Validação da escala South Oaks Gambling Screen em população brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Paula Magalhães Tavares de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-28022008-220447/
Resumo: Jogo patológico vem sendo considerado uma dependência comportamental com muitas semelhanças com dependência química. A escala South Oaks Gambling Screen (SOGS) é o instrumento mais utilizado para rastrear esse transtorno. A SOGS investiga prática de jogos de azar e comportamentos associados a jogo. O indivíduo que responder afirmativamente a pelo menos 5 dentre as 20 questões nucleares é classificado como \"provável jogador patológico\". O presente estudo visou verificar o desempenho da SOGS, comparado aos critérios diagnósticos do DSM IV para jogo patológico. A Amostra Total foi constituída por 54 jogadores patológicos que procuraram tratamento (Grupo Clínico), 71 representantes da população geral recrutados em estação de trem (Grupo Trem) e 116 freqüentadores de casa de bingo (Grupo Bingo). Analisaram-se propriedades psicométricas da SOGS (validade, sensibilidade, especificidade, valor preditivo e taxa de classificação incorreta), estrutura fatorial, consistência interna e correlação entre respostas nas duas escalas. Na Amostra Total foi maior a proporção de mulheres mais velhas, separadas ou viúvas, que não trabalhavam; que voltaram para recuperar dinheiro perdido; tiveram mais discussões sobre dinheiro centradas no jogo; e que jogavam para escapar de problemas ou de aliviar disforia. Mulheres jogaram mais em bingo, enquanto homens diversificaram mais os tipos de jogos. Os jogos mais praticados na vida pela amostra Total foram, em ordem decrescente, bingo, loteria, esportes, cartas e jogos eletrônicos. Bingo, loteria e jogos eletrônicos foram os jogos mais praticados no último ano e no último mês. É discutida a prevalência do bingo e de jogo eletrônico entre jogadores patológicos. Análise estatística mostrou diferença entre os grupos, atestando boa validade de construto: Clínico teve a maior pontuação para jogo patológico, Bingo foi intermediário; e Trem mostrou o menor índice de patologia. A correlação entre a pontuação na SOGS e DSM IV na Amostra Total foi alta (r = 0,854, p < 0,01) e a consistência interna da SOGS avaliada pelo alpha de Cronbach foi 0,75. A análise da estrutura da SOGS resultou em dois fatores, comportamento de jogar e fontes de dinheiro para jogo, responsáveis por 56,7% da variabilidade total. Consideradas as respostas na Amostra Total para jogo na vida, com ponto de corte 5, os índices de validade foram satisfatórios (sensibilidade=100, especificidade=74,7, valor preditivo positivo=60,7, valor preditivo negativo=100 e taxa de classificação incorreta=0,18. Ao aumentar o ponto de corte para 8, o número de falsos positivos diminuiu bastante (95,4, 89,8, 78,5 , 98, 0.09, respectivamente). Chamou atenção a diferença entre SOGS e DSM IV na classificação de jogador patológico, pois a proporção desses jogadores segundo a SOGS, no ponto de corte 5, foi muito superior à do DSM IV no Grupo Trem (8,5% e 2,8%, respectivamente) e principalmente no Grupo Bingo (44% e 12%, respectivamente). Discute-se que essa diferença pode representar um artefato do ponto de corte utilizado e sugere-se que, em pesquisas populacionais, o ponto de corte seja aumentado para 8, ou que sejam utilizados os dados referentes aos últimos 12 meses. Se for utilizado o ponto de corte original (5), os resultados devem ser depois confirmados por meio de entrevista clínica.
