Contribuição ao estabelecimento de critérios de projeto para o dimensionamento de via permanente de sistemas de Veículos Leves Sobre Trilhos - VLT.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-16082022-075205/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo contribuir ao estabelecimento de critérios de projeto para o dimensionamento de via permanente de Sistemas de Veículos Leves Sobre Trilhos VLT, , com vistas à sua aplicação em futuros empreendimentos de tal tipo a serem implantados no Brasil. São apresentadas comparações de tecnologia de estruturas de pavimentos de VLT, ferrovias clássicas e pavimentos rodoviários, para embasamento das tomadas de decisão com vistas ao estabelecimento dos critérios de projeto propostos no presente trabalho. São apresentados os conceitos relacionados a cada tipo de dado necessário para a construção do modelo de superestrutura da via permanente, com os parâmetros de cada material e também o embasamento do método de cálculo, através da modelagem da estrutura por elementos finitos. Na sequência são expostas as tecnologias existentes para sistemas de via permanente de sistemas VLT, bem como as normativas ou o conjunto delas que são utilizadas em outros países. Em seguida foi elaborada uma breve coleta dos métodos de cálculo já utilizados em sistemas VLT projetados no Brasil. Com base nesses preceitos, são identificadas as limitações, adaptações e o cenário ideal no quesito disponibilidade de dados e ensaios para o dimensionamento de via permanente de sistemas VLT. Na sequência é apresentada a proposição de aplicação do método dos elementos finitos, bem como a utilização de software para a modelagem e avaliação da solução a ser adotada. Como resultado da modelagem por este método, foram elaborados ábacos que possibilitarão o dimensionamento das estruturas nos projetos a serem elaborados no Brasil, de acordo com parâmetros discorridos nos itens anteriores. Por fim, são apresentados e em seguida detalhados os estudos de caso, primeiro deles para implantação de um trecho de um sistema VLT, em região de relevo levemente ondulado, com parâmetros de solo e carregamentos usualmente considerados para a cidade de São Paulo. O segundo estudo de caso contempla um local de relevo plano e com parâmetros de solo de cidades litorâneas, tais como Santos ou Rio de Janeiro, com a vantagem de que já há sistemas VLT em operação nestes locais. |
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Contribuição ao estabelecimento de critérios de projeto para o dimensionamento de via permanente de sistemas de Veículos Leves Sobre Trilhos - VLT.Contribution to the establishment of design criteria for the permanent track design of light rail systems - VLT.Dimensionamento de estruturasFerrovias urbanasLight Rail Train - LRTStructural dimensioningTrack structuresVeículos leves sobre trilhosVia permanenteO presente trabalho tem por objetivo contribuir ao estabelecimento de critérios de projeto para o dimensionamento de via permanente de Sistemas de Veículos Leves Sobre Trilhos VLT, , com vistas à sua aplicação em futuros empreendimentos de tal tipo a serem implantados no Brasil. São apresentadas comparações de tecnologia de estruturas de pavimentos de VLT, ferrovias clássicas e pavimentos rodoviários, para embasamento das tomadas de decisão com vistas ao estabelecimento dos critérios de projeto propostos no presente trabalho. São apresentados os conceitos relacionados a cada tipo de dado necessário para a construção do modelo de superestrutura da via permanente, com os parâmetros de cada material e também o embasamento do método de cálculo, através da modelagem da estrutura por elementos finitos. Na sequência são expostas as tecnologias existentes para sistemas de via permanente de sistemas VLT, bem como as normativas ou o conjunto delas que são utilizadas em outros países. Em seguida foi elaborada uma breve coleta dos métodos de cálculo já utilizados em sistemas VLT projetados no Brasil. Com base nesses preceitos, são identificadas as limitações, adaptações e o cenário ideal no quesito disponibilidade de dados e ensaios para o dimensionamento de via permanente de sistemas VLT. Na sequência é apresentada a proposição de aplicação do método dos elementos finitos, bem como a utilização de software para a modelagem e avaliação da solução a ser adotada. Como resultado da modelagem por este método, foram elaborados ábacos que possibilitarão o dimensionamento das estruturas nos projetos a serem elaborados no Brasil, de acordo com parâmetros discorridos nos itens anteriores. Por fim, são apresentados e em seguida detalhados os estudos de caso, primeiro deles para implantação de um trecho de um sistema VLT, em região de relevo levemente ondulado, com parâmetros de solo e carregamentos usualmente considerados para a cidade de São Paulo. O segundo estudo de caso contempla um local de relevo plano e com parâmetros de solo de cidades litorâneas, tais como Santos ou Rio de Janeiro, com a vantagem de que já há sistemas VLT em operação nestes locais.This work aims to contribute to the development of criteria for the design of Light Rail Transit Systems (LRT) permanent tracks, with focus on systems / projects to be implemented in Brazil. It presents technological comparisons between LRT pavement structures, classic railways and road pavements with the objective to establish a design criteria to support the decision making process. The concepts related to each parameter required for the construction of the superstructure model of permanent tracks are presented. This includes the characteristics of each material and the basis for calculation methods through the finite element structure modeling. The work also presents the existing technologies of permanent tracks for LRT systems, as well as the standards current used in other countries. The different calculation methods already used in the design of LRT systems in Brazil were compiled and compared. Based on these findings, the limitations, adaptations d and the ideal scenario in terms of data availability and testing for the degin of LRT systems permanent tracks are identified. The work continues by presenting the proposal on how to apply the finite element method in the design, as well as the use of software for modeling and evaluation of the solution to be adopted. As a result of the modeling process, technical charts for the dimensioning of structures in the projects to be developed in Brazil were elaborated. Finally, two case studies were developed . The first one focused on the implementation of a section of a LRT system in a region with slightly undulating terrain and it considers soil parameters and loads from the city of São Paulo. The second case study contemplates a flat terrain and it considers soil parameters of coastal cities, such as Santos or Rio de Janeiro (the existing LRT systems in operation in these locations were considered).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKabbach Junior, Felipe IssaGonçalves, Daniel Cardoso2019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-16082022-075205/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-24T12:17:18Zoai:teses.usp.br:tde-16082022-075205Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-24T12:17:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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