O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/ |
Resumo: | Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras. |
id |
USP_5a324285d35e4dc22d58c84f044e2929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01072024-163515 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagemThe marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationshipLivros didáticosMarketingMarketingMarketing - Estudo e ensinoMarketing - Teaching and learningMercado editorialPublishing marketTextbookEste trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.This work aims to study the textbook as an instrument for the improvement of the teaching and the leaming, relying on the marketing area. Although the literature has been giving little attention to this field, the textbook configures the main protagonist of the teaching and leaming situations and the best-selling and the readiest kind of book in Brazil. The easy criticism regarding the textbook is kept in check, recognizing its wide role in education, without forgetting its limitations. Through an e-mail research with marketing teachers, the several functional attributes needed by a textbook are studied and, after, reduced by the factorial analysis technique. The current work also provides other kind of data, such as an overview of the way the teachers that answer the questionnaires get to know the marketing textbook preferring the catalogues above all, as well as bookstores visits and free copies and the main situations in which the textbook is more used to prepare the course program, the tests (examinations) and the classes. At last, this work intends to stimulate the interest for the several stakeholders of a textbook as much as the research in the general field, showing that the textbook is primordial in the literature, in a nation development and, in special, in the Brazilian classrooms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Celso Claudio de Hildebrand eAlves, Flávia Helena Dante2003-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-01T23:16:03Zoai:teses.usp.br:tde-01072024-163515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-01T23:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem The marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationship |
title |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem Alves, Flávia Helena Dante Livros didáticos Marketing Marketing Marketing - Estudo e ensino Marketing - Teaching and learning Mercado editorial Publishing market Textbook |
title_short |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem |
title_full |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem |
title_sort |
O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem |
author |
Alves, Flávia Helena Dante |
author_facet |
Alves, Flávia Helena Dante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Flávia Helena Dante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Marketing Marketing Marketing - Estudo e ensino Marketing - Teaching and learning Mercado editorial Publishing market Textbook |
topic |
Livros didáticos Marketing Marketing Marketing - Estudo e ensino Marketing - Teaching and learning Mercado editorial Publishing market Textbook |
description |
Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256581523111936 |