Tecer e Destecer Palavras: A narração de histórias na cena do grupo As Meninas do Conto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-10032021-154133/ |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado deseja evidenciar os caminhos traçados pelo grupo paulistano As Meninas do Conto. O grupo, há 25 anos, se dedica a criar espetáculos narrativos tendo como fio condutor as experiências das integrantes como contadoras de histórias. Neste trabalho, verificaremos a maneira pela qual o grupo passou a codificar os elementos que compõe a poética da linguagem da narração de histórias, que se comunica através da oralidade, no vínculo estabelecido entre a palavra e o gesto, na relação direta com o público. Será possível também observar que a partir de contos oriundos da tradição oral, o grupo cria um teatro fragmentado, unindo elementos dramáticos e narrativos, no qual as atrizes, como contadoras-atuadoras, são elementos fundamentais para as criações. Passando pela análise das criações com histórias e dos procedimentos adotados em cinco espetáculos de repertório, buscou-se compreender e revelar as decisões estéticas, dramatúrgicas e cênicas do grupo. A pesquisa parte de alguns estudos sobre memória em culturas orais tradicionais a partir do texto de Hampaté Bâ (2010); o entendimento sobre o contador de histórias na modernidade e o declínio da transmissão de experiências pelo olhar de Walter Benjamim (1976), e também, a compreensão da memória no campo da ciência e da psicologia social, com Iván Izquierdo (2018) e Ecléa Bosi (2018). Propusemos também desvelar a pesquisa e toda a trajetória e memória deste coletivo através de uma performance, que se utilizou do procedimento de desmontagem cênica. |
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