Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandez, Daniel Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102013-134515/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as atividades desenvolvidas no Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade, ocorrido em Osasco, São Paulo, e no Vale do Ribeira, entre os anos de 2002 e 2004. Esta pesquisa teve como objeto a análise do desenvolvimento de uma práxis de Educação Social no Projeto JovemPaz que se ancorou na Cultura e Educomunicação A nossa pesquisa abarcou o trabalho com as categorias de Ecopedagogia e Memória, incidindo suas investigações sobre as práticas de Leitura do Mundo desencadeadas na realização do Projeto JovemPaz. Nosso campo de pesquisa abrangeu o resgate das memórias dos participantes do Projeto de onde foram desencadeadas as análises das categorias de Memória e Leitura do Mundo. Essas categorias foram advindas dos estudos de ANTUNES (2000), FREIRE (1997) e PADILHA (2001). A partir desse objeto mais amplo, esperou-se poder refletir sobre a forma como a metodologia de ensino da Leitura do Mundo poderia ser contemplada na construção e interação propiciada pelo Projeto JovemPaz, possibilitando a fala e a escuta dos sujeitos envolvidos no Projeto, tendo em vista um estudo de suas trajetórias individuais e memórias construídas em torno do mesmo. Nossa metodologia de pesquisa foi qualitativa, constituída pela coleta dos depoimentos ressoantes advindos da pesquisa de ACCIOLY & SILVA (2005). Essa categoria de análise foi engendrada como reverberação dos fatos ocorridos nas vidas dos sujeitos entrevistados. Nossa pesquisa obteve como resultados a indicação de que, ao participar do Projeto JovemPaz, os cidadãos e cidadãs das diferentes localidades onde se realizou o projeto puderam ler sua realidade, registrar seu contorno na construção intercultural da paz e da sustentabilidade.
id USP_1a42b20d718ee4ae288dd4bbfd966e66
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16102013-134515
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogiaCulture, Education and social educommunication JovemPaz the project: memory and ecopedagogyCulturaCultureEcopedagogiaEcopedagogyEducomunicaçãoEducomunicationMemóriaMemoryPedagogia socialSocial educationEsta pesquisa teve como objetivo principal investigar as atividades desenvolvidas no Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade, ocorrido em Osasco, São Paulo, e no Vale do Ribeira, entre os anos de 2002 e 2004. Esta pesquisa teve como objeto a análise do desenvolvimento de uma práxis de Educação Social no Projeto JovemPaz que se ancorou na Cultura e Educomunicação A nossa pesquisa abarcou o trabalho com as categorias de Ecopedagogia e Memória, incidindo suas investigações sobre as práticas de Leitura do Mundo desencadeadas na realização do Projeto JovemPaz. Nosso campo de pesquisa abrangeu o resgate das memórias dos participantes do Projeto de onde foram desencadeadas as análises das categorias de Memória e Leitura do Mundo. Essas categorias foram advindas dos estudos de ANTUNES (2000), FREIRE (1997) e PADILHA (2001). A partir desse objeto mais amplo, esperou-se poder refletir sobre a forma como a metodologia de ensino da Leitura do Mundo poderia ser contemplada na construção e interação propiciada pelo Projeto JovemPaz, possibilitando a fala e a escuta dos sujeitos envolvidos no Projeto, tendo em vista um estudo de suas trajetórias individuais e memórias construídas em torno do mesmo. Nossa metodologia de pesquisa foi qualitativa, constituída pela coleta dos depoimentos ressoantes advindos da pesquisa de ACCIOLY & SILVA (2005). Essa categoria de análise foi engendrada como reverberação dos fatos ocorridos nas vidas dos sujeitos entrevistados. Nossa pesquisa obteve como resultados a indicação de que, ao participar do Projeto JovemPaz, os cidadãos e cidadãs das diferentes localidades onde se realizou o projeto puderam ler sua realidade, registrar seu contorno na construção intercultural da paz e da sustentabilidade.This research aimed to investigate the activities of the Project JovemPaz: building intercultural peace and sustainability, held in Osasco, São Paulo, and in the Ribeira Valley, between the years 2002 and 2004. Our research encompassed work with the categories of \"Ecopedagogy\" and \"Memory\", focusing his research on the practices of \"Reading the World\" triggered the completion of Project JovemPaz. Our field research covered the rescue of the memories of the participants of Project which were triggered analyzes the categories of Memory and Reading World. These