Texto dissertativo: um produto para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Leandro Anderson de Loiola
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05122012-124943/
Resumo: O estudo do ensino de textos dissertativos, a partir de materiais didáticos apostilados de língua portuguesa, mostra-se relevante neste início de século XXI, devido a uma estreita relação entre esses materiais e as grandes redes de ensino privadas. Observa-se uma padronização de conteúdos, para a produção de textos dissertativos com a finalidade de levar o aluno a ser aprovado no exame vestibular. O objetivo deste trabalho é examinar os apostilados do Sistema Anglo de Ensino no que se refere à produção de textos dissertativos. Esse sistema de ensino, conhecido também por sua tradição, aprova, em geral, conceituados e concorridos exames vestibulares nas importantes universidades brasileiras. O objeto de pesquisa trata do conteúdo no ensino de produção do texto dissertativo enquanto enunciado discursivo. Estabeleceu-se como parâmetro de pesquisa os seguintes conceitos: gênero, texto e relações dialógicas, na perspectiva de Bakhtin e o Círculo. A esses três núcleos conceituais procura-se o efeito retroativo exercido pelo exame vestibular, bem como as noções de modelo para o texto bem escrito, muito enfatizadas pelo Sistema Anglo de Ensino, no material. A metodologia utilizada para a análise parte do estudo do enunciado a fim de estabelecer possíveis relações dialógicas entre as sequências didáticas e os eixos teóricos definidos pelo material didático. Foi analisado um conjunto de 36 apostilas, para as três séries do ensino médio. A análise do material constatou uma ênfase na estrutura do bom texto, organizado em parágrafos. Pode-se concluir que o Sistema Anglo de Ensino entende o ensino de produção de textos dissertativos como uma tecnologia da escrita, uma vez que ensina os procedimentos envolvidos na elaboração de um bom texto do ponto de vista retroativo em relação às expectativas dos vestibulares. Esta conclusão retoma as questões envolvidas na aquisição de técnicas da escrita, durante a mobilização das tradições culturais. Colocando essa constatação em confronto, em termos bakhtinianos, com o ensino da escrita do texto dissertativo destinado ao exame vestibular, conclui-se que há uma expressiva valorização da forma e um alto grau de instrumentação pedagógica envolvida nesse processo, inclusive no que diz respeito à didatização de conteúdos adequados ao ensino da dissertação como produção para um possível ingresso na universidade via vestibular.
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O objeto de pesquisa trata do conteúdo no ensino de produção do texto dissertativo enquanto enunciado discursivo. Estabeleceu-se como parâmetro de pesquisa os seguintes conceitos: gênero, texto e relações dialógicas, na perspectiva de Bakhtin e o Círculo. A esses três núcleos conceituais procura-se o efeito retroativo exercido pelo exame vestibular, bem como as noções de modelo para o texto bem escrito, muito enfatizadas pelo Sistema Anglo de Ensino, no material. A metodologia utilizada para a análise parte do estudo do enunciado a fim de estabelecer possíveis relações dialógicas entre as sequências didáticas e os eixos teóricos definidos pelo material didático. Foi analisado um conjunto de 36 apostilas, para as três séries do ensino médio. A análise do material constatou uma ênfase na estrutura do bom texto, organizado em parágrafos. Pode-se concluir que o Sistema Anglo de Ensino entende o ensino de produção de textos dissertativos como uma tecnologia da escrita, uma vez que ensina os procedimentos envolvidos na elaboração de um bom texto do ponto de vista retroativo em relação às expectativas dos vestibulares. Esta conclusão retoma as questões envolvidas na aquisição de técnicas da escrita, durante a mobilização das tradições culturais. Colocando essa constatação em confronto, em termos bakhtinianos, com o ensino da escrita do texto dissertativo destinado ao exame vestibular, conclui-se que há uma expressiva valorização da forma e um alto grau de instrumentação pedagógica envolvida nesse processo, inclusive no que diz respeito à didatização de conteúdos adequados ao ensino da dissertação como produção para um possível ingresso na universidade via vestibular.Studying the teaching of dissertative texts from textbooks and booklets in Portuguese language has proven to be relevant in this beginning of century XXI, since there is a close relationship between these materials and large networks of private education. There is a standardization of content for the production of dissertative texts in order to bring the student to pass the entrance examination, known as vestibular. The objective of this study is to examine the textbooks and booklets of the Anglo Teaching System for the teaching of dissertative text production. This system, also known for its tradition, has approved its students in respected and popular entrance examinations in the most important brazilian universities. The object of research deals with the content in the teaching of text production while dissertational discursive statement. It was established as a research parameter the following concepts: genre, text and dialogical relations, under the Bakhtin and the Circle perspective. We relate these three aspects to the washback effect exerted by the entrance exams as well as the notions of model for the well written text, much emphasized by the Anglo Educational System, in the material. The methodology used in the analysis emerges from the study of the utterance in order to establish possible dialogic relations between the teaching sequences and theoretical axes defined in the courseware. The material analyzed consists of 36 booklets for the three years of high school. The analysis found an emphasis on the notions of the good text, organized into paragraphs. It was possible to conclude that the Anglo System of Education faces the teaching of the dissertative text as a technology of writing, since it teaches the procedures involved in preparing a good text from a backdated standpoint in order to meet the requirements of the entrance exams. This conclusion returns to the issues involved in the acquisition of writing techniques, during the mobilization of cultural traditions. Putting this finding in conflict, in Bakhtinian terms, with the teaching of dissertative text writing for the entrance examination, we conclude that there is a significant enhancement of the form and a high degree of pedagogical instrumentation involved in the educational process, even with respect to the appropriate content didactization for teaching the dissertation writing as a production for a possible entry into an university via vestibular.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampos, Maria Inês BatistaNunes, Leandro Anderson de Loiola2012-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05122012-124943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-05122012-124943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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