Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-31052022-092929/ |
Resumo: | O objetivo desta tese foi adaptar o processo de estimativa do nível de serviço de segmentos de pista simples com faixas adicionais apresentado no Highway Capacity Manual 2000 para as condições de tráfego típicas do estado de São Paulo. A exemplo dos estudos realizados para o desenvolvimento do HCM-2000, os valores dos parâmetros foram obtidos através do modelo de simulação TWOPAS, que foi calibrado com um algoritmo genético e validado a fim de assegurar que as características do fluxo de tráfego observadas em rodovias paulistas típicas fossem simuladas da forma mais realística possível. Para a calibração do TWOPAS, dados sobre a velocidade média de viagem e a porcentagem de veículos em pelotão foram coletados em 10 trechos de rodovias de pista simples, com e sem faixas adicionais. Dados do peso e dos parâmetros que descrevem as características físicas e mecânicas dos veículos brasileiros foram levantados nas balanças rodoviárias do estado de São Paulo, em catálogos de fabricantes e em revistas especializadas. Os resultados da calibração mostram que houve uma redução do erro médio absoluto de 15,2% para 9,7%. A eficiência do algoritmo usado ficou comprovada na fase de validação do TWOPAS, na qual se utilizou um conjunto de dados diferente dos da fase de calibração e na qual as diferenças entre os valores simulados e observados foram iguais às encontradas no desenvolvimento do HCM-2000. Com esta versão calibrada do TWOPAS, foram definidas relações fundamentais de tráfego para as rodovias de pista simples típicas do estado de São Paulo e, por meio de experimentos de simulação controlados, foram recalculados os valores dos fatores de ajuste do HCM-2000. Uma comparação entre os níveis de serviço observados nos cinco trechos contendo faixas adicionais e as estimativas obtidas utilizando o HCM-2000 e a sua adaptação proposta nesta pesquisa sugere que os fatores de ajuste propostos fornecem estimativas do nível de serviço mais precisas do que as obtidas utilizando-se os valores originais do HCM-2000. |
id |
USP_b4bbe73cd4d61d5ba1382c9a6eb75496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31052022-092929 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São PauloAdaptation of HCM-2000 to typical two-lane highways with auxiliary lanes in the state of São Pauloalgoritmo genéticoauxiliary lanefaixa adicionalgenetic algorithmlevel of servicemodelo de simulação de tráfegonível de serviçorodovia de pista simplestraffic simulation modeltwo-lane highwayO objetivo desta tese foi adaptar o processo de estimativa do nível de serviço de segmentos de pista simples com faixas adicionais apresentado no Highway Capacity Manual 2000 para as condições de tráfego típicas do estado de São Paulo. A exemplo dos estudos realizados para o desenvolvimento do HCM-2000, os valores dos parâmetros foram obtidos através do modelo de simulação TWOPAS, que foi calibrado com um algoritmo genético e validado a fim de assegurar que as características do fluxo de tráfego observadas em rodovias paulistas típicas fossem simuladas da forma mais realística possível. Para a calibração do TWOPAS, dados sobre a velocidade média de viagem e a porcentagem de veículos em pelotão foram coletados em 10 trechos de rodovias de pista simples, com e sem faixas adicionais. Dados do peso e dos parâmetros que descrevem as características físicas e mecânicas dos veículos brasileiros foram levantados nas balanças rodoviárias do estado de São Paulo, em catálogos de fabricantes e em revistas especializadas. Os resultados da calibração mostram que houve uma redução do erro médio absoluto de 15,2% para 9,7%. A eficiência do algoritmo usado ficou comprovada na fase de validação do TWOPAS, na qual se utilizou um conjunto de dados diferente dos da fase de calibração e na qual as diferenças entre os valores simulados e observados foram iguais às encontradas no desenvolvimento do HCM-2000. Com esta versão calibrada do TWOPAS, foram definidas relações fundamentais de tráfego para as rodovias de pista simples típicas do estado de São Paulo e, por meio de experimentos de simulação controlados, foram recalculados os valores dos fatores de ajuste do HCM-2000. Uma comparação entre os níveis de serviço observados nos cinco trechos contendo faixas adicionais e as estimativas obtidas utilizando o HCM-2000 e a sua adaptação proposta nesta pesquisa sugere que os fatores de ajuste propostos fornecem estimativas do nível de serviço mais precisas do que as obtidas utilizando-se os valores originais do HCM-2000.The objective of this thesis was to adapt Highway Capacity Manual 2000 level of service analysis procedure for two-lane highways with passing lanes for the typical traffic conditions found in the state of the São Paulo. Similarly to the HCM-2000, the parameter values were obtained using the TWOPAS simulation model, which was previously calibrated through a genetic algorithm. The calibrated TWOPAS was validated to assure a realistic representation of the traffic flow characteristics observed at São Paulo highways by the model. The TWOPAS calibration was carried out with average travel speed and percent of vehicles in platoon data collected in 10 segments (with and