A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceschi, Cristiana Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-19012015-163724/
Resumo: Este trabalho é uma reflexão acerca da Arte de Contar Histórias como uma importante ferramenta artística e educativa na formação do ser humano de todas as épocas, vista especialmente em suas relações com as questões trazidas pelo universo contemporâneo da cibercultura. Ao problematizar e dialogar com a emergência e complexidade desse universo, a função social do contador de histórias, sua arte e seu papel formador encontram visões divergentes, antagônicas e polêmicas trazendo assim discussões pertinentes para seu lugar e importância na vida atual. O que é importante saber para contar histórias no mundo de hoje? Qual a relevância da arte de contar histórias em um mundo mediado por telas? Qual o impacto da cibercultura no universo do contador de histórias e o impacto do trabalho do contador de histórias na Era Digital? Tais questões foram discutidas partindo de imagens significativas que serviram de metáforas para o aprofundamento dos problemas bem como do depoimento de contadores e ouvintes de histórias, teóricos da comunicação, antropólogos, filósofos, poetas e educadores.
id USP_1c1c404959ee8a25e9cc20464c9338bb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012015-163724
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura-aprendizagemart educationarte-educaçãociberculturacontemporary storytellercyberculturedigital eraera digitalexperiência significativaimaginaçãoimaginationlearning processmeaningful experiencenarração de históriasnarrador contemporâneooral traditionstorytellingtradição oralEste trabalho é uma reflexão acerca da Arte de Contar Histórias como uma importante ferramenta artística e educativa na formação do ser humano de todas as épocas, vista especialmente em suas relações com as questões trazidas pelo universo contemporâneo da cibercultura. Ao problematizar e dialogar com a emergência e complexidade desse universo, a função social do contador de histórias, sua arte e seu papel formador encontram visões divergentes, antagônicas e polêmicas trazendo assim discussões pertinentes para seu lugar e importância na vida atual. O que é importante saber para contar histórias no mundo de hoje? Qual a relevância da arte de contar histórias em um mundo mediado por telas? Qual o impacto da cibercultura no universo do contador de histórias e o impacto do trabalho do contador de histórias na Era Digital? Tais questões foram discutidas partindo de imagens significativas que serviram de metáforas para o aprofundamento dos problemas bem como do depoimento de contadores e ouvintes de histórias, teóricos da comunicação, antropólogos, filósofos, poetas e educadores.This work is a reflection about the Art of Storytelling as a major artistic and educational tool in the educational process of human beings of all ages, especially seen in its relations with the questions raised by the contemporary universe of cyberculture. When discussing and questioning the emergence and complexity of this universe, the social role of storyteller, his art and his educational role, we came across different, antagonistic and controversial sights bringing relevant discussions to his place and importance in the present life. What is important to know in order to tell stories in today\'s world? What is the relevance of storytelling in a world mediated by screens? What is the impact of cyberculture in the storytelling universe and the impact of the storyteller\'s work in the Digital Age? Such issues were discussed starting from meaningful images that served as metaphors for the deepening of the problems as well as the testimony of storytellers and listeners, communication theorists, anthropologists, philosophers, poets and educatorsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Regina Stela BarcelosCeschi, Cristiana Souza2014-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-19012015-163724/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-19012015-163724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
-
title A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
spellingShingle A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
Ceschi, Cristiana Souza
aprendizagem
art education
arte-educação
cibercultura
contemporary storyteller
cyberculture
digital era
era digital
experiência significativa
imaginação
imagination
learning process
meaningful experience
narração de histórias
narrador contemporâneo
oral tradition
storytelling
tradição oral
title_short A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
title_full A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
title_fullStr A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
title_full_unstemmed A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
title_sort A Menina, o Cavalo e a Chuva: A arte de contar histórias e a cibercultura
author Ceschi, Cristiana Souza
author_facet Ceschi, Cristiana Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Regina Stela Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceschi, Cristiana Souza
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
art education
arte-educação
cibercultura
contemporary storyteller
cyberculture
digital era
era digital
experiência significativa
imaginação
imagination
learning process
meaningful experience
narração de histórias
narrador contemporâneo
oral tradition
storytelling
tradição oral
topic aprendizagem
art education
arte-educação
cibercultura
contemporary storyteller
cyberculture
digital era
era digital
experiência significativa
imaginação
imagination
learning process
meaningful experience
narração de histórias
narrador contemporâneo
oral tradition
storytelling
tradição oral
description Este trabalho é uma reflexão acerca da Arte de Contar Histórias como uma importante ferramenta artística e educativa na formação do ser humano de todas as épocas, vista especialmente em suas relações com as questões trazidas pelo universo contemporâneo da cibercultura. Ao problematizar e dialogar com a emergência e complexidade desse universo, a função social do contador de histórias, sua arte e seu papel formador encontram visões divergentes, antagônicas e polêmicas trazendo assim discussões pertinentes para seu lugar e importância na vida atual. O que é importante saber para contar histórias no mundo de hoje? Qual a relevância da arte de contar histórias em um mundo mediado por telas? Qual o impacto da cibercultura no universo do contador de histórias e o impacto do trabalho do contador de histórias na Era Digital? Tais questões foram discutidas partindo de imagens significativas que serviram de metáforas para o aprofundamento dos problemas bem como do depoimento de contadores e ouvintes de histórias, teóricos da comunicação, antropólogos, filósofos, poetas e educadores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-19012015-163724/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-19012015-163724/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090849529659392