Arqueologia em áreas de conflito: Cemitérios, obras de desenvolvimento e comunidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-03062015-153625/ |
Resumo: | Em todo país, áreas de diferentes comunidades têm sido atingidas por grandes obras de infraestrutura, em função do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Arqueólogos responsáveis por parte do licenciamento ambiental têm se deparado com o desafio de trabalhar com essas comunidades e, geralmente, em um curto espaço de tempo. A presente pesquisa busca compreender, face aos conflitos entre comunidades e empreendimentos ocorridos no âmbito do Sítio Arqueológico Fazendinha (Estado de Pernambuco) e do Sítio Arqueológico Rio Bezerra III (Estado do Tocantins), em que medida os trabalhos de Arqueologia podem trazer outras valorações no trabalho de licenciamento ambiental que não seja somente a econômica. Da mesma forma, procura identificar o espaço das comunidades, a partir de análises contradiscursivas, no contexto de uma ciência que nasceu colonialista. Para tal, propõe contribuições metodológicas e de atuação em áreas de conflito em que há uma arena de disputa entre mercado, comunidades, patrimônio e ciência, que possibilitem espaços de diálogos a serem construídos em conjunto com as questões locais, incorporando narrativas e formas de trabalho. |
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Arqueologia em áreas de conflito: Cemitérios, obras de desenvolvimento e comunidadesConflict Archaeology: Cemeteries, construction works and communities.Arqueologia de contratoCemeteries in rural areasCemitérios ruraisConflictsConflitosContract archaeologyCultural heritageEnvironmental licensingLicenciamento ambientalPatrimônio culturalEm todo país, áreas de diferentes comunidades têm sido atingidas por grandes obras de infraestrutura, em função do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Arqueólogos responsáveis por parte do licenciamento ambiental têm se deparado com o desafio de trabalhar com essas comunidades e, geralmente, em um curto espaço de tempo. A presente pesquisa busca compreender, face aos conflitos entre comunidades e empreendimentos ocorridos no âmbito do Sítio Arqueológico Fazendinha (Estado de Pernambuco) e do Sítio Arqueológico Rio Bezerra III (Estado do Tocantins), em que medida os trabalhos de Arqueologia podem trazer outras valorações no trabalho de licenciamento ambiental que não seja somente a econômica. Da mesma forma, procura identificar o espaço das comunidades, a partir de análises contradiscursivas, no contexto de uma ciência que nasceu colonialista. Para tal, propõe contribuições metodológicas e de atuação em áreas de conflito em que há uma arena de disputa entre mercado, comunidades, patrimônio e ciência, que possibilitem espaços de diálogos a serem construídos em conjunto com as questões locais, incorporando narrativas e formas de trabalho.All over the country, areas of different communities have been affected by major infrastructure projects, according to the Growth Acceleration Program (PAC) of the Brazilian Federal Government. Archaeologists responsible for part of the environmental licensing have faced the challenge of working with these communities and generally, in a short period of time. This research aims to comprise, given the conflicts between communities and infrastructure works occurring within the Archaeological Site Fazendinha (State of Pernambuco) and the Archaeological Site Rio Bezerra III (Tocantins), the extension of the infuence of archaeology work bringing other valuations at te study of environmental licensing, besides the economic one. Similarly, attempts to identify the space of the community, from contra-discursive analysis in a context of a science that was born colonialist. It therefore suggests methodological contributions and forms of acting in conflict areas where there is a dispute between capital market, communities, heritage and science, enabling spaces for dialogue to be built in conjunction with the local questions, incorporating narratives and ways of working.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Camilo de MelloHattori, Marcia Lika2015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-03062015-153625/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-03062015-153625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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