without auxiliary lanes) which were deemed representative of typical \"paulista\" two-lane highways. Truck characteristics were obtained from several truck scales and complemented with data from manufacturer catalogues and trade magazines. Calibration results show that the genetic algorithm was able to reduce the model absolute mean error from 15.2% to 9.7%. An independent data set was used for model validation: the differences between simulated and observed values found at the validation stage closely match the errors found in the HCM-2000 development. Using the calibrated version of TWOPAS, the fundamental traffic relationship for the two-lane highways in São Paulo was obtained and new values for the parameter used by HCM procedure was obtained through controlled simulation experiments. A comparison between level of service estimates and observed service levels in the five segments with auxiliary lanes was carried out using the original and proposed adaptation of HCM procedure. The results show that the parameter values proposed in this study provide more accurate estimates than the original parameter values given in the HCM-2000.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSetti, Jose Reynaldo AnselmoMon-Ma, Marcia Lika2008-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-31052022-092929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-31T19:12:23Zoai:teses.usp.br:tde-31052022-092929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-31T19:12:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo Adaptation of HCM-2000 to typical two-lane highways with auxiliary lanes in the state of São Paulo |
title |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo |
spellingShingle |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo Mon-Ma, Marcia Lika algoritmo genético auxiliary lane faixa adicional genetic algorithm level of service modelo de simulação de tráfego nível de serviço rodovia de pista simples traffic simulation model two-lane highway |
title_short |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo |
title_full |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo |
title_fullStr |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo |
title_sort |
Adaptação do HCM-2000 para rodovias de pista simples com faixas adicionais típicas do estado de São Paulo |
author |
Mon-Ma, Marcia Lika |
author_facet |
Mon-Ma, Marcia Lika |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Setti, Jose Reynaldo Anselmo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mon-Ma, Marcia Lika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
algoritmo genético auxiliary lane faixa adicional genetic algorithm level of service modelo de simulação de tráfego nível de serviço rodovia de pista simples traffic simulation model two-lane highway |
topic |
algoritmo genético auxiliary lane faixa adicional genetic algorithm level of service modelo de simulação de tráfego nível de serviço rodovia de pista simples traffic simulation model two-lane highway |
description |
O objetivo desta tese foi adaptar o processo de estimativa do nível de serviço de segmentos de pista simples com faixas adicionais apresentado no Highway Capacity Manual 2000 para as condições de tráfego típicas do estado de São Paulo. A exemplo dos estudos realizados para o desenvolvimento do HCM-2000, os valores dos parâmetros foram obtidos através do modelo de simulação TWOPAS, que foi calibrado com um algoritmo genético e validado a fim de assegurar que as características do fluxo de tráfego observadas em rodovias paulistas típicas fossem simuladas da forma mais realística possível. Para a calibração do TWOPAS, dados sobre a velocidade média de viagem e a porcentagem de veículos em pelotão foram coletados em 10 trechos de rodovias de pista simples, com e sem faixas adicionais. Dados do peso e dos parâmetros que descrevem as características físicas e mecânicas dos veículos brasileiros foram levantados nas balanças rodoviárias do estado de São Paulo, em catálogos de fabricantes e em revistas especializadas. Os resultados da calibração mostram que houve uma redução do erro médio absoluto de 15,2% para 9,7%. A eficiência do algoritmo usado ficou comprovada na fase de validação do TWOPAS, na qual se utilizou um conjunto de dados diferente dos da fase de calibração e na qual as diferenças entre os valores simulados e observados foram iguais às encontradas no desenvolvimento do HCM-2000. Com esta versão calibrada do TWOPAS, foram definidas relações fundamentais de tráfego para as rodovias de pista simples típicas do estado de São Paulo e, por meio de experimentos de simulação controlados, foram recalculados os valores dos fatores de ajuste do HCM-2000. Uma comparação entre os níveis de serviço observados nos cinco trechos contendo faixas adicionais e as estimativas obtidas utilizando o HCM-2000 e a sua adaptação proposta nesta pesquisa sugere que os fatores de ajuste propostos fornecem estimativas do nível de serviço mais precisas do que as obtidas utilizando-se os valores originais do HCM-2000. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-31052022-092929/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-31052022-092929/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091220636434432 |