categories were arising from studies of ANTUNES (2000), Freire (1997) and PADILHA (2001). From this broader object, was expected to be able to reflect on how the teaching methodology of \"Reading the World\" could be included in the construction and interaction provided by Project JovemPaz, allowing speech and listening of the subjects involved in the project, having seen in a study of their individual careers and memories built around it. Our research methodology was qualitative, consisting of the collection of \"testimonials resounding\" derived from research of ACCIOLY & SILVA (2005). This category of analysis was engendered as reverberation of the events in the lives of the individuals. Our research results obtained as an indication that, by participating in the Project JovemPaz, the citizens of the different localities where they held the project could \"read\" your reality, register your outline in building intercultural peace and sustainability. Accordingly, it was found that, in interpreting the world, these guys might know your reality, turning their gaze on their own communities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Nilce daHernandez, Daniel Rodrigues2013-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102013-134515/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-16102013-134515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
Culture, Education and social educommunication JovemPaz the project: memory and ecopedagogy
title Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
spellingShingle Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
Hernandez, Daniel Rodrigues
Cultura
Culture
Ecopedagogia
Ecopedagogy
Educomunicação
Educomunication
Memória
Memory
Pedagogia social
Social education
title_short Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
title_full Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
title_fullStr Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
title_full_unstemmed Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
title_sort Cultura, educação social e educomunicação no projeto JovemPaz: memória e ecopedagogia
author Hernandez, Daniel Rodrigues
author_facet Hernandez, Daniel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nilce da
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandez, Daniel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Culture
Ecopedagogia
Ecopedagogy
Educomunicação
Educomunication
Memória
Memory
Pedagogia social
Social education
topic Cultura
Culture
Ecopedagogia
Ecopedagogy
Educomunicação
Educomunication
Memória
Memory
Pedagogia social
Social education
description Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as atividades desenvolvidas no Projeto JovemPaz: construção intercultural da paz e da sustentabilidade, ocorrido em Osasco, São Paulo, e no Vale do Ribeira, entre os anos de 2002 e 2004. Esta pesquisa teve como objeto a análise do desenvolvimento de uma práxis de Educação Social no Projeto JovemPaz que se ancorou na Cultura e Educomunicação A nossa pesquisa abarcou o trabalho com as categorias de Ecopedagogia e Memória, incidindo suas investigações sobre as práticas de Leitura do Mundo desencadeadas na realização do Projeto JovemPaz. Nosso campo de pesquisa abrangeu o resgate das memórias dos participantes do Projeto de onde foram desencadeadas as análises das categorias de Memória e Leitura do Mundo. Essas categorias foram advindas dos estudos de ANTUNES (2000), FREIRE (1997) e PADILHA (2001). A partir desse objeto mais amplo, esperou-se poder refletir sobre a forma como a metodologia de ensino da Leitura do Mundo poderia ser contemplada na construção e interação propiciada pelo Projeto JovemPaz, possibilitando a fala e a escuta dos sujeitos envolvidos no Projeto, tendo em vista um estudo de suas trajetórias individuais e memórias construídas em torno do mesmo. Nossa metodologia de pesquisa foi qualitativa, constituída pela coleta dos depoimentos ressoantes advindos da pesquisa de ACCIOLY & SILVA (2005). Essa categoria de análise foi engendrada como reverberação dos fatos ocorridos nas vidas dos sujeitos entrevistados. Nossa pesquisa obteve como resultados a indicação de que, ao participar do Projeto JovemPaz, os cidadãos e cidadãs das diferentes localidades onde se realizou o projeto puderam ler sua realidade, registrar seu contorno na construção intercultural da paz e da sustentabilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102013-134515/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102013-134515/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090780059402240