A imagem ambiental do Brasil na política internacional e o impacto da reputação sobre o comércio agroindustrial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-02082024-153416/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo consiste em analisar os efeitos da reputação ambiental do Brasil nas exportações brasileiras de produtos agroindustriais. Buscou-se explorar a reputação ambiental brasileira e identificar o sentimento associado à imagem ambiental brasileira, no contexto de Política Internacional, para o período de 2013 a 2022. Utilizando-se instrumentos da mineração de textos, foram analisados tweets de discursos de líderes políticos, organizações não governamentais e a frequência de notícias veiculadas sobre a pauta de sustentabilidade ambiental brasileira. Ademais, buscou-se identificar como cada país importador capta a imagem ambiental brasileira de modo a incorporar preferências próprias sobre meio ambiental e comércio de produtos agroindustriais, a partir de índices representativos da percepção ambiental nos países importadores, construídos com base nos tweets. Por fim, procurou-se verificar se a reputação ambiental do Brasil no contexto de Política Internacional teve impacto sobre as exportações brasileiras de produtos agroindustriais no período mencionado. Para tanto, estimaram-se modelos gravitacionais considerando, além das variáveis básicas, o índice representativo da visão sobre a atuação ambiental brasileira, para os fluxos dos 24 principais países importadores de produtos agroindustriais do País, construído a partir dos tweets. Os resultados revelaram uma relação negativa entre a reputação ambiental do Brasil e suas exportações agroindustriais no período entre 2013 e 2022, embora os coeficientes estimados não foram estatisticamente significativos. Foi evidente que a China desempenhou um papel crucial na determinação das tendências comerciais nesse período, operando como um ator determinante do fluxo comercial agroindustrial do Brasil, e que se sobrepõe à importância do aspecto ambiental na última década. Embora seja uma questão valorosa e justificada, a reputação ambiental não foi identificada como um elemento capaz de impulsionar ou prejudicar significativamente o comércio brasileiro de produtos agroindustriais na última década. Acredita-se, contudo, que diante do claro aumento das preocupações ambientais externadas nos fóruns internacionais, não somente aqueles que tratam do comércio de bens, mas em todos os campos do conhecimento, cabe manter os estudos sobre este tema. Por fim, o presente estudo busca contribuir com instrumentos de mensuração de reputação ambiental no comércio e avançar na discussão da relação entre reputação ambiental e comércio internacional. |
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A imagem ambiental do Brasil na política internacional e o impacto da reputação sobre o comércio agroindustrialBrazil’s environmental image in international politics and the impact of reputation on agro-industrial tradeBarreiras reputacionaisComércio internacionalEnvironmentEnvironmental reputationInternational tradeMeio ambienteModelo PPMLPPML modelReputação ambientalReputational barriersO objetivo deste estudo consiste em analisar os efeitos da reputação ambiental do Brasil nas exportações brasileiras de produtos agroindustriais. Buscou-se explorar a reputação ambiental brasileira e identificar o sentimento associado à imagem ambiental brasileira, no contexto de Política Internacional, para o período de 2013 a 2022. Utilizando-se instrumentos da mineração de textos, foram analisados tweets de discursos de líderes políticos, organizações não governamentais e a frequência de notícias veiculadas sobre a pauta de sustentabilidade ambiental brasileira. Ademais, buscou-se identificar como cada país importador capta a imagem ambiental brasileira de modo a incorporar preferências próprias sobre meio ambiental e comércio de produtos agroindustriais, a partir de índices representativos da percepção ambiental nos países importadores, construídos com base nos tweets. Por fim, procurou-se verificar se a reputação ambiental do Brasil no contexto de Política Internacional teve impacto sobre as exportações brasileiras de produtos agroindustriais no período mencionado. Para tanto, estimaram-se modelos gravitacionais considerando, além das variáveis básicas, o índice representativo da visão sobre a atuação ambiental brasileira, para os fluxos dos 24 principais países importadores de produtos agroindustriais do País, construído a partir dos tweets. Os resultados revelaram uma relação negativa entre a reputação ambiental do Brasil e suas exportações agroindustriais no período entre 2013 e 2022, embora os coeficientes estimados não foram estatisticamente significativos. Foi evidente que a China desempenhou um papel crucial na determinação das tendências comerciais nesse período, operando como um ator determinante do fluxo comercial agroindustrial do Brasil, e que se sobrepõe à importância do aspecto ambiental na última década. Embora seja uma questão valorosa e justificada, a reputação ambiental não foi identificada como um elemento capaz de impulsionar ou prejudicar significativamente o comércio brasileiro de produtos agroindustriais na última década. Acredita-se, contudo, que diante do claro aumento das preocupações ambientais externadas nos fóruns internacionais, não somente aqueles que tratam do comércio de bens, mas em todos os campos do conhecimento, cabe manter os estudos sobre este tema. Por fim, o presente estudo busca contribuir com instrumentos de mensuração de reputação ambiental no comércio e avançar na discussão da relação entre reputação ambiental e comércio internacional.The objective of this study is to analyze the impact of Brazil\'s environmental reputation on Brazilian exports of agro-industrial products. We sought to explore Brazil\'s environmental reputation and identify the sentiment associated with Brazil\'s environmental image, in the context of international politics, for the period from 2013 to 2022. Using text mining tools, we analyzed tweets from speeches by political leaders and non-governmental organizations, as well as the frequency of news about Brazil\'s environmental sustainability agenda. In addition, we identify how each importing country perceives the Brazilian environmental image, to incorporate its own preferences on the environment and trade of agroindustrial products, from indices representative of the environmental perception in importing countries, built on tweets. Finally, we tried to verify whether the environmental reputation of Brazil in the context of international politics had an impact on Brazilian exports of agroindustrial products in the mentioned period. For this purpose, gravity models were estimated, considering, in addition to the basic variables, the representative index of the opinion on the Brazilian environmental performance, for the flows of the twenty-four main importing countries of agroindustrial products in the country. The results showed a negative relationship between Brazil\'s environmental reputation and its agro-industrial exports in the period between 2013 and 2022, although the estimated coefficients were not statistically significant. It was evident that China played a crucial role in determining trade trends during this period, acting as a determinant of Brazil\'s agro-industrial trade flows, and overlapping the importance of the environmental aspect in the last decade. Although it is a valuable and justified issue, environmental reputation has not been identified as an element capable of significantly boosting or harming Brazilian trade in agro-industrial products in the last decade. However, it is believed that given the clear increase in environmental concerns externalized in international forums, not only in the trade of goods but in all fields of knowledge, it is necessary to maintain studies on this subject. Finally, this study seeks to contribute with instruments to measure environmental reputation in trade and to advance the discussion on the relationship between environmental reputation and international trade.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiranda, Silvia Helena Galvao deOliveira, Milena Magalhães2024-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-02082024-153416/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-05T18:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-02082024-153416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-05T18:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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