching almost 80% consensus among experts in both rounds. It is hoped that this research will contribute to academia, as a starting point for future sectoral studies on omnichannel retail in Brazil and to the market, as an analytical instrument in defining the strategy for online sales channels.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFeldmann, Paulo RobertoCosta, Paulo Thiago Gomes Camêllo da2024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-20062024-164228/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T20:28:03Zoai:teses.usp.br:tde-20062024-164228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T20:28:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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