Modelos organizacionais do departamento de marketing e possibilidades para o mercado editorial brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambon, Lilia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-26112019-141849/
Resumo: A crise econômica pela qual o país passou, as mudanças no mercado editorial relacionadas ao mercado internacional e os novos concorrentes têm feito com que as editoras brasileiras passem por alterações estruturais e revisões de seus modelos de negócios. Num primeiro momento, enfrentaram uma série de demissões e de reduções orçamentárias. Mas essa situação também tem obrigado as editoras a encontrar formas criativas, inovadoras e mais rentáveis de atuação, visando manter ou ampliar seu faturamento. Isso porque também os próprios hábitos de consumo vêm mudando. Nesse contexto, o papel do marketing dentro de uma editora ganha mais valor e relevância e exige uma atuação que vai além das simples funções que costumava exercer nesse mercado (divulgação dos livros no ponto de venda e nas mídias sociais). E, para que essa atuação seja efetiva, é necessário que o departamento de marketing se estruture de forma adequada. Assim, o objetivo deste projeto foi avaliar a organização estrutural do departamento de marketing nas editoras brasileiras dentro desse contexto. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma editora brasileira. Seu departamento de marketing foi analisado a partir do levantamento do contexto do mercado editorial atual e das funções e atividades do departamento de marketing em quatro outras empresas com atuação no Brasil. Ao final, há uma proposta de estrutura (com responsabilidades e funções) para o caso analisado.
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