O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landim, Denise Silva Paes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10092015-154351/
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de cunho etnográfico, que visou compreender as relações entre letramentos escolares e letramentos sociais entre alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta de dados ocorreu em duas comunidades escolares, localizadas na cidade de São Paulo, com suas respectivas professoras, por meio da observação de aulas, entrevistas formais e informais e questionários. Para compreender as relações entre letramentos escolares e sociais no contexto investigado, baseamos nossas análises nos estudos de letramentos novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico (KALANTZIS e COPE, 2003, 2005, 2008, 2012, 2013; GEE, 2004; KRESS 2003, 2011; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2011; LEMKE 2010; MONTE MÓR, 2006, 2007, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011) que levam em conta os efeitos educacionais das mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas advindas da globalização e da cultura midiática e digital. As análises apontaram, neste contexto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcadamente sensível a questões de marginalização social dos sujeitos por ela atendidos, para tanto distanciamentos e quanto aproximações entre ambos os tipos de letramento, evidenciando as relações conflituosas entre as concepções e as práticas pedagógicas observadas.
id USP_1a655c6bf62f0265a4090842c20ea483
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10092015-154351
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidosEnglish from Adult Education to life: social and school literacies reflectedAdult EducationCritical literaciesEducação de Jovens e AdultosEnglish as a foreign languageEnglish languageEnsino de língua estrangeiraLetramento críticoLíngua inglesaNew literaciesNovos letramentosEste trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de cunho etnográfico, que visou compreender as relações entre letramentos escolares e letramentos sociais entre alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta de dados ocorreu em duas comunidades escolares, localizadas na cidade de São Paulo, com suas respectivas professoras, por meio da observação de aulas, entrevistas formais e informais e questionários. Para compreender as relações entre letramentos escolares e sociais no contexto investigado, baseamos nossas análises nos estudos de letramentos novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico (KALANTZIS e COPE, 2003, 2005, 2008, 2012, 2013; GEE, 2004; KRESS 2003, 2011; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2011; LEMKE 2010; MONTE MÓR, 2006, 2007, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011) que levam em conta os efeitos educacionais das mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas advindas da globalização e da cultura midiática e digital. As análises apontaram, neste contexto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcadamente sensível a questões de marginalização social dos sujeitos por ela atendidos, para tanto distanciamentos e quanto aproximações entre ambos os tipos de letramento, evidenciando as relações conflituosas entre as concepções e as práticas pedagógicas observadas.This qualitative-interpretative research, with ethnographic elements, aimed at investigating the relations between school literacies and social literacies in Adult Education . Its data was collected in two school communities, in the city of São Paulo, with their respective teachers, through class observation, formal and informal interviews and questionnaires. In order to understand such relations in the targeted context, we based our analyses in the literacies studies new literacies, multiliteracies, critical literacies (KALANTZIS e COPE, 2003, 2005, 2008, 2012, 2013; GEE, 2004; KRESS 2003, 2011; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2011; LEMKE 2010; MONTE MÓR, 2006, 2007, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011), which take into consideration educational effects towards the social, cultural, economic and political changes resulting from globalization and media and digital culture. Our analysis pointed that, especially in the context of Adult Education, markedly sensitive to issues of social marginalization of the subjects it serves, there are both distance and approximation of the two types of literacies, highlighting conflicted relations between pedagogical concepts and practices which were observed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMór, Walkyria Maria MonteLandim, Denise Silva Paes2015-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10092015-154351/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-10092015-154351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
English from Adult Education to life: social and school literacies reflected
title O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
spellingShingle O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
Landim, Denise Silva Paes
Adult Education
Critical literacies
Educação de Jovens e Adultos
English as a foreign language
English language
Ensino de língua estrangeira
Letramento crítico
Língua inglesa
New literacies
Novos letramentos
title_short O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
title_full O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
title_fullStr O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
title_full_unstemmed O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
title_sort O inglês da EJA para a vida: letramentos sociais e escolares refletidos
author Landim, Denise Silva Paes
author_facet Landim, Denise Silva Paes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mór, Walkyria Maria Monte
dc.contributor.author.fl_str_mv Landim, Denise Silva Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Adult Education
Critical literacies
Educação de Jovens e Adultos
English as a foreign language
English language
Ensino de língua estrangeira
Letramento crítico
Língua inglesa
New literacies
Novos letramentos
topic Adult Education
Critical literacies
Educação de Jovens e Adultos
English as a foreign language
English language
Ensino de língua estrangeira
Letramento crítico
Língua inglesa
New literacies
Novos letramentos
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de cunho etnográfico, que visou compreender as relações entre letramentos escolares e letramentos sociais entre alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta de dados ocorreu em duas comunidades escolares, localizadas na cidade de São Paulo, com suas respectivas professoras, por meio da observação de aulas, entrevistas formais e informais e questionários. Para compreender as relações entre letramentos escolares e sociais no contexto investigado, baseamos nossas análises nos estudos de letramentos novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico (KALANTZIS e COPE, 2003, 2005, 2008, 2012, 2013; GEE, 2004; KRESS 2003, 2011; LANKSHEAR e KNOBEL, 2007, 2011; LEMKE 2010; MONTE MÓR, 2006, 2007, 2013; MENEZES DE SOUZA, 2011) que levam em conta os efeitos educacionais das mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas advindas da globalização e da cultura midiática e digital. As análises apontaram, neste contexto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcadamente sensível a questões de marginalização social dos sujeitos por ela atendidos, para tanto distanciamentos e quanto aproximações entre ambos os tipos de letramento, evidenciando as relações conflituosas entre as concepções e as práticas pedagógicas observadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10092015-154351/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10092015-154351/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090590006050816