A inteligência da música popular: a \'autenticidade\' no samba e no choro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Dmitri Cerboncini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-15092010-171819/
Resumo: Partindo das disputas intelectuais, simbólicas e materiais que enlaçam os dois gêneros musicais chancelados como identificadores da nação, o samba e o choro, analiso a constituição e a reprodução de um microcosmo artístico possuidor de parâmetros estéticos relativamente autônomos. Percorro um longo período histórico no intento de demonstrar que o adensamento de instituições voltadas ao abrigo da música popular enseja uma contrapartida, a do surgimento de engajados que tratam de separar as produções musicais populares entre as que consideram autênticas das inautênticas, grupamento a que denomino de inteligência da música popular. Coube estabelecer sob que condições, quando e por meio da ação de quais personagens conformouse este microcosmo, espaço que logrou direcionar as apreciações e investidas de todos inseridos na atividade musical popular urbana.
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