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A Amostra Total foi constituída por 54 jogadores patológicos que procuraram tratamento (Grupo Clínico), 71 representantes da população geral recrutados em estação de trem (Grupo Trem) e 116 freqüentadores de casa de bingo (Grupo Bingo). Analisaram-se propriedades psicométricas da SOGS (validade, sensibilidade, especificidade, valor preditivo e taxa de classificação incorreta), estrutura fatorial, consistência interna e correlação entre respostas nas duas escalas. Na Amostra Total foi maior a proporção de mulheres mais velhas, separadas ou viúvas, que não trabalhavam; que voltaram para recuperar dinheiro perdido; tiveram mais discussões sobre dinheiro centradas no jogo; e que jogavam para escapar de problemas ou de aliviar disforia. Mulheres jogaram mais em bingo, enquanto homens diversificaram mais os tipos de jogos. Os jogos mais praticados na vida pela amostra Total foram, em ordem decrescente, bingo, loteria, esportes, cartas e jogos eletrônicos. Bingo, loteria e jogos eletrônicos foram os jogos mais praticados no último ano e no último mês. É discutida a prevalência do bingo e de jogo eletrônico entre jogadores patológicos. Análise estatística mostrou diferença entre os grupos, atestando boa validade de construto: Clínico teve a maior pontuação para jogo patológico, Bingo foi intermediário; e Trem mostrou o menor índice de patologia. A correlação entre a pontuação na SOGS e DSM IV na Amostra Total foi alta (r = 0,854, p < 0,01) e a consistência interna da SOGS avaliada pelo alpha de Cronbach foi 0,75. A análise da estrutura da SOGS resultou em dois fatores, comportamento de jogar e fontes de dinheiro para jogo, responsáveis por 56,7% da variabilidade total. Consideradas as respostas na Amostra Total para jogo na vida, com ponto de corte 5, os índices de validade foram satisfatórios (sensibilidade=100, especificidade=74,7, valor preditivo positivo=60,7, valor preditivo negativo=100 e taxa de classificação incorreta=0,18. Ao aumentar o ponto de corte para 8, o número de falsos positivos diminuiu bastante (95,4, 89,8, 78,5 , 98, 0.09, respectivamente). Chamou atenção a diferença entre SOGS e DSM IV na classificação de jogador patológico, pois a proporção desses jogadores segundo a SOGS, no ponto de corte 5, foi muito superior à do DSM IV no Grupo Trem (8,5% e 2,8%, respectivamente) e principalmente no Grupo Bingo (44% e 12%, respectivamente). Discute-se que essa diferença pode representar um artefato do ponto de corte utilizado e sugere-se que, em pesquisas populacionais, o ponto de corte seja aumentado para 8, ou que sejam utilizados os dados referentes aos últimos 12 meses. Se for utilizado o ponto de corte original (5), os resultados devem ser depois confirmados por meio de entrevista clínica.Pathological gambling is considered a behavioral addiction that shares similarities with drug addiction. The South Oaks Gambling Screen - SOGS is the most employed screening tool for pathological gambling. The SOGS investigates gambling games and behaviors associated to gambling. Answering at least 5 from 20 questions classifies the respondent as a probable pathological gambler. The aim of this study was to verify the performance of the SOGS in comparison to the DSM IV criteria for pathological gambling. The Total Sample comprised 54 gamblers under treatment at the Gamblers Treatment Unit of PROAD/UNIFESP (Clinical Group); 71 participants from the general population assessed in a metropolitan train station of the city of São Paulo (Train Group); and 116 subjects recruited in a bingo house (Bingo Group). Factorial structure, internal consistency and psychometric properties of SOGS (sensibility, specificity, positive predictive value, negative predictive value and misclassification rate) and correlation among both instruments were verified. In the Total Sample women were older, divorced or widowed, did not work; they had chased, had had more discussions about money and had gambled to escape from problems or to relieve dysforic mood. Women bets were mostly concentrated in bingo whereas men bets were more diversified. The most frequent forms of gambling in lifetime were, in decreasing order: bingo, lotteries, sports, cards and electronic games. In the last year and last month frametime, bingo, lotteries and electronic games were the most frequent games. The prevalence of bingo and electronic games among PG is discussed. Differences in the SOGS scores among three groups were statistically significant, attesting good construct validity. The correlation between SOGS and DSM IV in the Total Sample was high (r = 0,854, p < 0.01) and the internal consistency measured by Cronbach\'s alpha was 0,75. Factor analysis resulted in a two-dimensional solution accounting for 56,7% of the total variance: a first factor composed by questions related to the gambling behavior of pathological gamblers and a second factor encompassing questions related to the sources of gambling money. Considering the Total Sample, validity measures were good: (sensibility = 100, specificity = 74,7, positive predictive value = 60,7, negative predictive value = 100 e misclassification rate =0,18). Elevating the cut score to 8 the number of false negatives is reduced (95,4, 89,8, 78,5 , 98, 0.09, respectively). The difference between the classification of pathological gamblers by SOGS and DSM IV was striking, as the proportion of pathological gamblers evaluated by SOGS, at the cut score 5, was much higher than the proportion evaluated by DSM IV in the Train Group (8,5% e 2,8%, respectively) and in Bingo Group (44% e 12%, respectively). It is argued that this difference may be an artifact of the cut score used. Thus, a suggestion is made that either the cut score should be changed from 5 to 8 or that a 12-month timeframe be employed. If the cut score 5 is maintained, then the result should be confirmed by clinical interview.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria Teresa de AraujoSilveira Filho, Dartiu Xavier daOliveira, Maria Paula Magalhães Tavares de2006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-28022008-220447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-28022008-220447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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