Contribuição para o estudo de implantação de faixas adicionais em rampas ascendentes de rodovias de pista simples.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kabbach Junior, Felipe Issa
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-31102022-143700/
Resumo: Faixas adicionais implantadas em rampas ascendentes de rodovias tem a finalidade de evitar distúrbios na corrente de tráfego causados pelas restrições que os veículos mais lentos - em geral caminhões carregados - impõem aos demais veículos, que estariam trafegando a velocidades superiores. A partir de uma análise crítica dos conceitos, critérios e parâmetros básicos estabelecidos nas metodologias normalmente utilizadas para avaliar a necessidade das faixas adicionais ascendentes em rodovias de pista simples, foram desenvolvidos estudos que permitiram a proposição de ajustes e adaptações em alguns desses elementos analisados, visando torna-los mais adequados as condições brasileiras. Consolidando os resultados das análises e estudos desenvolvidos, propos-se uma metodologia que estabelece 2 critérios, relacionados ao desempenho dos veículos pesados e a análise da capacidade viária na rampa, e de um critério de avaliação econômica que considera como benefícios a redução dos custos operacionais dos veículos e do retardamento causado pelos veículos lentos. Nesta metodologia e aplicação conjunta dos três critérios permite a análise completa das condições operacionais do fluxo de tráfego ascendente bem como a verificação da viabilidade econômica da implantação da faixa adicional, com a consideração de diferentes alternativas de melhorias e, consequentemente, de níveis de investimento.
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spelling Contribuição para o estudo de implantação de faixas adicionais em rampas ascendentes de rodovias de pista simples.Contribution to the study for the implementation of climbing lanes on two-lane highways.Aumento de capacidade e segurança em rodoviasClimbing lanes for two-lane highwaysFaixas adicionais em rampas ascendentes de rodovias de pista simplesGeometric highway designIncrease of highway capacity and safetyRodovias (Projeto)Faixas adicionais implantadas em rampas ascendentes de rodovias tem a finalidade de evitar distúrbios na corrente de tráfego causados pelas restrições que os veículos mais lentos - em geral caminhões carregados - impõem aos demais veículos, que estariam trafegando a velocidades superiores. A partir de uma análise crítica dos conceitos, critérios e parâmetros básicos estabelecidos nas metodologias normalmente utilizadas para avaliar a necessidade das faixas adicionais ascendentes em rodovias de pista simples, foram desenvolvidos estudos que permitiram a proposição de ajustes e adaptações em alguns desses elementos analisados, visando torna-los mais adequados as condições brasileiras. Consolidando os resultados das análises e estudos desenvolvidos, propos-se uma metodologia que estabelece 2 critérios, relacionados ao desempenho dos veículos pesados e a análise da capacidade viária na rampa, e de um critério de avaliação econômica que considera como benefícios a redução dos custos operacionais dos veículos e do retardamento causado pelos veículos lentos. Nesta metodologia e aplicação conjunta dos três critérios permite a análise completa das condições operacionais do fluxo de tráfego ascendente bem como a verificação da viabilidade econômica da implantação da faixa adicional, com a consideração de diferentes alternativas de melhorias e, consequentemente, de níveis de investimento.Truck climbing lanes are added on critical grades to avoid restriction of the traffic flow caused by slow-moving vehicles (heavy-laden trucks), where cars and small trucks would usually travel at higher speeds. Based on a critical analysis of basic concepts, criteria and parameters stablished on used warrant methods for climbing lanes on two-lane highways, studies were conducted to adjust some elements to account for conditions specific to Brazilian highways. Considering the above, a new method of climbing lane evaluation was proposed reflecting the application of two technical criteria (related to heavy truck operation and capacity analysis of the ascending grade), and application of economic evaluation criteria which consider as benefits the reduction of vehicle operation costs and the avoidance of delays caused by slow-moving vehicles. The proposed method uses the concurrent application of these three criteria for full analysis of the operational effectiveness of the grade and the feasibility of the truck climbing lane considering alternate improvement facilities and corresponding levels of investment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCintra, Jorge PimentelKabbach Junior, Felipe Issa1993-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-31102022-143700/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-31T16:44:23Zoai:teses.usp.br:tde-31102022-143700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-31T16:44:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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