A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Livia Cristina Eccard
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-18092015-125151/
Resumo: A partir do conceito de mediação sustentado por Vigotski (1998), esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a interveniência de um fantoche agente mediador - no processo de apropriação da língua francesa por crianças em fase de aquisição da escrita, bem como sobre as contribuições que atividades didáticas concebidas a partir de múltiplas linguagens poderiam trazer para o desenvolvimento infantil ao estimular as inteligências plurais (GARDNER, 1994). Para tanto, realizamos um estudo de caso, caracterizado pela elaboração e condução de uma oficina experimental de língua francesa com crianças de 6 a 8 anos inscritos em duas instituições (uma paraescolar e outra escolar), situadas ambas no município de Nova Friburgo, cidade do Estado do Rio de Janeiro, colonizada por imigrantes suíços no século XIX. Como metodologia de pesquisa, servimo-nos da análise qualitativa de dados, obtidos através de vídeo-gravações da oficina e do diário de itinerância da pesquisadora professora animadora. Os resultados mostram não apenas as relações criadas entre as crianças e o agente mediador, mas também suas atitudes face à gama de atividades ludo-corporais oferecida pela professora-animadora.
id USP_1c9766ac76d6155b3115ceaadce187e5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18092015-125151
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagensThe foreign language for children teaching/learning mediation: French in multiple languagesBodyChild developmentCorpoDesenvolvimento infantilFLEFLEMediaçãoMediationMúltiplas linguagensMultiple languagesA partir do conceito de mediação sustentado por Vigotski (1998), esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a interveniência de um fantoche agente mediador - no processo de apropriação da língua francesa por crianças em fase de aquisição da escrita, bem como sobre as contribuições que atividades didáticas concebidas a partir de múltiplas linguagens poderiam trazer para o desenvolvimento infantil ao estimular as inteligências plurais (GARDNER, 1994). Para tanto, realizamos um estudo de caso, caracterizado pela elaboração e condução de uma oficina experimental de língua francesa com crianças de 6 a 8 anos inscritos em duas instituições (uma paraescolar e outra escolar), situadas ambas no município de Nova Friburgo, cidade do Estado do Rio de Janeiro, colonizada por imigrantes suíços no século XIX. Como metodologia de pesquisa, servimo-nos da análise qualitativa de dados, obtidos através de vídeo-gravações da oficina e do diário de itinerância da pesquisadora professora animadora. Os resultados mostram não apenas as relações criadas entre as crianças e o agente mediador, mas também suas atitudes face à gama de atividades ludo-corporais oferecida pela professora-animadora.From the concept of mediation sustained by Vigotski (1998), this research proposes a thought about the intervention of a puppet - mediating agent - in the process of appropriation of the French language by children in writing acquisition phase, as well as about the contributions that didactic activities conceived from multiple languages could bring to child development by stimulating the multiple intelligences (GARDNER, 1994). For such, we conducted a case study, characterized by the elaboration and leading of an experimental workshop of the French language with children of ages from 6 to 8 enrolled in two institutions (school and after-school) both situated in Nova Friburgo, a city in the state of Rio de Janeiro, colonized by Swiss immigrants in the 19th century. As research methodology we made use of the qualitative data analysis, obtained from video-recordings of the workshop and logbook of the researcher professor animator. The results do not show only the bond created between the children and the mediating agent, but also their attitudes face the range of ludo-bodily activities offered by the teacher.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassaro, Paulo RobertoPinto, Livia Cristina Eccard2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-18092015-125151/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-18092015-125151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
The foreign language for children teaching/learning mediation: French in multiple languages
title A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
spellingShingle A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
Pinto, Livia Cristina Eccard
Body
Child development
Corpo
Desenvolvimento infantil
FLE
FLE
Mediação
Mediation
Múltiplas linguagens
Multiple languages
title_short A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
title_full A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
title_fullStr A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
title_full_unstemmed A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
title_sort A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
author Pinto, Livia Cristina Eccard
author_facet Pinto, Livia Cristina Eccard
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massaro, Paulo Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Livia Cristina Eccard
dc.subject.por.fl_str_mv Body
Child development
Corpo
Desenvolvimento infantil
FLE
FLE
Mediação
Mediation
Múltiplas linguagens
Multiple languages
topic Body
Child development
Corpo
Desenvolvimento infantil
FLE
FLE
Mediação
Mediation
Múltiplas linguagens
Multiple languages
description A partir do conceito de mediação sustentado por Vigotski (1998), esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a interveniência de um fantoche agente mediador - no processo de apropriação da língua francesa por crianças em fase de aquisição da escrita, bem como sobre as contribuições que atividades didáticas concebidas a partir de múltiplas linguagens poderiam trazer para o desenvolvimento infantil ao estimular as inteligências plurais (GARDNER, 1994). Para tanto, realizamos um estudo de caso, caracterizado pela elaboração e condução de uma oficina experimental de língua francesa com crianças de 6 a 8 anos inscritos em duas instituições (uma paraescolar e outra escolar), situadas ambas no município de Nova Friburgo, cidade do Estado do Rio de Janeiro, colonizada por imigrantes suíços no século XIX. Como metodologia de pesquisa, servimo-nos da análise qualitativa de dados, obtidos através de vídeo-gravações da oficina e do diário de itinerância da pesquisadora professora animadora. Os resultados mostram não apenas as relações criadas entre as crianças e o agente mediador, mas também suas atitudes face à gama de atividades ludo-corporais oferecida pela professora-animadora.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-18092015-125151/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-18092015-125151/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090839066968064