Análise dos elementos estruturais de relatórios científico escolares em uma sequência didática investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Tiago do Amaral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-160458/
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo empírico a partir de uma abordagem quali-quantitativa de investigação, cuja pergunta de pesquisa é como os elementos dos relatórios científicos se relacionam em relatórios científicos escolares produzidos em um contexto do ensino de ciências por investigação? Partimos do pressuposto de que toda comunicação ocorre por meio dos gêneros textuais e que cada um deles possui um objetivo específico para uma comunicação específica. Também, consideramos os pressupostos do ensino de ciências por investigação, de forma que foi analisada a produção textual de uma SDI para os anos finais do ensino fundamental contendo propostas de construção textual do gênero relatório cientifico escolar. Este gênero foi escolhido por fazer parte do domínio discursivo científico. A SDI foi aplicada em turmas de 8° e 9° anos de duas escolas de diferentes cidades da rede pública estadual de São Paulo. As produções escritas foram recolhidas e analisadas à luz de uma ferramenta adaptada a partir de duas outras voltadas para o ensino superior. Esta identificava os principais elementos do relatório presentes nos textos (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e características da escrita). A partir dos elementos encontrados, foi realizado o teste de correlação de yule (Q-yule) para todos os pares de elementos possíveis. Os resultados de frequência dos elementos indicam que a maioria dos alunos privilegia aspectos descritivos da escrita em detrimento dos aspectos reflexivos. Os resultados do Q-yule mostram uma variedade de tipos de relatórios com características distintas como: fazer o teste de hipótese; descrever a metodologia; narrar o experimento e as suas motivações; explicar os resultados encontrados; relatórios em que não existem uma correlação entre os elementos. Dessa forma, identificamos que mesmo que o ensino de ciências por investigação e a SDI trabalhem práticas científicas com os estudantes, seus relatórios continuam com fortes características descritivas ou privilegiando apenas um ou outro aspecto da prática investigativa.
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Também, consideramos os pressupostos do ensino de ciências por investigação, de forma que foi analisada a produção textual de uma SDI para os anos finais do ensino fundamental contendo propostas de construção textual do gênero relatório cientifico escolar. Este gênero foi escolhido por fazer parte do domínio discursivo científico. A SDI foi aplicada em turmas de 8° e 9° anos de duas escolas de diferentes cidades da rede pública estadual de São Paulo. As produções escritas foram recolhidas e analisadas à luz de uma ferramenta adaptada a partir de duas outras voltadas para o ensino superior. Esta identificava os principais elementos do relatório presentes nos textos (Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão e características da escrita). A partir dos elementos encontrados, foi realizado o teste de correlação de yule (Q-yule) para todos os pares de elementos possíveis. Os resultados de frequência dos elementos indicam que a maioria dos alunos privilegia aspectos descritivos da escrita em detrimento dos aspectos reflexivos. Os resultados do Q-yule mostram uma variedade de tipos de relatórios com características distintas como: fazer o teste de hipótese; descrever a metodologia; narrar o experimento e as suas motivações; explicar os resultados encontrados; relatórios em que não existem uma correlação entre os elementos. Dessa forma, identificamos que mesmo que o ensino de ciências por investigação e a SDI trabalhem práticas científicas com os estudantes, seus relatórios continuam com fortes características descritivas ou privilegiando apenas um ou outro aspecto da prática investigativa.The present work presents an empirical study from an investigation both qualitative and quantitative, how scientific report elements relates on school scientific reports written by students in science education by inquiry context. The fact that every communication occurs by a textual genre and that each has their own specific purpose according to a particular sort of communication was assumed. Besides, the inquiry education presumptions were also considered by an analysis of a IDS\'s textual production for the elementary school\'s final years, containing textual development proposals of the scientific report genre, which was chosen due to its dominance on the scientific discourse. The IDS was applied to two schools\' 8th and 9th grades in different cities but both from the São Paulo State public school grid. The writing productions were collected and analyzed in the light of an adapted tool from two other ones made for a higher education level. The review identified the main elements of the reports included in the texts (Introduction, Methodology, Results, Discussion and Conclusion). A coefficient of colligation (Yule\'s Q) was calculated to every pair of elements founded, where the results of their frequency showed that the majority of student\'s prime descriptor aspects rather than other reflexive aspects. The results of Yule\'s Q showed a variety of reports\' sorts with diverse characteristics such as: making the hypothesis test; describe the methodology; report the experiment and its motivations; explain the observed results; reports that don\'t show any correlation between its elements. Therefore, even with the inquiry education and the IDS working with scientific practices with students, its reports keep showing strong descriptive aspects or priming just one or few aspects of the investigative practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMotokane, Marcelo TadeuMoraes, Tiago do Amaral2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-160458/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-17062020-160458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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