O discurso no radiojornalismo esportivo: estudo do comportamento do gênero editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Claudinei Cesar
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09022010-120137/
Resumo: uso de estratégias enunciativas alocadas na produção do editorial radiofônico, considerando a hipótese de que um gênero consolidado pode modificar-se em sua estrutura composicional face às características que um suporte diferente requer para sua manifestação. O problema que motivou a pesquisa prende-se ao fato de ainda não se conhecerem trabalhos voltados prioritariamente à análise de um tipo específico de discurso que é tomado para constituição do gênero editorial inscrito na esfera do radiojornalismo esportivo. O presente estudo procura respaldar suas análises em linhas teóricas sustentáveis à descrição, identificação e análise do corpus tomado para exame com o cuidado de observar em cada uma delas, fundamentos que possam explicar a maneira de organização dos elementos lingüístico-discursivos, além de verificar quais expedientes retóricoargumentativos estão presentes nas diferentes partes do discurso que ajudam a construir. Para tanto, a pesquisa vale-se de pressupostos da Análise da Conversação e da Teoria da Argumentação, em diálogo complementar aos estudos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996). Cotejou-se, também, aspectos teóricos do âmbito da Análise Crítica do Discurso, com o sentido de verificar pontos de contacto, segundo van Dijk (2001), na relação entre discurso, contexto e ideologia que pudessem esclarecer o posicionamento do editor e a situação de produção com a qual interagiu. A análise realizada permitiu constatar que, embora provido de um conjunto variável de recursos lingüístico-discursivos disponíveis para compor as estratégias argumentativas que caracterizam o editorial no / para radiojornalismo esportivo, o editor-locutor precisou decidir-se, ao fazer as escolhas que fez, em que medida seu discurso tornar-se-ia persuasivo e como o faz. Também foi possível depreender dessa análise que existe a possibilidade de um gênero consolidado, como o editorial, adaptar-se a um novo dispositivo, como o rádio, levando em conta as características fundamentais da situação em que ele se dá, as relações de intersubjetividade dos interlocutores e a própria relação do gênero com o suporte.
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O presente estudo procura respaldar suas análises em linhas teóricas sustentáveis à descrição, identificação e análise do corpus tomado para exame com o cuidado de observar em cada uma delas, fundamentos que possam explicar a maneira de organização dos elementos lingüístico-discursivos, além de verificar quais expedientes retóricoargumentativos estão presentes nas diferentes partes do discurso que ajudam a construir. Para tanto, a pesquisa vale-se de pressupostos da Análise da Conversação e da Teoria da Argumentação, em diálogo complementar aos estudos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996). Cotejou-se, também, aspectos teóricos do âmbito da Análise Crítica do Discurso, com o sentido de verificar pontos de contacto, segundo van Dijk (2001), na relação entre discurso, contexto e ideologia que pudessem esclarecer o posicionamento do editor e a situação de produção com a qual interagiu. A análise realizada permitiu constatar que, embora provido de um conjunto variável de recursos lingüístico-discursivos disponíveis para compor as estratégias argumentativas que caracterizam o editorial no / para radiojornalismo esportivo, o editor-locutor precisou decidir-se, ao fazer as escolhas que fez, em que medida seu discurso tornar-se-ia persuasivo e como o faz. Também foi possível depreender dessa análise que existe a possibilidade de um gênero consolidado, como o editorial, adaptar-se a um novo dispositivo, como o rádio, levando em conta as características fundamentais da situação em que ele se dá, as relações de intersubjetividade dos interlocutores e a própria relação do gênero com o suporte.This essay purposes to study the behavior of a journalistic genre, based on the selection and use of ennunciative strategies placed on the production of a radio phonic editorial, relying on the hypothesis that a well-firmed genre may be modified in its compositional structure when facing a number of factors that a differentiated kind of reliance requires for its manifestation. The motivational basis to the realization of this essay sticks to the fact that one does not know any essays focused mainly on the analysis of a specific speech, which is taken to constitute the editorial genre inserted on the sportive radio journalism sphere. Because of this vacancy, the actual study relies its analyses in sustainable theoretical lines to the description, identification and analysis of the corpus taken to be examined, carefully observing, in each one of these lines, fundaments that may explain the way to organize the speech-linguistic elements, in addition to verifying which rhetoricargumentative expedients are present in each different part of the speech that help to built it. For that, the research use vale up assumptions of the Conversation Analysis and the Argumentation Theory, dialoguing in addition to studies of the New Rhetoric, by Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996). One also collated theoretical aspects from the Critical Analysis of Speech, intending to verify points of contact according to van Dijk (2001) -, in the relation between speech, context and ideal that may clarify the editors position and the situation of the product to which he interacted. The analysis hereby done allowed one to find that, although it is provided by a variable amount of speech-linguistic resources, available to compose the argumentative strategies that characterizes the editorial in the/to the sportive radio journalism, the speaker-editor has to decide, by doing the choices he has done, in which measure his speech will become persuasive and how he does it. It was also possible to depurate from this specific analysis that there is the possibility of a consolidated genre, such as the editorial, to adapt itself to a new disposal, like the radio media, considerating the fundamental features of the situation in which it happens and the relations of intersubjectivity of the interspeakers involved by this context and the very own relation of the genre to the support.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Zilda Gaspar Oliveira deZago, Claudinei Cesar2008-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09022010-120137/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-09022010-120137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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