O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Flávia Helena Dante
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/
Resumo: Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.
id USP_5a324285d35e4dc22d58c84f044e2929
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01072024-163515
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagemThe marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationshipLivros didáticosMarketingMarketingMarketing - Estudo e ensinoMarketing - Teaching and learningMercado editorialPublishing marketTextbookEste trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.This work aims to study the textbook as an instrument for the improvement of the teaching and the leaming, relying on the marketing area. Although the literature has been giving little attention to this field, the textbook configures the main protagonist of the teaching and leaming situations and the best-selling and the readiest kind of book in Brazil. The easy criticism regarding the textbook is kept in check, recognizing its wide role in education, without forgetting its limitations. Through an e-mail research with marketing teachers, the several functional attributes needed by a textbook are studied and, after, reduced by the factorial analysis technique. The current work also provides other kind of data, such as an overview of the way the teachers that answer the questionnaires get to know the marketing textbook preferring the catalogues above all, as well as bookstores visits and free copies and the main situations in which the textbook is more used to prepare the course program, the tests (examinations) and the classes. At last, this work intends to stimulate the interest for the several stakeholders of a textbook as much as the research in the general field, showing that the textbook is primordial in the literature, in a nation development and, in special, in the Brazilian classrooms.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Celso Claudio de Hildebrand eAlves, Flávia Helena Dante2003-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-01T23:16:03Zoai:teses.usp.br:tde-01072024-163515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-01T23:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
The marketing textbook as an element for improving the teaching-learning relationship
title O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
spellingShingle O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
Alves, Flávia Helena Dante
Livros didáticos
Marketing
Marketing
Marketing - Estudo e ensino
Marketing - Teaching and learning
Mercado editorial
Publishing market
Textbook
title_short O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
title_full O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
title_fullStr O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
title_sort O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem
author Alves, Flávia Helena Dante
author_facet Alves, Flávia Helena Dante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grisi, Celso Claudio de Hildebrand e
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Flávia Helena Dante
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Marketing
Marketing
Marketing - Estudo e ensino
Marketing - Teaching and learning
Mercado editorial
Publishing market
Textbook
topic Livros didáticos
Marketing
Marketing
Marketing - Estudo e ensino
Marketing - Teaching and learning
Mercado editorial
Publishing market
Textbook
description Este trabalho procura estudar o livro didático como instrumento para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tomando como base a área de marketing. Conquanto a literatura tenha dado pouca atenção a esta temática, o livro didático configura-se como um dos principais protagonistas das situações de ensino-aprendizagem, além do tipo de livro mais lido e vendido no Brasil. A crítica fácil ao livro didático é posta em xeque, reconhecendo-se o amplo papel que ele desempenha na educação, sem, contudo, deixar de lado suas limitações. Por meio de uma pesquisa por e-mail com os professores de marketing, puderam ser estudados os diversos atributos funcionais necessários ao livro didático para o aperfeiçoamento da relação ensino aprendizagem, reduzidos depois pelo uso da analise fatorial. O presente estudo também proporciona outros dados relacionados ao tema, como uma visão de como os professores respondentes tomam conhecimento acerca do livro didático de marketing, ou seja, priorizando, sobretudo, os catálogos, visitas as livrarias e exemplares de cortesia e as principais situações nas quais e mais utilizado, como na elaboração do programa, de provas e planejamento das aulas. Este trabalho procura, enfim, incentivar o interesse tanto dos diversos stakeholders envolvidos como da pesquisa pelo tema, mostrando que o livro didático e fundamental na literatura, no desenvolvimento de um povo e, especialmente, nas salas de aula brasileiras.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-01072024-163515/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256581523111936