O ovo de Serpente: o discurso antigênero como elemento na disputa pela função social da educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gava, Thais Cristina Montaldi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30102023-161448/
Resumo: A presente tese teve como objetivo compreender a lógica antigênero enquanto referência para a elaboração de políticas públicas, no caso educacionais, com a intenção de contribuir para a reflexão sobre os possíveis usos do gênero operacionalizados em denúncias de gênero, realizada no âmbito da educação pública por meio da utilização da ideologia de gênero e suas reverberações no contexto escolar. A pesquisa foi organizada a partir da abordagem qualitativa, por meio de estudos de casos múltiplos, com a realização de nove entrevistas com pessoas diretamente envolvidas em dois casos de escolas denunciadas extrajudicialmente. A análise foi realizada com base nos conceitos analíticos de gênero (SCOTT, 1995, 2012, 2020), significante vazio (LACLAU, 2011) e biografia de uma denúncia (AHMED, 2018), capazes de desconstruir caráter monolítico das denúncias na busca pelas contradições e significações em determinado contexto de luta política. Essa é uma das primeiras contribuições dessa tese: as denúncias de uma determinada perspectiva de gênero não significam a interrupção da discussão sobre gênero em si, mante-se a visão hegemônica, baseada no binarismo e na ordem essencialista das percepções sobre as diferenças sexuais que trazem diversas consequências para o ambiente escolar. Uma demanda pela manutenção de uma suposta ordem social que delimita e, portanto, exclui demandas sociais de enfrentamento das formas de sujeições das mais diversas ordens. O que se coloca em questionamento é a pertinência de uma perspectiva crítica de gênero e de educação emancipadora para o trabalho no ambiente escolar. Nesse sentido, as estratégias de enfrentamento adotadas frente às denúncias dizem muito sobre as reverberações e seus possíveis encaminhamentos. Entender a escola como um projeto vivo e coletivo foi fundamental para que as análises sobre os embates ocorridos nas escolas pudessem abarcar essas reconfigurações como peças de um quebra cabeça capaz de trazer novas matizes para as reflexões sobre o que se espera da escola. Essa ampliação de escopo significou também olhar para as denúncias como eventos relacionados a contextos mais amplos e complexos das dinâmicas nas escolas, na sociedade e que, ao mesmo tempo, apresentaram especificidades que poderiam ser exploradas para a construção de uma crítica mais aprofundada sobre políticas antigênero no Brasil e suas interlocuções com a educação.
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A análise foi realizada com base nos conceitos analíticos de gênero (SCOTT, 1995, 2012, 2020), significante vazio (LACLAU, 2011) e biografia de uma denúncia (AHMED, 2018), capazes de desconstruir caráter monolítico das denúncias na busca pelas contradições e significações em determinado contexto de luta política. Essa é uma das primeiras contribuições dessa tese: as denúncias de uma determinada perspectiva de gênero não significam a interrupção da discussão sobre gênero em si, mante-se a visão hegemônica, baseada no binarismo e na ordem essencialista das percepções sobre as diferenças sexuais que trazem diversas consequências para o ambiente escolar. Uma demanda pela manutenção de uma suposta ordem social que delimita e, portanto, exclui demandas sociais de enfrentamento das formas de sujeições das mais diversas ordens. O que se coloca em questionamento é a pertinência de uma perspectiva crítica de gênero e de educação emancipadora para o trabalho no ambiente escolar. Nesse sentido, as estratégias de enfrentamento adotadas frente às denúncias dizem muito sobre as reverberações e seus possíveis encaminhamentos. Entender a escola como um projeto vivo e coletivo foi fundamental para que as análises sobre os embates ocorridos nas escolas pudessem abarcar essas reconfigurações como peças de um quebra cabeça capaz de trazer novas matizes para as reflexões sobre o que se espera da escola. Essa ampliação de escopo significou também olhar para as denúncias como eventos relacionados a contextos mais amplos e complexos das dinâmicas nas escolas, na sociedade e que, ao mesmo tempo, apresentaram especificidades que poderiam ser exploradas para a construção de uma crítica mais aprofundada sobre políticas antigênero no Brasil e suas interlocuções com a educação.This thesis aimed to understand the anti-gender logic as a reference for the elaboration of public policies, in the educational case, with the intention of contributing to the reflection on the possible uses of gender operationalized in gender complaints, carried out in the scope of public education. The research was organized from a qualitative approach, through multiple case studies, with nine interviews with people directly involved in two cases of extrajudicially denounced schools. The analysis was carried out based on the analytical concepts of genre (SCOTT, 1995, 2012, 2020), empty signifier (LACLAU, 2011) and biography of a complaint (AHMED, 2018), capable of deconstructing the monolithic character of the complaints in the search for contradictions and meanings in each context of political struggle. This is one of the first contributions of this thesis: the denunciations of a certain gender perspective do not mean the interruption of the discussion about gender itself, the hegemonic view is maintained, based on the binary and essentialist order of perceptions about the sexual differences that bring several consequences for the school environment. A demand for the maintenance of a supposed social order that delimits and, therefore, excludes social demands to face the forms of subjection of the most diverse orders. What is questioned is the pertinence of a critical gender perspective and emancipatory education for work in the school environment. In this sense, the coping strategies adopted in the face of complaints say a lot about the reverberations and their possible referrals. Understanding the school as a living and collective project was fundamental for the analysis of the clashes that occurred in the schools to encompass these reconfigurations as pieces of a puzzle capable of bringing new shades to the reflections on what is expected of the school. This scope expansion also meant looking at the complaints as events related to broader and more complex contexts of dynamics in schools, in society and that, at the same time, presented specificities that could be explored for the construction of a more in-depth critique of anti-gender policies in Brazil and its dialogues with education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVianna, Claudia PereiraGava, Thais Cristina Montaldi2023-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-30102023-161448/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-01T20:54:16Zoai:teses.usp.br:tde-30102023-161448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-01T20:54:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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